Buscar

A ideia básica do modelo neoclássico de Solow e da hipótese de convergência da renda per capita entre os países é que os países com uma baixa renda per capita no inicio de um determinado período tende

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ideia básica do modelo neoclássico de Solow e da hipótese de convergência da renda per capita entre os países é que os países com uma baixa renda per capita no inicio de um determinado período tenderiam a crescer mais rápido que países ricos. Assim, o hiato entre os países ricos e pobres deveria diminuir ao longo do tempo (catch up).
O modelo de Solow com Tecnologia (1957) prediz que os países tendem a convergir para suas trajetórias de crescimento equilibrado. Assim, na medida em que as diferenças no produto per capita surjam de países que estão em diferentes pontos com relação a suas trajetórias de crescimento equilibrado, nós devemos esperar que os países pobres alcancem os países ricos ´´catch up``.
Na visão que ambos os modelo os países que convergiram para o mesm
Assim, todo e qualquer investimento numa econômica no estado estacionário não vai significar mais acumulação de capital. 
A teoria de econômica descrita no modelo de Solow admite a convergência de rendimento entre países, quer de forma absoluta, quer de forma condicional (parcial), ou seja a teoria econômica admite que duas economias podem convergir se dois países ou mais tiverem as mesmas taxas de poupança, o mesmo crescimento populacional, a mesma taxa de progresso tecnológico. Admite igualmente que este efeito pode ocorrer de forma condicional quando dois países têm as mesmas taxas de poupança, mas possuem taxas de crescimento populacional e de progresso tecnológicos diferentes. 
Considerando que o estado de estagnação ou estacionário é uma condição econômica de longo prazo descrita pelo Modelo de Solow em que os estímulos ao capital per capita e ao trabalho per capita são nulos, ou seja, o modelo estabelece quando a tenderam a um estado estacionário, em que, qualquer incremento nas variáveis K e L não corresponderá a crescimento economico.
Com base neste racional, e recorrendo ao modelo de Modelo de Solow de Crescimento Exógeno para explicar ao Governo angolano se mais investimento, quer em capital ou produção, reduzirá o Gap existente entre Angola é os países ricos, urge tecer as seguintes afirmações:
1- Não é possível reduzir “gap” de capital e de rendimentos entre Angola e países ricos visto que quando a econômica atinge o seu estado estacionário, os estímulos ao factores de produção convencionais não resultam em mais acumulação de capital por causa da logica do retorno decrescentes a escala.
2-

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando