Buscar

Administracao financeira discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administracao financeira discursiva
1: Por qual motivo valorizamos tanto o uso de controles nas empresas? 
O uso dos controles nas empresas é essencial para tomada de decisões e analises documentais. Eu não vejo a progressão de uma empresa sem controlar seus estoques, gastos com pagamentos, despesas de fornecedores, sem isso virar uma bola de neve, que pode até levar a falência da empresa. Para isso tem os vários sistemas que trazem vários relatórios de acordo com a necessidade da empresa. 
2: Quais os principais objetivos do Banco Central? 
Os principais objetivos do Banco Central são: 
Zelar pela liquidez da economia; Estimular a formação de poupança; 
Manter as reservas internacionais em nível adequado e zelar pela estabilidade e promoção do aperfeiçoamento do sistema financeiro. 
04: De que forma a administração financeira se relaciona com outras áreas do conhecimento, notadamente macroeconomia? É a partir de teorias macro econômicas que o ambiente financeiro se estabelece. A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários Ativo Passivo 
 Ativo circulante 
3.404,00 
Passivo Circulante 
1.42 0,00 
Realizável a longo Prazo 
 Ativo Não circulante 
4.78 8,00 
1.23 8,00 
 Exigível a longo Prazo 
 890 ,00 
 Patrimônio Líquido 
7.12 0,00 
TOTAL 
9.43 0,00 
TOTAL 
9.43 0,00 
05: Com relação a política de crédito, explique em que circunstâncias uma empresa deve utilizar uma política de crédito liberal e quando deverá utilizar uma política de credito rígida? 
Resposta: As empresas que adotam a política de crédito liberal devem ser aquelas cuja situação seja razoavelmente boa. É comum este tipo de política pelas empresas novas no mercado, e que precisam se tornar conhecidas rapidamente, afim que suas vendas aconteçam. Essa política também pode ser usada por empresas com lucratividade alta. Outro fator é a competição no mercado, o que faz impulsionar essa prática de crédito. Porém, como consequência ao adotá-la, a empresa terá um maior risco de crédito, com possibilidades de maior atraso nas contas a receber, e com isso maior es possibilidades de perdas. Já a política de crédito rígida, são adotadas pelas empresas cuja situação financeira não permite maiores riscos por falta de capital de giro. É comum encontrá-las nas empresas que comandam mercados com poucos concorrentes, ou nas monopolistas, como também em épocas de demanda elevada de consumo com produção insuficiente para atendê-la. Como consequência, poderemos ter menores vendas, menor lucratividade, em contraposição, maiores possibilidades de contas a receber estar em sendo pontualmente quitadas. 
06: O que significa uma empresa adotar uma política de crédito liberal e quais as consequências que isso pode trazer p ara a empresa que o adota? 
Resposta: Adotar uma política de crédito liberal é comum em empresas com situação financeira boa, estável ou em novas empresas que precisam de reconhecimento imediato. Essa política nada mais é que vender a prazo para uma carteira de clientes. 
A consequência positiva principal é ampliação das vendas, devido à falta de crédito. A negativa de maior atenção é o atraso no recebimento e até a inadimplência, que por fim resultará prejuízo para a empresa. 
07: Defina o conceito de risco do negócio, indicando três dos seus possíveis tipos. 
Resposta: Risco do negócio está ligado à incerteza que uma empresa tem de obter determinado resultado em seu negócio, uma vez que o ponto de equilíbrio operacional deve ser meta constante a ser alcançada e a margem de contribuição deve ser suficiente para cobrir os custos e despesas operacionais fixas. Risco inicial- O risco que envolve o início das atividades, por meio de um dimensionamento ideal do capital social necessário à o negócio, e os próprios limites relativos ao talento dos gestores ou administradores. Risco de caixa - Que se traduz na falta de dinheiro, ou dimensionamento inadequado ao pagamento dos compromissos assumidos, sejam eles internos ou externos. Risco de autoridade- Ocorre quando os limites pessoais de delegação de autoridade não são aceitos ou inexistem, criando confusões administrativas e desobediência generalizada a ordens. Risco de liderança- Ocorre quando a empresa não tem comando ou quando este comando não é percebi do pelos participantes do processo organizacional. Risco da sucessão- Ocorre quando o fundador da empresa não sabe a quem “passar o bastão” em termos familiares e, ao mesmo tempo, quando estes fazem parte da administração. Risco financeiro- É ressaltado pela utilização excessiva de empréstimos, quer em curto prazo– para a manutenção das atividades operacionais, quer em longo prazo – para investimentos em Ativos Permanentes. Essas atitudes são primordiais para a manutenção das atividades financeiras dentro de parâmetros suportáveis. A cobertura dos custos financeiros é uma tarefa que requer planejamento adequado. Se assim não se proceder, há o risco de atraso nos compromissos e m esmo a impossibilidade de alcance da necessária lucratividade. Risco político- Que se traduz na influência considerável que a condução política do Estado traz às empresas e aos negócios. A dinâmica nas regras econômicas e tributárias promovidas pelos governos federal, estaduais e municipais é de tal ordem que acabam por inibir a atuação empreendedora, causando instabilidade e influência, por vezes negativa, nos negócios e transações de médio e longo prazo. Com todas as consequências de ordem social e econômica que tal fato acarreta. 
08: Todos os empreendimentos estão sujeitos a algum tipo de risco. É neste aspecto que as empresas procuram, em determinado momento, pelo hedge. O Que significa? 
Resposta: Hedge é um instrumento de proteção financeira, praticado com o objetivo de reduzir ou eliminar riscos. Literalmente, podemos traduzi- ló como “cerca”, ou seja, é o ato de “cercar” um risco com uma proteção de idêntica força. Consiste no ato de tomar- se uma providência financeira cujos resultados econômico-financeiros sejam do mesmo valor absoluto, minimizando eventuais variações. É muito praticado nos casos em que as empresas tomem empréstimos em moeda estrangeira, acarretando um risco em relação à sua variação no período em consideração. Se desejar pode complementar com: 
O hedge pode ser feito por intermédio de aplicações financeiras, derivativos originados de ações, contas a receber, contas a pagar, operações no mercado futuro, compra de opções e swap. Examinemos um caso em que o hedge é imediatamente possível– dada a disponibilidade de recursos financeiros–, e outro caso em que o hedge deve ser efetuado por meio de operações no mercado futuro. 
09: Do ponto de vista da disciplina de Administração Financeira, maximização da riqueza é o mesmo que maximização de lucros? Justifique: 
Resposta: Maximização da riqueza dos acionistas não significa necessariamente maximização dos lucros. Enquanto este último resulta de ações imediatas, por vezes inconstantes e esporádicas e de curto e feito no tempo, a maximização do valor das ações ou cotas dos acionistas ou proprietários e fruto de uma perspectiva de longo prazo, com investimentos que visem, além de outros aspectos, a perpetuidade do empreendimento. Também é preciso atentar para o valor do dinheiro no tempo, que implica uma análise de valor presente líquido dos retornos anuais esperados para o negócio, descontados a uma determinada taxa de atratividade para os investimentos que serão cotejados com outras aplicações financeiras.
10: É possível eliminar o risco de uma empresa? 
Resposta: Eliminar ou reduzir os riscos se torna totalmente possível utilizando-se do Hedge este é um instrumento de proteção financeira, praticado com o objetivo d e reduzir ou eliminar riscos. Literalmente, podemos traduzi-lo como “cerca”, ou seja, é o ato de “cercar ” um risco com uma proteção de idêntica força. Consiste no ato de tomar- se uma providência financeira cujos resultados econômico- financeiros sejam do mesmo valor absoluto, minimizando eventuaisvariações.
11: No mundo moderno, é possível perceber que a atuação do administrador financeiro vai para além da simples obtenção e alocação de recursos financeiros destinado s a aquisição de bens que comporão os Ativos Circulante e não Circulante da empresa. Na Atualidade, observa -se que a atuação desse profissional também está inseri da no desenvolvimento de demais operações da empresa. Com isso em mente, lembrando que diferentes departamentos da empresa apresentam diferentes objetivos, como o administrador financeiro consegue atender, ao mesmo tempo, as demandas que são motivadas pela área de produção e pela área de vendas? 
Resposta: Compete ao gestor financeiro a conciliação dos interesses envolvidos na área de produção e d e vendas, para a área de produção interessa dispor de um elevado estoque de matéria-prima, componentes e partes e peças indispensáveis a elaboração do produto final. 
Isso requer uma disponibilidade de área, entendido como espaço físico, com todos os custos e despesas ali envolvidos, tais como aluguel ou amortização de investimento ou empréstimo para a aquisição do imóvel e etc. além de disponibilidade de capital de giro que, muitas vezes, não são facilmente suportados pela geração da receita e dos lucros. Já a área de vendas certamente se sentiria mais capacitada a cumprir suas metas de vendas se lhe fossem disponibilizados produtos para pronta entrega a preços inferiores aos praticados pelo mercado e com condições de pagamento a perder de vista. Diante disso, cabe ao gestor financeiro a decisão de a qual interesse atender, visto que os dois lados representam importâncias relativas e, por vezes, no mesmo momento. Daí, então, a necessidade do fluxo de caixa compatibilizar as saídas e as entradas de recursos financeiros. 
12: Explique o que se entende por liquidez corrente e rentabilidade. 
De pois, explique como o administrador financeiro consegue compartilhar os objetivos de manter liquidez corrente ao mesmo tempo em que necessita buscar rentabilidade. 
Resposta: Liquidez corrente é a capacidade de a empresa honrar seus compromissos nos prazos contratados, isto é, busca a necessidade da gestão financeira buscar o equilíbrio e manter o caixa. Rentabilidade é a maximização dos retornos d os proprietários da empresa. O equilíbrio entre uma adequada liquidez e rentabilidade do empreendimento são uma permanente preocupação do administrador financeiro e um constante desafio que se interpõe na consecução dos seus objetivos. 
13: Quando a alavancagem m é benéfica para empresa? 
Resposta: Ela será positiva para a empresa se os capitais de terceiros de longo prazo produzirem e feitos positivos sobre o patrimônio líquido, ou seja, se o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria uma empresa captar recursos a longo praz o se, após essa captação, o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse a posição anterior a captação. Quanto maior a alavancagem financeira, menor é a proporção de ativos financiados por capital próprio, sendo maior a participação de recursos de terceiros na estrutura de capital.
14: Para o Ad ministrador financeiro, qual a importância do conhecimento do mercado cambial? 
Resposta: Devido a globalização empresarial, a cada dia, mais e mais negócios são realizados no mundo todo, usufruindo das facilidades de uma ampla comunicação proporcionada pela internet, gerando mais vendas, mais compras, mais investimentos e sobre tudo, um fluxo maior de recursos financeiros entre as diversas nações empenhadas no comércio mundial. Devido a várias moedas em circulação pelo mundo, por exemplo o dólar e o euro, o administrador precisa saber lidar com os variados índices e saber optar pelo melhor meio de empregar o dinheiro da empresa no mercado financeiro, tendo em vista o lucro e o crescimento da mesma.
15: Em que consiste a operação de lease -back e qual seu propósito para a empresa? 
Resposta: É mais uma forma de obtenção de recursos financeiros de longo prazo disponível no mercado financeiro. Consiste em uma operação de venda de um Ativo fixo da empresa, totalmente desimpedido, para uma sociedade de arrendamento mercantil. Esta empresa de leasing adquire o bem e processa uma operação de leasing financeiro ao vendedor do Ativo. 
Desta maneira, o bem permanece no mesmo local, sendo normalmente utilizado pela empresa ex‐proprietária que poderá, ao final do contrato de arrendamento, exercer a opção pela aquisição do bem. 
16: Defina os conceitos de capital circulante líquido (CCL) e de capital de giro. O que implica para a empresa apresentar um maior CCL? 
Respostas: O Capital Circulante Líquido (CLL) é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, podendo ser positiva, negativa ou nulo. Quando o CLL é positivo, quer dizer que parte do Ativo corrente está sendo financiado pelo Passivo não corrente. Sendo o CLL negativo, parte do Passivo corrente está financiado parte do Ativo não corrente e, por fim, quando o CLL é nulo, há um equilíbrio entre o Ativo corrente e o Passivo corrente. O Capital de Giro são Ativos que devem se transformar em dinheiro, são recursos que Financiamos o ciclo operacional e financeiro, enfim, é a soma dos recursos que circulam, por isso a expressão, “Capital de Giro”. 
Uma empresa com maior CLL, terá um menor risco de enfrentar problemas financeiros envolvendo pagamentos atrasados ou descumprimentos de obrigações nas datas previstas. 
17: Quanto ao caixa, explique: 
a) O que significa gestão de caixa 
A administração ou gestão do caixa são aspectos mais práticos e que envolvem os saldos bancários de livre movimentação e as aplicações financeiras de resgate ou liquidez mais ou menos imediatas. O nível dos saldos médios ou reserva de segurança, deve ser objetivado pelo fluxo de caixa. A finalidade da gestão do caixa é manter um saldo mínimo de recursos que possa ser utilizado imediatamente, em função da incerteza associada ao fluxo de recebimentos e pagamentos.
b) Os tipos de planejamento de caixa. 
Estratégico: de longo prazo, antecipado aos fatores externos internos à empresa, quase sempre sinalizando decisões complexas e que envolvem grande volume de recursos; 
Tático: tem um alcance mais curto em termos de prazo, envolvendo resultado particular de alguma área específica; 
Operacional: tem a finalidade de maximizar os recursos aplicados em operações de determinado período, geralmente de curto e médio prazo. 
18: Quando uma empresa está no início de suas atividades, em seu Balanço Patrimonial são apresentados dois tipos de entradas de recursos que também são chamados de investimentos iniciais. Cite e explique quais são esses tipos de entradas de recursos. 
Resposta: O primeiro é conhecido como investimento fixo, devido a aquisição de máquinas, equipamentos e demais itens que compõem o Ativo imobilizado. O outro é conhecido com o Capital de Giro, que compõem os saldos em caixa, ou mesmo bancos para gastos rotineiros ou emergenciais e que apresentem liquidez imediata ou de curtíssimo prazo. Estoques também fazem parte desse componente, bem como contas a receber. 
16: Defina os conceitos de capital circulante líquido (CCL) e de capital de giro. O que implica para a empresa apresentar um maior CCL? 
Respostas: O Capital Circulante Líquido (CLL) é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, podendo ser positiva, negativa ou nulo. Quando o CLL é positivo, quer dizer que parte do Ativo corrente está sendo financiado pelo Passivo não corrente. Sendo o CLL negativo, parte do Passivo corrente está financiando parte do Ativo não corrente e, por fim, quando o CLL é nulo, há um equilíbrio entre o Ativo corrente e o Passivo corrente. O Capital de Giro são Ativos que devem se transformar em dinheiro, são recursos que financiam o ciclo operacional e financeiro, enfim, é a soma dos recursos que circulam, por isso a expressão, “Capital de Giro”. Uma empresa com maior CLL, terá um menor risco de enfrentar problemas financeiros envolvendo pagamentos atrasados ou descumprimentosde obrigações nas datas previstas. 
20: O que significam orçamento diário de caixa e fluxo diário de caixa, e qual a importância dos dois? 
Resposta: Um orçamento diário de caixa significa uma projeção diária das entradas e saídas para um período de tempo imediatamente seguinte ao da data de sua elaboração e o fluxo diário de caixa, uma previsão próxima da realidade, num horizonte de tempo, por exemplo, um mês seguinte. Ambos são importantes, por exemplo, para previsões de liquidez e de sua falta, adimplência sem desperdício, para se ter um controle de receitas e custos e claro, um controle geral do negócio. 
21: Cite e explique os principais objetivos estratégicos do administrador financeiro. 
Resposta: O principal objetivo do administrador financeiro é a maximização do Patrimônio 
Líquido da organização, ou seja, a ampliação da riqueza dos proprietários do empreendimento. Assim, o administrador deve ter objetivos estratégicos, tais como: Análise e planejamento de todas as informações de cunho financeiro, com a expansão do negócio frente às oportunidades e mesmo com ameaças derivadas do ambiente externo, sobretudo, do ambiente setorial, no processo de administração estratégica do empreendimento; 
Administração da estrutura dos ativos da empresa e de que forma tais ativos implicam a obtenção de recursos financeiros para a sua aquisição e operacionalização; Administração da estrutura financeira da empresa, como exemplo, a composição mais adequada de financiamentos em curto, médio e longo prazos, dadas as suas implicações com a liquidez e rentabilidade do negócio e também com a própria determinação das melhores fontes de financiamento em curto médio e longo prazo para suprimento das necessidades de capital de giro e recursos financeiros destinados a composição do ativo fixo da empresa. 
22: O que se entende por capital de giro e necessidade de capital de giro? Explique cada um. 
Resposta: O Capital de Giro é uma parte do investimento que compões uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam no estoque, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para fazer a empresa fazer seus negócios acontecer em (girar). 
A necessidade do Capital de Giro é o valor mínimo que a empresa precisa ter dinheiro para garantir que sua operação (compra, produção e venda de produtos ou serviços) pare por falta de recursos para pagar fornecedor es e funcionários, por exemplo. 
23: Em síntese, de descreva o papel do administrador financeiro. 
Resposta: O Gestor financeiro tem o papel de regular o fluxo de entrada e saída de recursos que, ao final, serão canalizados para o Patrimônio Líquido das empresas, sobre a forma de capital, reservas e lucros retidos. A ele compete explorar todas as fontes de recursos que são colocadas à disposição de uma empresa, a fim de buscar soluções que visam a um adequado levantamento de recursos. O administrador financeiro deve ficar atento nas condições oferecidas pelo mercado quanto ao risco e retorno das diversas possibilidades de aplicação financeira de recursos disponíveis. Por fim, seu papel é exercido tanto sobre os recursos próprios– Aqueles que configuram o Patrimônio Líquido – como recursos de terceiros– Aqueles que compreendem as contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo. 
24: Explique como ocorrem as dificuldades financeiras em uma empresa. 
Resposta: Geralmente ocorre um desequilíbrio do fluxo de caixa, quando este é insuficiente para atender os compromissos financeiros, nas datas de vencimento e/ou o valor de seus ativos são insuficientes para cobrir seus débitos junto aos credores. Quando ocorre atrasos nos pagamentos, redução de dividendos, fechamento de instalações, dispensa de pessoal, mudança de diretores e queda de preços das ações, por exemplo, é um sinal d e que a empresa está passando por dificuldades financeiras. 
25: Por qual motivo os saldos de caixa da empresa também podem ser chamados de ativo não lucrativo e qual o papel do administrador financeiro acerca do assunto? 
Resposta: O caixa é necessário para o pagamento de mão-de -obra, de matérias primas, compra de ativos fixos, pagamentos de dividendos etc. No entanto, o caixa em si, não gera lucro, por isso muitas vezes é chamado de Ativo não lucrativo. Sendo assim, o papel do administrador financeiro é minimizar a quantia de caixa que a empresa deve manter para a conduta de suas atividades normais de negócio, ainda assim, manter o caixa suficiente para obtenções de descontos de compra, manter a classificação do crédito e arcar com necessidades inesperadas de caixa. 
26: O que esperamos do administrador financeiro? 
Resposta: Funções básicas:
 análise e pla nejame nto de todas as in formações de cu nho f inanceiro, que possam se 
Relacionar, direta ou indiretamente, com as operações da organização, com a expansão do negócio frente às oportunidades e mesmo com ameaças derivadas do ambiente externo, isto é, do macroambiente e, sobretudo, do ambiente setorial, no processo de administração estratégica do empreendimento; 
• administração da estrutura dos Ativos da empresa e de que forma tais Ativos implicam a obtenção de recursos financeiros para a sua aquisição e operacionalização, coerentemente com as possibilidades de geração de caixa desses Ativos; 
• administração da estrutura financeira da empresa, aí incluídos os aspectos relacionados com a composição m ais adequada de financiamentos em curto, médio e longo prazos, dadas as suas implicações com a liquidez e rentabilidade do negócio, e também c om a própria determinação das melhores fontes de financiamento em curto, médio e longo prazos para suprimento das necessidades de capital de giro e recursos financeiros destinados à composição do Ativo fixo da empresa. 
27– Explique qual a periodicidade mais recomendada para execução de um fluxo diário de caixa, bem como a importância de tal periodicidade para que se conheça o Capital Circulante Líquido. Em sua resposta, explique também o que se entende por Capital Circulante Líquido. 
Resposta: O fluxo diário de caixa é uma previsão próxima da realidade, num horizonte de tempo de, por exemplo, um mês seguinte. Quanto maior o período de tempo a ser previsto, maior será a probabilidade de desvios em relação a esta previsão, porque a um então grau de incerteza dos lançamentos esperados. As atividades de estocagem, produção, vendas e recebimento das vendas têm determinação de épocas mais difícil de se prever o Capital Circulante Líquido é a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante, constituindo ‐se na diferença positiva ou negativa entre estes grandes grupos pelos quais circulam os recursos. Numa situação em que haja carência de CCL, esta poderá ser corrigida por meio de financiamentos de longo prazo, que entrarão pelo Passivo de terceiros ou, ainda, por aporte de capital próprio. De outra forma, quando a soma dos elementos do Ativo corrente é maior do que a soma dos elementos do Passivo corrente, o CCL é positivo. Em caso contrário, o CCL é negativo. Quando a somados elementos do Ativo corrente é igual à soma dos elementos do Passivo corrente, o CCL é nulo. Na situação de CCL positivo uma parte do Ativo corrente está sendo financiada pelo Passivo não corrente, que são recursos de longo prazo representados pelos grupos do Exigível em Longo Prazo e Patrimônio Líquido. Em caso de CCL negativo, o Passivo corrente está financiando parte do Ativo não corrente, que são investimentos de longo prazo classificados em Ativo Realizável em Longo Prazo e em Ativo Permanente. 
Na situação do CCL nulo, existe um equilíbrio entre o Ativo corrente e o Passivo corrente.

Outros materiais