Buscar

Aula 2 História do Brasil - de 1821 a 1889

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

07/01/2021	HISTÓRIA
Professor: Thiago Pereira
Turma: PM/BM PR
Data: 
HISTÓRIA DO BRASIL: DE 1889 À 1945
Em várias obras historiográficas, D. Pedro II é representado como tendo sido um mecenas, protetor das artes e da cultura, e, o seu longo reinado, como um período de paz social. A propósito, analise as seguintes proposições.
1. O imperador estimulava a produção de obras artísticas e literárias que possibilitassem ao povo brasileiro identificar-se como Nação.
2. O imperador rejeitava qualquer manifestação artística ou cultural que seguisse padrões europeus.
3. O imperador chegou a presenciar a consolidação da economia cafeeira e incentivou o desenvolvimento urbano.
4. O imperador, excetuando-se a Guerra do Paraguai, não enfrentou conflitos ou rebeliões locais.
5. O imperador envolveu-se em questões diplomáticas com a Inglaterra, com a Igreja e com os Militares.
Estão corretas apenas: 
a) 1, 2 e 3 
b) 2, 3 e 4 
c) 3, 4 e 5 
d) 1, 3 e 5 
e) 1, 2 e 4
O Segundo Reinado durou praticamente meio século, e, entre 1850 e 70, houve certa estabilidade política e econômica, em grande, parte determinada pela expansão da lavoura cafeeira no oeste paulista. Depois dos anos 70, as questões sociais e militares abalaram a política imperial e a estrutura de governo foi contestada abertamente por setores militares influenciados pelas ideias positivistas, pelo movimento abolicionista e pela própria Igreja católica, procurando se desvencilhar das amarras do Estado.
Quanto à forma do Estado brasileiro, é correto afirmar:
1. segundo a Constituição de 1891, o Brasil passou a ser um Estado unitário
1. segundo a Constituição de 1891, o Brasil passou a ser um Estado federal
1. segundo a Constituição de 1824 e de 1891, o Brasil era um Estado federal
1. segundo a Constituição de 1934, o Brasil passou a ser um Estado unitário
1. segundo a Constituição de 1824, o Brasil passou a ser um Estado federal
A alternativa correta em relação ao que coloca a nossa Magna Carta em relação à forma do Estado brasileiro, é a alternativa que diz o seguinte: segundo a Constituição de 1891, o Brasil passou a ser um Estado federal, ou seja, a letra “B”. As outras alternativas até por colocarem outras constituições como a forma do Estado de maneira errada. Desde 1891 o Brasil é formado por unidades federativas, livres e autônomas entre si, mas indissociáveis.
Durante o Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, o então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, colocou em prática uma reforma financeira. Esta reforma
1. Tinha por objetivo controlar a onda inflacionária e reduzir o processo especulativo na Bolsa de Valores.
1. Resultou na amortização da dívida externa, bem como na suspensão do pagamento de seus juros por três anos.
1. Consistiu na elevação dos juros e da taxa cambial, levando ao crescimento da receita pública e diminuição do custo de vida.
1. Tinha por finalidade favorecer a expansão industrial, por meio da ampliação de créditos ao setor.
1. Visava fiscalizar a venda de ações, com a finalidade de impedir a propagação de empresas fantasmas.
Esta medida permitiu a qualquer instituição financeira poder emitir papel-moeda sem lastro, ou seja, sem garantias, fato esse que levou, em pouco tempo, ao aumento da inflação, processo esse que ficou conhecido como Crise do Encilhamento.
Em 1906, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram e estabeleceram o Convênio de Taubaté, que:
1. pode ser considerado o marco inicial da “política dos governadores”
1. defendeu medidas para incrementar a imigração europeia.
1. resultou na política de ampliação da produção cafeeira.
1. estabeleceu a primeira política de valorização do café
1. caracteriza a fundação da “política do café com leite”.
Relacionado à superprodução da economia cafeeira, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram, em 1906, e estabeleceram o Convênio de Taubaté, que estabeleceu a primeira política de valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
Durante o período conhecido por “República Velha”, para assegurar a manutenção do controle das oligarquias sobre a vida política do país foi criada pelo(a)(s)
1. Congresso Nacional a Comissão de Verificação de Poderes.
1. Governo Federal a Guarda Nacional, composta de grandes proprietários rurais, que recebiam o título de coronéis. 
1. Presidentes estaduais, verdadeiros exércitos que impunham a vontade popular contra a vontade política dos governantes. 
1. Presidente da República, Prudente de Morais, primeiro presidente civil e paulista, a política café com leite. 
1. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, o voto de cabresto, que permitia transparência na escolha dos candidatos por parte do eleitor.
A Comissão de Verificação de Poderes era o órgão que validava o processo eleitoral. Justamente, ela se enquadra no esquema conhecido como Política dos Governadores, visto que, mantinha a estrutura oligárquica no poder, mesmo se algum candidato da oposição fosse eleito. Caso isso acontecesse, a Comissão de Verificação de Poderes, preenchida pelos políticos (na maioria das vezes) ligados às oligarquias cafeicultoras, fazia a “degola” dos candidatos da oposição. 
No dia 5 de julho de 1922, três dias depois de ter sido decretada a prisão de Hermes da Fonseca, 302 jovens militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, se sublevaram. Para reprimi-los, o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados, que cercaram a fortaleza. Numericamente inferiorizados, a grande maioria dos amotinados se rendeu, mas poucos militares, mesmo sem condições de enfrentar as tropas legalistas, saíram pelas ruas de Copacabana de armas em punho. No meio do caminho, alguns rebeldes debandaram [...]. Nos tiroteios que se seguiram, apenas dois rebeldes sobreviveram.” 
(AZEVEDO & SERIACOPI, 2007).
O texto acima, descreve o(a)
1. Intentona Comunista”, movimento desencadeado a partir de alguns quartéis do Rio de Janeiro, Recife e Natal, e que seguindo o exemplo do que ocorria na Rússia, objetivava a implantação do comunismo no Brasil. 
1. Revolta dos “302 do Forte”, tentativa de golpe de Estado que tinha como intuito colocar o Marechal Hermes da Fonseca na presidência do País. 
1. “Intentona Integralista”, tentativa de tomada de poder por forças de extrema direita, com o objetivo de introduzir um governo centralizado com fortalecimento do Poder Executivo.
1. Episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo. 
1. “Revolta da Armada”, iniciada no Rio de Janeiro e disseminada por todo o sul do Brasil, unindo forças com os integrantes da Revolta Federalista.
O texto descreve o que aconteceu no conflito conhecido como Revolta dos 18 do Forte, o que pode ser verificado na alternativa D. As outras alternativas dão conta de outros conflitos: a Intentona Comunista foi em 1937; a Revolta citada na questão não foi as do 302 do Forte, mas sim as do 18 do Forte; não houve uma intentona integralista; e a Revolta da Armada acontece ainda no século XIX.
No início do século XX, os trabalhadores brasileiros se organizaram para defenderem seus direitos. Duas ideologias oriundas do século XIX predominavam nesta época: o comunismo e o anarquismo. Avalie as afirmações abaixo.
0. Defendia a conquista do Estado e o estabelecimento de uma ditadura.
0. Era contraria a existência do Estado.
0. Valorizava o partido político como meio de organizar as lutas.
0. Não concordava com as eleições pois viam nestas um meio de manipulação do povo.
A opção que apresenta os fatos relacionados à doutrina do Anarquismo é
1. I e II.
1. II e IV.
1. I e IV.
1. II e III.
1. I e III.
Questão que exige máxima atenção pois o comando é bem específico, solicitando características do Anarquismo. Neste caso somente as afirmações II e IV inserem-se nestas características. Quem, de certa forma, defende as características I e III seria o socialismo.
O início do período republicano no Brasil foi marcado por uma série de conflitos que culminaram com a Revolução de 1930, que levou Getúlio
Vargas ao poder. Abaixo estão listados atos e fatos relacionados a nossa história.
0. Modelo econômico agroexportador.
0. Comissão Verificadora de Poderes.
0. Possibilidade do Presidente nomear Interventores estaduais.
0. Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas.
Assinale a opção que apresenta elementos relacionados à Primeira República.
1. I e II 
1. I e III 
1. II e III 
1. II e IV 
1. III e IV
As características que fazem parte da Primeira República estão relacionadas às afirmações I e II. Já as afirmações III e IV estão relacionadas às características do governo que tem início a partir de 1930.
Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
Leia as afirmações abaixo.
0. A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.
0. Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.
0. O líder da AIB era Plínio Salgado.
0. Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.
0. Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista).
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
1. I e III 
1. II e IV 
1. III e V 
1. II e V 
1. I e IV
O fundador da Ação Integralista Brasileira, a qual combatia o comunismo e o liberalismo era o jornalista Plínio Salgado. Já a Intentona Comunista, também conhecida como Golpe de Vermelho, foi a tentativa sem sucesso de um golpe contra o governo Vargas, colocado em prática pelo PCB. 
Gabarito
D
B
D
D
A
D
B
A
C
MUDE SUA VIDA!
3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais