Buscar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O desafio do empreendedor nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham como foco o desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão. Desta forma, sua inserção tem um caráter estratégico para organização, na medida em que deve ter uma visão sistêmica da mesma, considerando não somente o corpo funcional, mas todas as relações que a empresa estabelece com colaboradores, comunidade e a sociedade de forma geral.
O Desafio da Gestão de Pessoas é peça chave para que o sucesso da organização se concretize. Segundo Neto e Froes (2001) “Gestão social interna – tem como foco as atividade regulares das empresas, saúde e segurança dos funcionários e qualidade do ambiente de trabalho.”
As organizações preocupadas com seu desenvolvimento investem em seus colaboradores através de treinamentos e cursos de capacitação. A motivação faz toda a diferença, colaborador satisfeito dedica-se e contribui efetivamente em benefício próprio e da empresa.
Diante das perspectivas atuais, que as quais as organizações precisam se destacar para se tornarem competitivas no mercado, faz-se necessário investir no colaborador. 
Empresas, empresários e governos conscientes dos riscos envolvidos na adoção indiscriminada da nova lógica econômica globalizante buscam caminhos para atenuar seus efeitos e diminuir seus riscos ao meio ambiente, a sociedade e aos consumidores. Segundo Neto e Froes (2001), “Gestão social externa – refere-se ao Ônus das externidades negativas ao meio ambiente (poluição, uso de recursos naturais, etc.), a sociedade (demissões, comunidade ao redor das empresas) e aos seus consumidores (segurança e qualidade dos produtos)”.
As organizações ainda estão construindo, de forma incipiente na maioria dos casos, seus modelos de gestão de responsabilidade social. Parece que muitas das ações relacionadas a este tema estão sob a responsabilidade dos gestores de recursos humanos. Isso ocorre na medida em que uma das condições essenciais para o desenvolvimento da cidadania empresarial é a qualidade de vida, a empregabilidade e os benefícios concedidos a sociedade. 
No Brasil são crescentes as iniciativas por parte das empresas, organizações do terceiro setor e do poder público que estão fomentando ações no campo da responsabilidade social. Segundo Neto e Froes (2001), “Gestão social cidadã, abrange questões de bem estar social. A empresa inseri-se socialmente na comunidade, promove o desenvolvimento social e atua no campo da cidadania, mediante ações de filantropia e a implementação de seus projetos sociais. Neste estagio a empresa desenvolve ações sociais que extrapolam o âmbito da comunidade local e que se estendem á sociedade como um todo”.
A imagem da “empresa-cidadã” e o estímulo à consciência social e à responsabilidade como desenvolvimento comunitário são fortes fatores determinantes para aumentar o nível de satisfação e de identidade dos empregados.
A operacionalização da lógica da racionalidade social ocorre através do exercício da responsabilidade social, sendo considerada um processo dinâmico a ser conduzido com vigilância permanente, de forma inovadora e dotado de mecanismo renovadores e de sustentabilidade.
CONCLUSÃO
 No estudo atual das organizações a questão da responsabilidade social está sendo discutido amplamente pelo meio acadêmico, organizações não governamentais, poder público e empresas. A bibliografia especializada vem procurando examinar essa nova intenção. Os estudos geralmente se direcionam a investigar as razões que levam as organizações a desenvolverem ações socialmente responsáveis visando, seus diversos públicos (a sociedade, comunidade, colaboradores).
De acordo com esta tendência o atual artigo investigou, através de uma pesquisa exploratória, o papel que dos gestores das responsabilidade na construção da empresa socialmente responsável 
BIBLIOGRAFIA
GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais, São Paulo: Atlas, 2001.
ALVES, Laura Eduardo Soutello. Governança e cidadania empresarial. Revista de administração empresas, São Paulo, v. 41, n.4, p. 78-86, out/dez. 2001.
DUARTE, Gleuso Damasceno; DIAS, José Maria. Responsabilidade social: a empresa hoje. Rio de janeiro: S A, 1985.

Continue navegando