Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Observe o mapa que representa os domínios morfoclimáticos brasileiros.
Analise as afirmacoes a seguir e identifique a alternativa correta.
I. O número 1 refere-se à Floresta Amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade;
II. O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior, formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas, e um segundo, por gramíneas;
III. O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófitas;
IV. O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a Floresta Amazônica e o cerrado.
A) apenas as proposições I e III.
B) apenas as proposições I, II e III.
C) apenas as proposições I e IV.
D) apenas as proposições II e IV.
E) todas as proposições.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais.
Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.
A) O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.
B) O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos, da pecuária extensiva, e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta, é classificado como um hotspot por merecer atenção especial.
C) A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas, sujeito a processo de desertificação, que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
D) A mata dos pinhais, típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.
E) As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.

Observe a imagem.
Este é o logotipo do site do Programa Mata Ciliar do governo do Estado do Paraná. Defina-se essa formação vegetal e sua importância no desenvolvimento de políticas ambientais, como
A) a cobertura vegetal que fica nas áreas elevadas entre dois rios (no divisor de águas) e que deve ser preservada para impedir o desmoronamento das vertentes, o que arrastaria material e assorearia o leito dos rios.
B) a formação vegetal exclusiva das margens das grandes represas artificiais, à semelhança dos cílios em torno dos olhos, e sua função é garantir que as águas das represas sofram índices menores de evaporação.
C) a cobertura vegetal que chega até as margens dos rios em apenas alguns pontos, e que deve ser preservada como meio para impedir que a fauna terrestre tenha livre acesso a toda a zona ribeirinha.
D) a formação nas margens dos rios, lagos, represas e nascentes, e tem como algumas de suas virtudes ambientais a contenção da erosão nas margens dos corpos d’água e a manutenção de uma importante fonte de biodiversidade.
E) a formação vegetal rasteira, como pequenos cílios, que se forma nas margens dos rios em zonas semiáridas, e que deve ser preservada para garantir ao leito do rio uma estabilidade nas vertentes do seu leito.

O mapa a seguir destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam
A) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
B) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
C) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
D) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.

Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos.
Assinale a alternativa correta sobre o Domínio Morfoclimático das Araucárias.
a) A urbanização e a exploração madeireira pelas indústrias da construção civil e do setor moveleiro tiveram papel central na redução de sua vegetação original.
b) O manejo sustentável permitiu a expansão de parreirais em associação com a mata de araucária remanescente, na faixa litorânea.
c) As araucárias recobriam as planícies da Campanha Gaúcha no sul do país, tendo sido dizimadas para dar lugar à avicultura e à ovinocultura.
d) A prática da silvicultura possibilitou a expansão desse domínio morfoclimático para a porção oeste do Planalto Ocidental Paulista.
e) A expansão do processo de arenização no sul do país provocou a devastação da cobertura original de araucária.

A imagem apresenta vegetação típica do cerrado brasileiro e, ao fundo, uma das formações características de seu relevo.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
A) O domínio do cerrado corresponde em geral ao clima semiárido e à vegetação assemelhada à do deserto africano, e sua ocorrência corresponde ao planalto meridional com seus típicos “mares de morros”.
B) No domínio do cerrado, geralmente, predominam estações úmidas prolongadas (5 a 7 meses) e vegetação assemelhada à das estepes africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto das guianas com suas típicas “cuestas”.
C) No domínio do cerrado, geralmente, predomina o clima semiúmido com presença de vegetação semelhante à da savana africana, e sua ocorrência corresponde ao planalto central com suas típicas “chapadas” ou “chapadões”.
D) O domínio do cerrado em geral é associado com irregularidades de massas de ar, com predomínio da vegetação semelhante à dos cocais africanos, e sua ocorrência corresponde ao planalto brasileiro com seus típicos “tabuleiros”.
E) O domínio do cerrado corresponde em geral à região de convergência dos alísios, com vegetação rasteira assemelhada à das pradarias africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto atlântico com suas típicas “coxilhas”.

Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia.
Sobre elas, analise os itens a seguir.
I. Redução de ciclagem d’água;
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas;
III. Decréscimo no armazenamento do carbono;
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera;
V. Aumento do assoreamento de cursos fl uviais.
A) apenas II e V.
B) apenas I, II e III.
C) apenas I, IV e V.
D) apenas II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.

A atualidade do bioma citado fica mais bem entendida quando se conhece o processo de sua ocupação.
Assim, sobre esta cobertura vegetal é correto afirmar, exceto:
A) A exploração do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar, do café, a industrialização e a expansão urbana foram, ao longo da história do Brasil, ações que contribuíram signifi cativamente para a destruição da Mata Atlântica.
B) A devastação da cobertura vegetal, as formas de extrativismo, a expansão urbana e a agricultura têm contribuído consideravelmente para a dizimação da Mata Atlântica, com perda signifi cativa da sua biodiversidade.
C) A Mata Atlântica presta importante serviço ambiental de proteção aos solos e encostas, regulação climática, além da proteção dos mananciais de água potável que se destina a um grande número de brasileiros.
D) A continuidade dos processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para grande parte da população brasileira independe da preservação da Mata Atlântica.

Indique a alternativa em que a descrição não caracteriza a Floresta Amazônica.
A) A Floresta Amazônica apresenta três degraus de vegetação, tendo por base os níveis altimétricos: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra firme.
B) A mata de igapó está localizada em área de planície típica da região e ocupa o solo permanentemente alagado.
C) A mata de terra firme recobre as áreas mais elevadas, que não estão sujeitas às inundações.
D) O relevo é mais acidentado nas proximidades do Planalto das Guianas, localizado na porção meridional da Floresta Amazônica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Observe o mapa que representa os domínios morfoclimáticos brasileiros.
Analise as afirmacoes a seguir e identifique a alternativa correta.
I. O número 1 refere-se à Floresta Amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade;
II. O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior, formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas, e um segundo, por gramíneas;
III. O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófitas;
IV. O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a Floresta Amazônica e o cerrado.
A) apenas as proposições I e III.
B) apenas as proposições I, II e III.
C) apenas as proposições I e IV.
D) apenas as proposições II e IV.
E) todas as proposições.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais.
Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.
A) O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.
B) O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos, da pecuária extensiva, e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta, é classificado como um hotspot por merecer atenção especial.
C) A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas, sujeito a processo de desertificação, que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
D) A mata dos pinhais, típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.
E) As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.

Observe a imagem.
Este é o logotipo do site do Programa Mata Ciliar do governo do Estado do Paraná. Defina-se essa formação vegetal e sua importância no desenvolvimento de políticas ambientais, como
A) a cobertura vegetal que fica nas áreas elevadas entre dois rios (no divisor de águas) e que deve ser preservada para impedir o desmoronamento das vertentes, o que arrastaria material e assorearia o leito dos rios.
B) a formação vegetal exclusiva das margens das grandes represas artificiais, à semelhança dos cílios em torno dos olhos, e sua função é garantir que as águas das represas sofram índices menores de evaporação.
C) a cobertura vegetal que chega até as margens dos rios em apenas alguns pontos, e que deve ser preservada como meio para impedir que a fauna terrestre tenha livre acesso a toda a zona ribeirinha.
D) a formação nas margens dos rios, lagos, represas e nascentes, e tem como algumas de suas virtudes ambientais a contenção da erosão nas margens dos corpos d’água e a manutenção de uma importante fonte de biodiversidade.
E) a formação vegetal rasteira, como pequenos cílios, que se forma nas margens dos rios em zonas semiáridas, e que deve ser preservada para garantir ao leito do rio uma estabilidade nas vertentes do seu leito.

O mapa a seguir destaca a área de ocorrência dos Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à erosão, os Pampas se caracterizam
A) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
B) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
C) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura vegetal.
D) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da cobertura vegetal.

Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos.
Assinale a alternativa correta sobre o Domínio Morfoclimático das Araucárias.
a) A urbanização e a exploração madeireira pelas indústrias da construção civil e do setor moveleiro tiveram papel central na redução de sua vegetação original.
b) O manejo sustentável permitiu a expansão de parreirais em associação com a mata de araucária remanescente, na faixa litorânea.
c) As araucárias recobriam as planícies da Campanha Gaúcha no sul do país, tendo sido dizimadas para dar lugar à avicultura e à ovinocultura.
d) A prática da silvicultura possibilitou a expansão desse domínio morfoclimático para a porção oeste do Planalto Ocidental Paulista.
e) A expansão do processo de arenização no sul do país provocou a devastação da cobertura original de araucária.

A imagem apresenta vegetação típica do cerrado brasileiro e, ao fundo, uma das formações características de seu relevo.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
A) O domínio do cerrado corresponde em geral ao clima semiárido e à vegetação assemelhada à do deserto africano, e sua ocorrência corresponde ao planalto meridional com seus típicos “mares de morros”.
B) No domínio do cerrado, geralmente, predominam estações úmidas prolongadas (5 a 7 meses) e vegetação assemelhada à das estepes africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto das guianas com suas típicas “cuestas”.
C) No domínio do cerrado, geralmente, predomina o clima semiúmido com presença de vegetação semelhante à da savana africana, e sua ocorrência corresponde ao planalto central com suas típicas “chapadas” ou “chapadões”.
D) O domínio do cerrado em geral é associado com irregularidades de massas de ar, com predomínio da vegetação semelhante à dos cocais africanos, e sua ocorrência corresponde ao planalto brasileiro com seus típicos “tabuleiros”.
E) O domínio do cerrado corresponde em geral à região de convergência dos alísios, com vegetação rasteira assemelhada à das pradarias africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto atlântico com suas típicas “coxilhas”.

Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia.
Sobre elas, analise os itens a seguir.
I. Redução de ciclagem d’água;
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas;
III. Decréscimo no armazenamento do carbono;
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera;
V. Aumento do assoreamento de cursos fl uviais.
A) apenas II e V.
B) apenas I, II e III.
C) apenas I, IV e V.
D) apenas II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.

A atualidade do bioma citado fica mais bem entendida quando se conhece o processo de sua ocupação.
Assim, sobre esta cobertura vegetal é correto afirmar, exceto:
A) A exploração do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar, do café, a industrialização e a expansão urbana foram, ao longo da história do Brasil, ações que contribuíram signifi cativamente para a destruição da Mata Atlântica.
B) A devastação da cobertura vegetal, as formas de extrativismo, a expansão urbana e a agricultura têm contribuído consideravelmente para a dizimação da Mata Atlântica, com perda signifi cativa da sua biodiversidade.
C) A Mata Atlântica presta importante serviço ambiental de proteção aos solos e encostas, regulação climática, além da proteção dos mananciais de água potável que se destina a um grande número de brasileiros.
D) A continuidade dos processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para grande parte da população brasileira independe da preservação da Mata Atlântica.

Indique a alternativa em que a descrição não caracteriza a Floresta Amazônica.
A) A Floresta Amazônica apresenta três degraus de vegetação, tendo por base os níveis altimétricos: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra firme.
B) A mata de igapó está localizada em área de planície típica da região e ocupa o solo permanentemente alagado.
C) A mata de terra firme recobre as áreas mais elevadas, que não estão sujeitas às inundações.
D) O relevo é mais acidentado nas proximidades do Planalto das Guianas, localizado na porção meridional da Floresta Amazônica.

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS HUMANAS 
E SUAS TECNOLOGIAS
F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
PROFESSOR(A): ALEXANDRE LIMA
ASSUNTO: DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
FRENTE: GEOGRAFIA I
OSG.: 118041/17
AULA 14
EAD – MEDICINA
Resumo Teórico
Domínios Morfoclimáticos
Domínios morfoclimáticos são a regionalização do território 
brasileiro, em que as regiões se individualizam uma das outras de acordo 
com as características de seus elementos físico-geográfi cos. De uma 
forma mais clara, o critério utilizado para dividir o território se debruça 
sobre aspectos: climáticos, geológicos, geomorfológicos, pedológicos, 
fi togeográfi cos e hidrográfi cos. A esse tipo de regionalização territorial, 
que leva em consideração a união desses atributos geográfi cos, dá-se 
o nome de domínios morfoclimáticos. Quando se pretende dividir um 
território em paisagens naturais, uma das grandes difi culdades é que os 
limites dos seus elementos físicos em geral não coincidem. Nem sempre 
o clima ou a vegetação são semelhantes em toda a sua extensão. Esse 
problema pode ser resolvido com as chamadas “áreas de transição”. 
Domínio amazônico
A Amazônia é uma formação jovem, recente, do ponto de 
vista geomorfológico e geológico, pois foi formada na era atual, o 
Cenozoico, período quaternário. Nessa área vai predominar formações 
sedimentares, terras baixas (a maior extensão de terras baixas do 
país), com planícies se apresentando somente ao lado do rio (área de 
várzea), solos férteis nas várzeas ou aluvial, presença de baixos platôs 
(planaltos baixos), depressões marginais, e na porção das Guianas 
está o ponto culminante do Brasil – o Pico da Neblina, com cerca de 
2.994 m já recalculados.
Abrange mais de 2,5 milhões de km2. A fl oresta possui o maior 
banco genético do mundo, tanto da fl ora como da fauna. São centenas 
de milhares de espécies de plantas e animais que ninguém ainda sabe 
ao certo a dimensão da quantidade, devido à difi culdade de catalogar. 
Infelizmente, essa riqueza natural sofre a ação de um predador muito 
perigoso, o homem. Esse predador, motivado pela expansão de 
atividades econômicas, é responsável por 17% de área desmatada, 
o que corresponde a 700 mil km2, que equivalem a Minas Gerais e 
Espírito Santo juntos. Por ser úmido, esse bioma vai apresentar um solo 
com predomínio no intemperismo químico, portanto, é profundo, com 
solo pobre em nutrientes, por sofrer a ação da lixiviação.
Seu solo, na seca, tem 110.000 km2 inundados (submersos), 
enquanto que na época de cheia pula para 350.000 km2 de área 
inundada. Vale pontuar que a Amazônia é dona do maior conjunto 
de manguezais do mundo (são 14 mil km2) no litoral do PA e MA. 
A fl oresta sobrevive por meio da reciclagem, pois aquilo que ela perde 
por lixiviação se autoabastece. Veja:
Na Amazônia, a grande quantidade de chuva “sequestra” os 
nutrientes do solo, tornando-o infértil – nesse caso, o solo precisa 
de cuidados especiais, como a drenagem. Aí você pergunta: Como a 
Amazônia consegue sustentar uma fl oresta de seu porte com o solo 
empobrecido? A fl oresta sobrevive dela mesma. Se perde nutrientes 
pela chuva, ganha por meio de sua exuberante fl oresta, que é um 
verdadeiro banco genético, uma verdadeira fábrica de produzir 
matéria orgânica. Seu rico material orgânico permite o fornecimento 
e decomposição de folhas, galhos, frutos, além de animais mortos, 
ou seja, ela se autoabastece de nutrientes.
Domínio dos mares de morro
É o único domínio morfoclimático que não recebeu o nome 
de sua vegetação, a Mata Atlântica. O nome Mares de Morro está 
relacionado à feição do relevo, pois sua estrutura geológica cristalina 
submetida ao intemperismo químico desenhou uma topografia 
mamelonar (policonvexa ou meia laranja) que deu origem ao nome do 
domínio. A geologia é antiga, data da era Pré-Cambriana em que houve 
movimentos orogênicos. Porém, na era Mesozoica (cretáceo) houve 
movimentos epirogênicos que mudaram o relevo em alguns trechos e 
formaram escarpas, como a serra do Mar, a serra da Mantiqueira e o 
vale do Paraíba. Então, a geologia é antiga (por isso, esse conjunto de 
terras altas chamado de dobramentos antigos teve um longo processo 
de erosão), mas o formato do relevo é mais recente.
Domínio das araucárias
Esse domínio de clima subtropical ocupa uma área menor em 
relação aos outros biomas fl orestais do Brasil, ocupando o chamado 
planalto meridional presente em áreas do Rio Grande do Sul, Santa 
Catarina, Paraná, em altitudes que variam entre 600 m a 1200 m e em 
alguns trechos de terras altas em São Paulo e Minas Gerais.
Domínio dos cerrados
O Cerrado ocupa as chapadas e chapadões do Brasil central, 
tem o segundo maior bioma do país, corresponde a cerca de 25% 
do território, presente principalmente na região Centro-Oeste e 
aparecendo em porções menores na Amazônia (porção norte) e no 
Nordeste (sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia).
2F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
MÓDULO DE ESTUDO
OSG.: 118041/17
Domínio da caatinga
A Caatinga corresponde ao quarto maior bioma (10% do 
território brasileiro), abrangendo o nordeste em uma área chamada 
“Polígono das Secas”. O estado do Ceará é o único estado do nordeste 
que é praticamente todo inserido nesse domínio, 85% da área do 
estado.
A semiaridez deve-se à irregularidade da chuva – chuvas 
torrenciais que ocorrem concentradas nos meses de fevereiro, março 
e abril.
É um bioma com vida latente, possuindo rica biodiversidade 
dentre os climas semiáridos (foram registradas até o momento cerca 
de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 
plantas).
As plantas e os animais apresentam condições específi cas 
que lhes permitem viver nessas condições desfavoráveis, fato que 
faz dessa região ter bastante endemismo (tanto da fl ora como 
da fauna), plantas e animais que ocorrem naturalmente somente 
nessa região.
Formações arbustivas intercaladas com cactáceas (cactos que 
tem capacidade fi siológica de armazenar água), vegetação lenhosa, 
xerófi la, raiz profunda, cujas folhas pequenas geralmente possuem 
uma cera e espinhos para impedir a evaporação. A vegetação pode ser 
formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de 
altura, o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros, e o herbáceo, com 
a vegetação abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão: 
umbuzeiro, mandacaru, amburana. Algumas dessas plantas podem 
produzir cera, óleo vegetal, fi bra e principalmente frutas.
É o semiárido mais populoso do mundo (cerca de 20 milhões 
de habitantes vivem nessa área) e a região que apresenta os piores 
índices sociais. Na RIDE (Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)), reside a maior 
aglomeração semiárida, tendo aí um centro de fruticultura de frutas 
tropicais (que são exportadas) graças à irrigação do São Francisco. 
O termo destacado se refere às frutas tropicais. O bioma sofre a ação 
da pecuária extensiva, sistema de roça, açudagem, irrigação, mineração 
e desmatamento.
Domínio das pradarias
Abrange o Centro-Sul do estado do Rio Grande do Sul, possui 
clima subtropical com verão bem quente e inverno rigoroso, média 
térmica inferior a 18 ºC com alta amplitude térmica. É marcada por 
vegetações herbáceas (tapete graminoso) que recebem o nome de 
Pampas, Campos ou Campanha Gaúcha.
A chuva é regulada pela mPa (Massa Polar Atlântica), o relevo 
é baixo e apresenta ondulações suaves conhecidas por Coxilhas. 
A degradação desse domínio está ligada à agricultura de grãos 
e à pecuária extensiva. A terra possui condições adequadas para 
o desenvolvimento da agricultura, além de comportar água em 
abundância. Os principais produtos agrícolas cultivados nessa região 
são arroz, milho, trigo e soja.
A pecuária extensiva desgasta o solo, o plantio de soja e 
trigo, diminui a fertilidade do mesmo, além dos desmatamentos que 
causam erosão e desertifi cação. O pisoteamento do gado e o uso de 
máquinas pesadas favorecem a compactação e impermeabilização 
do solo.
Exercícios01. (UEPB) Observe o mapa que representa os domínios morfoclimáticos 
brasileiros.
 
2
 Analise as afi rmações a seguir e identifi que a alternativa correta.
I. O número 1 refere-se à Floresta Amazônica, área de 
abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do 
número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade;
II. O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o 
clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois 
estratos: um superior, formado por uma vegetação composta 
de arbustos e pequenas árvores retorcidas, e um segundo, 
por gramíneas;
III. O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância 
de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas 
moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófi ta;
IV. O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o 
babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre 
os biomas da caatinga e a Floresta Amazônica e o cerrado.
Estão corretas
A) apenas as proposições I e III.
B) apenas as proposições I, II e III.
C) apenas as proposições I e IV.
D) apenas as proposições II e IV.
E) todas as proposições.
02. (UEPB) 
HERDEIRO DA PAMPA POBRE (Vaine Darde)
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que fi cou pra trás
Porque eu quero deixar pro meu fi lho
A pampa pobre que herdei do pai.
3 F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
OSG.: 118041/17
MÓDULO DE ESTUDO
 A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii 
adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as 
proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a 
composição apresentada.
A) O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico 
na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado 
pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a 
caça e a pesca predatórias.
B) O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, 
cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução 
da monocultura intensiva de grãos, da pecuária extensiva, e a 
mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais 
ameaçados do planeta, é classifi cado como um hotspot por 
merecer atenção especial.
C) A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos 
rasos e chuvas escassas, sujeito a processo de desertifi cação, 
que é agravado com a devastação da vegetação para a 
produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi 
introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
D) A mata dos pinhais, típica dos planaltos ondulados do Sul do 
Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu 
para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento 
intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco 
que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação 
ambiental.
E) As pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima 
ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde 
o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século 
XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, 
cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas 
têm levado ao processo de desertifi cação em algumas áreas.
03. (PUC-SP) Observe a imagem.
 
 Este é o logotipo do site do Programa Mata Ciliar do governo 
do Estado do Paraná. Defi ne-se essa formação vegetal e sua 
importância no desenvolvimento de políticas ambientais, como 
A) a cobertura vegetal que fi ca nas áreas elevadas entre dois rios 
(no divisor de águas) e que deve ser preservada para impedir 
o desmoronamento das vertentes, o que arrastaria material e 
assorearia o leito dos rios.
B) a formação vegetal exclusiva das margens das grandes represas 
artifi ciais, à semelhança dos cílios em torno dos olhos, e sua 
função é garantir que as águas das represas sofram índices 
menores de evaporação.
C) a cobertura vegetal que chega até as margens dos rios em 
apenas alguns pontos, e que deve ser preservada como meio 
para impedir que a fauna terrestre tenha livre acesso a toda a 
zona ribeirinha.
D) a formação nas margens dos rios, lagos, represas e nascentes, 
e tem como algumas de suas virtudes ambientais a contenção 
da erosão nas margens dos corpos d’água e a manutenção de 
uma importante fonte de biodiversidade.
E) a formação vegetal rasteira, como pequenos cílios, que se 
forma nas margens dos rios em zonas semiáridas, e que deve 
ser preservada para garantir ao leito do rio uma estabilidade 
nas vertentes do seu leito. 
04. (Unicamp) O mapa a seguir destaca a área de ocorrência dos 
Pampas, no Brasil. Além de apresentarem solos susceptíveis à 
erosão, os Pampas se caracterizam
 
N
0 500 km
 
A) pela vegetação arbórea, em área de clima temperado, sujeita 
a processos de voçorocamento decorrente da eliminação da 
cobertura vegetal.
B) pela vegetação arbórea, em área de clima subtropical, sujeita a 
processos de arenização decorrente da eliminação da cobertura 
vegetal.
C) pela vegetação de gramíneas, em área de clima subtropical, 
sujeita a processos de arenização decorrente da eliminação da 
cobertura vegetal.
D) pela vegetação de gramíneas, em área de clima temperado, 
sujeita a processos de voçorocamento decorrente da eliminação 
da cobertura vegetal.
05. (Fuvest) Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, 
no Brasil, seis domínios morfoclimáticos.
 Assinale a alternativa correta sobre o domínio morfoclimático das 
araucárias.
A) A urbanização e a exploração madeireira pelas indústrias da 
construção civil e do setor moveleiro tiveram papel central na 
redução de sua vegetação original.
B) O manejo sustentável permitiu a expansão de parreirais em 
associação com a mata de araucária remanescente, na faixa 
litorânea.
C) As araucárias recobriam as planícies da Campanha Gaúcha no 
sul do país, tendo sido dizimadas para dar lugar à avicultura e 
à ovinocultura.
D) A prática da silvicultura possibilitou a expansão desse domínio 
morfoclimático para a porção oeste do Planalto Ocidental 
Paulista.
E) A expansão do processo de arenização no sul do país provocou 
a devastação da cobertura original de araucária.
4F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
MÓDULO DE ESTUDO
OSG.: 118041/17
06. (U. E. Santa Cruz) Com base nos conhecimentos sobre a vegetação 
do ecossistema destacado no mapa, identifi que as afi rmativas 
verdadeiras.
 
I. Estendia-se, em épocas anteriores, do litoral do Ceará às 
fronteiras do Brasil com o Uruguai;
II. Corresponde a uma fl oresta ombrófi la, densa e perene;
III. É considerado um dos ecossistemas mais complexos do planeta 
e corresponde à Mata Atlântica;
IV. Constitui-se o único ecossistema brasileiro que é, atualmente, 
protegido pela legislação ambiental;
V. Sofreu grande degradação, ao longo da história do país, graças 
à expansão urbana e à mineração de urânio e manganês.
 A alternativa que indica todas as afi rmativas verdadeiras é a
A) III, IV, V B) II, III, IV 
C) I, II, IV D) II, III
E) I, IV
07. (Ufac) Pedro comprou 100 hectares de terra na zona rural de um 
município do Estado do Acre, com o objetivo de residir e cultivar 
no local. Parte de suas terras está representada na fi gura a seguir.
 
I
vegetação
mata ciliar
rio
zona de 
nascente
II
 Com relação à utilização das áreas I e II das terras de Pedro, pode-se 
dizer:
A) As áreas I e II não apresentam nenhuma restrição quanto ao 
uso.
B) A área I apresenta áreas de preservação permanente (APPs), 
mas pode ser utilizada para pastagem.
C) O cultivo é indicado para a área II, porém, deve-se lembrar que 
a mata ciliar deve ser preservada, por se tratar de uma Área de 
Preservação Permanente.
D) Pedro pode retirar a mata ciliar das áreas I e II e cultivar às 
margens do rio,pois nessas áreas a fertilidade do solo é maior.
E) A melhor área para Pedro cultivar e fazer a sua casa é a área I, já que 
não há nenhum risco de erosão e/ou impedimento legal.
08. (Mackenzie) 
 SAVANA BRASILEIRA
 De acordo com os seus conhecimentos e as definições do Profº 
Aziz Ab’Saber, assinale a alternativa correta relativa ao domínio 
morfoclimático ilustrado.
A) Planaltos arenito-basálticos; clima semiárido e ocorrência de 
uma vegetação rasteira com predomínio de arbustos de baixo 
porte. Índices pluviométricos ínfi mos durante todo o ano, 
apresentando duas estações bem defi nidas. Vegetação com 
dois extratos, arbustivo e arbóreo, defi nindo solo pobre, no 
horizonte A.
B) Relevo característico de planaltos e serras do Atlântico 
Leste-Sudeste, ou de escarpas que separam os planaltos das 
planícies litorâneas. Clima tropical úmido. Topografi a de morros 
arredondados, modelados pelo intemperismo e pela erosão em 
estruturas cristalinas, devido às constantes chuvas locais.
C) Relevo tipicamente de planalto, com leves ondulações 
conhecidas de maneira popular como “coxilhas”, recobertas 
por uma vegetação herbácea conhecida como campos (árvores 
com folhas grossas e espinhosas).
D) Conhecido também como domínio tropical de chapadões 
fl orestados. O relevo é o grande elemento da paisagem. Sua 
vegetação original, fl oresta tropical, praticamente desapareceu. 
Com predomínio de epífitas e bromélias em toda a sua 
extensão, apresenta níveis pluviométricos bem distribuídos 
durante todo o ano.
E) Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro-Oeste, 
também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. 
Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, 
devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com 
galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca 
e outra úmida. 
5 F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
OSG.: 118041/17
MÓDULO DE ESTUDO
09. (UEL) Observe a imagem a seguir.
 
Disponível em: <http://tiny.cc/cerrado862>. Acesso em: 5 jul. 2009.
 A imagem apresenta vegetação típica do cerrado brasileiro e, 
ao fundo, uma das formações características de seu relevo. Com 
base nessa informação, assinale a alternativa correta.
A) O domínio do cerrado corresponde em geral ao clima semiárido 
e à vegetação assemelhada à do deserto africano, e sua 
ocorrência corresponde ao planalto meridional com seus típicos 
“mares de morros”.
B) No domínio do cerrado, geralmente, predominam estações 
úmidas prolongadas (5 a 7 meses) e vegetação assemelhada à 
das estepes africanas, e sua ocorrência corresponde ao planalto 
das guianas com suas típicas “cuestas”.
C) No domínio do cerrado, geralmente, predomina o clima 
semiúmido com presença de vegetação semelhante à da savana 
africana, e sua ocorrência corresponde ao planalto central com 
suas típicas “chapadas” ou “chapadões”.
D) O domínio do cerrado em geral é associado com irregularidades 
de massas de ar, com predomínio da vegetação semelhante à 
dos cocais africanos, e sua ocorrência corresponde ao planalto 
brasileiro com seus típicos “tabuleiros”.
E) O domínio do cerrado corresponde em geral à região de 
convergência dos alísios, com vegetação rasteira assemelhada 
à das pradarias africanas, e sua ocorrência corresponde ao 
planalto atlântico com suas típicas “coxilhas”.
10. (UPE) “O desmatamento é a atividade humana que afeta 
diretamente as maiores áreas na parte fl orestada da Amazônia 
brasileira. A área desmatada é maior que a França.”
Philipe Fearnside
 Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento 
referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres 
humanos na Amazônia.
 Sobre elas, analise os itens a seguir.
I. Redução de ciclagem d’água;
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas;
III. Decréscimo no armazenamento do carbono;
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera;
V. Aumento do assoreamento de cursos fl uviais.
Estão corretos
A) apenas II e V.
B) apenas I, II e III.
C) apenas I, IV e V.
D) apenas II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.
11. (Acafe) Milton Santos, geógrafo renomado, arguido sobre qual 
geografi a ensinar, apontou como ponto de partida uma geografi a 
do presente, o que signifi ca “saber o que o mundo é e como ele 
se defi ne e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país 
no conjunto de cada planeta e o de cada pessoa no conjunto da 
sociedade humana”. 
Nesse sentido, analise o texto a seguir. 
Mata Atlântica: é o bioma que foi mais intensamente 
alterado pela ação humana desde o descobrimento. Sobre ele 
está concentrada a maior parte da população brasileira e de suas 
atividades produtivas, agrícolas e industriais. O bioma se estende 
desde o litoral do Rio Grande do Norte até o litoral do Rio Grande 
do Sul, sendo importante principalmente na região Sudeste. Com 
1.110.182 km2, é o terceiro maior bioma em extensão e ocupa 
13,04% do território nacional. Dele restam 27% da vegetação 
original (21,8% de fl oresta e 3,8% de não fl oresta) e as áreas 
antropizadas correspondem a 71%. 
 Atlas da Questão Agrária Brasileira. Acesso em: 01 set. 2009. 
 A atualidade do bioma citado fi ca mais bem entendida quando 
se conhece o processo de sua ocupação. O papel do cidadão é 
entender a forma como o espaço geográfi co está organizado e 
nele atuar de forma crítica. 
Assim, sobre esta cobertura vegetal é correto afi rmar, exceto: 
A) A exploração do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar, do café, 
a industrialização e a expansão urbana foram, ao longo da 
história do Brasil, ações que contribuíram signifi cativamente 
para a destruição da Mata Atlântica. 
B) A devastação da cobertura vegetal, as formas de extrativismo, 
a expansão urbana e a agricultura têm contribuído 
consideravelmente para a dizimação da Mata Atlântica, 
com perda signifi cativa da sua biodiversidade. 
C) A Mata Atlântica presta importante serviço ambiental de 
proteção aos solos e encostas, regulação climática, além da 
proteção dos mananciais de água potável que se destina a um 
grande número de brasileiros. 
D) A continuidade dos processos hidrológicos responsáveis pela 
quantidade e qualidade da água potável para grande parte 
da população brasileira independe da preservação da Mata 
Atlântica.
12. (Ufes)
 
 
6F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
MÓDULO DE ESTUDO
OSG.: 118041/17
O homem se aproveita das formações vegetais litorâneas para a utilização da lenha e a extração de tanino para curtume, provocando, 
por vezes, o completo desaparecimento dessa vegetação. Esse desaparecimento é também facilitado pelas obras de aterro ao longo 
de trechos da costa. A fi m de contrabalançar ou, pelo menos, minorar os prejuízos causados pela devastação dessa formação vegetal, 
pouco ou quase nada tem sido feito. De modo geral, quase todas as iniciativas em prol do refl orestamento são devidas a particulares. 
Cumpre salientar, porém, que, em geral, o que se pratica entre nós, especialmente por iniciativa privada, não representa um verdadeiro 
refl orestamento, mas, sim, um plantio com objetivos comerciais. As principais áreas replantadas o foram, quase sempre, a fi m de assegurar 
matéria-prima necessária a determinados empreendimentos.
ROMARIZ, Dora de Amarante. “A vegetação”. In: AZEVEDO, Aroldo do (Org.). Brasil: a terra e o homem. 2. ed. 
São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1972. v. I , cap. IX, p. 547. (Adaptado).
 No território do Espírito Santo, as situações mencionadas no texto se manifestam
A) na urbanização diferenciada das áreas litorâneas, que promove a contenção da impermeabilização do solo.
B) nos aterros realizados no município de Vitória, que se destinaram exclusivamente às instalações portuárias.
C) no cultivo do eucalipto em sistema de monocultura, que assegura matéria-prima para a indústria de papel e celulose.
D) nas unidades de conservação e corredores ecológicos, que garantem a preservação de toda faixa litorânea capixaba.
E) no aproveitamento do tanino do mangue vermelho na fabricaçãodas panelas de barro artesanais, o que tem promovido a extinção 
desta espécie.
13. (UFSCar) Dois problemas ambientais similares, porém distintos, têm afetado o solo de regiões brasileiras situadas a cerca de quatro mil 
quilômetros de distância uma da outra: a desertifi cação e a arenização.
L. Almeida & T. Rigolin, 2005.
 A respeito destes problemas e de suas áreas de abrangência, é correto afi rmar que
A) a desertifi cação ocorre em regiões de clima árido e a arenização em áreas de clima tropical alternadamente úmido e seco.
B) a desertifi cação é típica de regiões de solos profundos, com formação intensa de lateritas, e a arenização é típica de solos pobres de 
elevada acidez.
C) a desertifi cação vem ocorrendo nos planaltos centrais do Brasil e a arenização é característica do norte da Amazônia, onde há 
desmatamento.
D) a desertifi cação ocorre em áreas de relevo de planícies aluviais e a arenização em relevos cristalinos levemente ondulados.
E) no Brasil, há risco de desertifi cação no bioma da caatinga e verifi cam-se pontos de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul.
14. (UEMG) Das fl orestas tropicais remanescentes no mundo, a Floresta Amazônica é a de maior extensão e possui uma biodiversidade 
extraordinária. Analise o perfi l dessa fl oresta, a seguir.
 
Nível das águas altas 
(enchentes)
Planalto
das Guianas
Mata de igapó
N S
Mata de terra 
fi rme
Sedimentos
Planalto
Norte-Amazônico
Depósitos sedimentares 
terciários de terra fi rme
Solo sedimentar 
recente da várzea
Mata de 
várzea
Depressão Marginal 
Sul-Amazônica e Planaltos 
Residuais Sul-Amazônicos
Representação dos três degraus de vegetação da Amazônia
Rio Amazonas
Serras
ADAS, Melhem. Panorama Geográfi co do Brasil.
 Indique a alternativa em que a descrição não caracteriza a Floresta Amazônica.
A) A Floresta Amazônica apresenta três degraus de vegetação, tendo por base os níveis altimétricos: a mata de igapó, a mata de várzea 
e a mata de terra fi rme.
B) A mata de igapó está localizada em área de planície típica da região e ocupa o solo permanentemente alagado.
C) A mata de terra fi rme recobre as áreas mais elevadas, que não estão sujeitas às inundações.
D) O relevo é mais acidentado nas proximidades do Planalto das Guianas, localizado na porção meridional da Floresta Amazônica. 
7 F B O N L I N E . C O M . B R
//////////////////
OSG.: 118041/17
MÓDULO DE ESTUDO
15. (Unics) 
“... na época do descobrimento do Brasil, uma cobertura 
fl orestal praticamente contínua, ainda que muito diversifi cada 
em sua constituição fi tofi sionômica e fl orística, estendia-se ao 
longo da costa, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, 
com amplas extensões para o interior, cobrindo a quase totalidade 
dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, 
Santa Catarina, além de partes de Minas Gerais, Rio Grande do 
Sul e Mato Grosso do Sul, bem como de extensões na Argentina 
e no Paraguai. Essa imensa fl oresta heterogênea, que ocupava 
uma superfície superior a 1.000.000 de quilômetros quadrados, 
somente no Brasil (cerca de 12% da superfície do País), embora 
hoje muito reduzida e fragmentada, justifi ca uma denominação 
comum que a considere na sua totalidade.”
CÂMARA, I. G., 1996:18
 Identifi que, a partir da leitura desse fragmento de texto, a que tipo 
de cobertura fl orestal o autor se refere, assinalando a alternativa 
correta.
A) Floresta Equatorial Amazônica.
B) Floresta Subtropical.
C) Floresta Atlântica.
D) Floresta de Araucárias.
Resoluções
01. O número 6 refere-se aos campos das pradarias.
 Resposta: B
02. Caro aluno, na composição estão bem evidentes as características 
do domínio das pradarias. Características essas apontadas na 
alternativa E.
 Resposta: E
03. As matas ciliares são de extrema importância para evitar a erosão 
do solo nas margens dos rios, córregos e lagos. Sem as matas 
ciliares, um rio pode sofrer com o processo de assoreamento.
 Resposta: D
04. As características da região em destaque (Pradarias) estão 
apontadas de forma correta na alternativa C.
 Resposta: C
05. Atividades econômicas como o extrativismo vegetal e o 
crescimento urbano foram responsáveis pela degradação das 
araucárias.
 Resposta: A
06. O item I está errado, pois a Mata Atlântica se estendia pelo litoral 
brasileiro. O item IV também está errado, por mencionar que é o 
único bioma protegido por legislação. Vale também lembrar que 
essa mata só representa menos de 5% de sua formação original 
e sua degradação está ligada à cana-de-açúcar, mineração (ouro) 
nas porções mais ao interior, industrialização e urbanização.
 Resposta: D
07. A exploração econômica da área II compromete o solo e os recursos 
hídricos da região, bem como o assoreamento dos rios.
 Resposta: C
08. As características da vegetação ilustrada na questão está abordada 
de forma correta na alternativa E.
 Resposta: E
09. O domínio do cerrado é marcado por planaltos sedimentares 
(chapadas), clima alternadamente úmido e seco (tropical típico). 
Essa vegetação é a versão das savanas africanas aqui no Brasil.
 Resposta: C
10. Caro aluno, todas as afi rmativas estão corretas.
 Resposta: E
11. A vegetação tem vital importância no processo de produção de 
umidade.
 Resposta: D
12. O cultivo de eucalipto no Espírito Santo faz com que a região seja 
um polo produtor de papel e celulose, onde vários caminhões 
transportam as toras de madeiras.
 Resposta: C
13. O manejo inadequado do solo favorece o processo de 
desertificação da caatinga e o uso de máquinas pesadas 
combinado ao pisoteamento do gado colabora de forma negativa 
para a compactação do solo nos pampas gaúchos.
 Resposta: E
14. O planalto das Guianas localiza-se ao norte da região amazônica 
e não ao sul.
 Resposta: D
15. As características mencionadas no texto confi guram a Floresta 
Tropical (Mata Atlântica).
 Resposta: C
SUPERVISOR/DIRETOR: MARCELO PENA – AUTOR: ALEXANDRE LIMA
DIGITAÇÃO: ESTEFANIA – REV.: ALLANA