Buscar

Atividade - Fundamentos da Economia II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA II
TEMA 01
01. O estudo dos conceitos básicos da macroeconomia moderna, que aborda as diferentes ações de política econômica e suas consequências sobre o tecido econômico de uma sociedade, passa pela análise de conceitos que dizem respeito à produção de bens e serviços nessa mesma sociedade. Diante do enunciado, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a) O conceito de valor bruto da produção inclui também o valor dos fatores de produção utilizados na atividade produtiva.
b) Todas as opções estão corretas. 
c) O valor dos fatores de produção também é contabilizado na análise do valor agregado de produção.
d) Os conceitos de valor bruto da produção e valor agregado da produção são semelhantes.
Justificativa: O valor bruto da produção inclui, na medida do valor dos bens produzidos na sociedade, o valor dos insumos, que são fatores de produção usados na produção dos bens finais. Deste modo, há o risco de uma dupla avaliação do valor dos bens (mede-se o valor dos insumos e dos bens finais, em que os insumos já estão incluídos). De todo modo, o valor bruto de produção inclui também a medição do valor dos insumos.
A resposta correta é: O conceito de valor bruto da produção inclui também o valor dos fatores de produção utilizados na atividade produtiva.
----//
02. Um ente econômico se vê diante de uma situação difícil na análise dos seus agregados macroeconômicos. Uma conjuntura de diminuição de crescimento poderá afetar o desempenho dessa economia pelos próximos meses. Instrumentos de política econômica serão necessários para tirar esse ente da recessão.
Verifique as afirmativas a seguir.
I – Esse governo pode implementar mudanças na política fiscal, que têm como objetivo o controle da balança comercial.
II – Mudanças na política monetária têm por objetivo manipular a oferta e demanda de moeda na economia.
III – A política cambial pode ser utilizada como forma de mudar a estrutura de valor da moeda perante as outras moedas. 
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
a. I e III.
b. II e III.
c. Apenas I.
d. Todas estão corretas.
Justificativa: A segunda afirmação está correta, pois a política monetária, basicamente, tem por foco o controle da oferta e da demanda de moeda no mercado interno através de instrumentos de controle, como emissão de títulos e controle de crédito. Por sua vez, a terceira afirmação está correta, pois a política cambial diz respeito à relação de uma moeda nacional com outras moedas, que afeta a preferência dos investidores pela moeda nacional bem como o desempenho da balança comercial.
A resposta correta é: II e III
-----//
03. Instrumentos de política econômica são implementados, em diferentes graus de intensidade e abrangência, pelos diferentes entes da federação, como a União, os Estados e Municípios, visando o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade.
Diante deste enunciado, analise as opções que se seguem e assinale a correta.
a. A política fiscal diz respeito apenas à tributação do governo sobre a sociedade.
b. Instrumentos de política monetária têm por objetivo o controle da oferta e demanda de moeda e sua circulação na economia. 
c. Não há interferência da política econômica sobre o lado real da economia, como por exemplo, relações entre política cambial e balança comercial.
d. Todas as opções estão corretas.
Justificativa: A circulação monetária, o controle do crédito e das taxas de juros são os principais focos da política monetária, com ênfase especial à circulação monetária, que pode ser manipulada pela cessão de títulos da dívida pública.
A resposta correta é: Instrumentos de política monetária têm por objetivo o controle da oferta e demanda de moeda e sua circulação na economia.
----//
04. Diversas questões de ordem econômica são expostas diariamente à sociedade uma vez que o desempenho da economia afeta também o próprio tecido social, através dos níveis de emprego e renda, por exemplo. Neste sentido, uma questão muito discutida é o desempenho do produto interno bruto (PIB). A respeito deste tema, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. O consumo das famílias inclui os bens de capital.
b. O Estado não é considerado na produção dos bens que compõem o PIB.
c. Economias abertas não possuem saldo em transações reais.
d. O Produto Interno Bruto compreende os valores da produção de todos os setores de uma economia, incluindo-se o Estado, em economias que possuam governo.
Justificativa: A identidade Produto Interno Bruto corresponde ao somatório dos valores agregados produzidos pela economia, nos setores primário, secundário e terciário, bem como pelo Estado, nas economias que possuam um governo.
A resposta correta é: O Produto Interno Bruto compreende os valores da produção de todos os setores de uma economia, incluindo-se o Estado, em economias que possuam governo.
----//
05. A análise da contabilidade nacional, expressa pelas variáveis que determinam a formação do produto total das economias contemporâneas, considera a existência de alguns agregados macroeconômicos fundamentais, a partir dos quais se originam uma série de políticas econômicas e seus efeitos. Diante do enunciado, analise as afirmativas que se seguem.
I. I – O agregado produto considera o resultado dos trabalhos de produção de bens e serviços de todos os setores da economia.
II. II – O agregado renda inclui apenas a remuneração aos trabalhadores, que são responsáveis pelo consumo.
III. III – O agregado dispêndio diz respeito aos gastos do Governo, apenas, para a aquisição de bens e serviços em benefício da sociedade.
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Escolha uma opção:
a. Todas estão corretas
b. Apenas II
c. Apenas I 
d. Apenas III
Justificativa: Na análise dos agregados macroeconômicos, com ênfase para os conceitos de Produto, Renda e Dispêndio, temos que a identidade ‘Produto’, de notação macroeconômica Y, representa a soma da produção dos bens e serviços de todos os setores da economia, estando correta a afirmativa I.
A resposta correta é: Apenas I.

Outros materiais