Buscar

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ANHEMBI MORUMBI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POO_Atividade2
PERGUNTA 1
“Um map é uma coleção de pares chave/valor de objetos. Como o arraylist, um map pode armazenar um número flexível de entradas. Uma diferença entre o ArrayList e um map é que com um map cada entrada não é um objeto, mas um par de objetos. Esse par consiste em um objeto chave e um objeto valor. Em vez de pesquisar entradas nessa coleção que utiliza um índice de inteiros, utilizamos o objeto chave para pesquisar o objeto valor.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. Editora Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2004. p. 120.).
Apesar de não ser considerada uma Collection, a interface Map faz parte da API Collection. Neste sentido, existe uma árvore de hierarquia do map. Assinale a ordem correta hierarquia do map.
	
	
	.Map - SortedMap - TreeMap.
	
	
	.Map - TreeMap - SortedMap.
	
	
	.SortedMap - Map - TreeMap.
	
	
	.SortedMap - TreeMap - Map.
	
	
	.TreeMap
- SortedMap - Map.
PERGUNTA 2
“As variáveis de classe são frequentemente utilizadas para armazenar um valor que deve ser sempre o mesmo para todas as instâncias de uma classe. Em vez de armazenar uma cópia do mesmo valorem cada objeto, o que seria um desperdício de espaço e que talvez fosse difícil coordenar, um único valor pode ser compartilhado entre todas as instâncias. Java suporta métodos de classe.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 136.).
Podemos compreender o nível de complexidade ao criar instâncias para classes na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo de se criar um atributo com o tipo static ?
I. O atributo se torna um atributo da classe.
II. Não se torna um atributo para cada objeto do tipo daquela classe.
III. O atributo fica restrito somente àquela classe.
IV. Torna inacessível o conteúdo dos atributos por outras classes.
É correto o que se afirma em:
	
	
	.I, apenas.
	
	
	.II, apenas.
	
	
	.II, III e IV.
	
	
	.III e IV.
	
	
	.I e II.
PERGUNTA 3
“Um exemplo cotidiano de um map é uma lista telefônica. Uma lista telefônica contém entradas e cada entrada é um par: um nome e um número de telefone. Você utiliza uma agenda de telefones para pesquisar um nome e obter um número de telefone. Não utilizamos um índice – a posição da entrada na agenda de telefones – para localizá-lo. Um map pode ser organizado de tal maneira que a pesquisa de um valor para uma chave seja fácil.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 121.).
Conforme citado no excerto, a interface map, na sua estrutura, permite que cada elemento armazene duas informações: uma chave e um valor. Indique quais as outras características da interface map?
I.         Na criação da implementação basta informar a chave.
II.        As chaves não podem ser duplicadas.
III.      Implementa a interface pelo uso das implementações LinkedHashMap.
IV.      No HashMap os elementos são ordenados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	.II e III.
	
	
	.I e III.
	
	
	.II e IV.
	
	
	.I e IV.
	
	
	.III e IV.
PERGUNTA 4
“Ao escrever um programa de computador em uma linguagem orientada a objetos, você criará, em seu computador, um modelo de alguma parte do mundo. As partes das quais o modelo é construído são os objetos que aparecem no domínio do problema. Esses objetos devem ser representados no modelo de computador que estiver sendo criado. Os objetos podem ser categorizados e uma classe descreve – de maneira abstrata – todos os objetos de um tipo particular.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – Uma introdução prática usando o Bluej . 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 2.).
Pelo enunciado, podemos que os programas desenvolvidos em linguagem orientada a objetos representam uma imagem do mundo. Nesta representação de objetos encontra-se a ideia de encapsulamento. O que significa encapsulamento em orientação a objeto?
	
	
	.Encapsular significa esconder os métodos do código durante a implementação.
	
	
	.Encapsular significa abstrair os métodos do código durante a implementação.
	
	
	.Encapsular significa esconder detalhes do código durante a implementação.
	
	
	.Encapsular significa abstrair detalhes do código durante a implementação.
	
	
	.Encapsular significa esconder os atributos do código durante a implementação.
PERGUNTA 5
A coleção pode conter um grupo de objetos de diferentes maneiras que  Set ,  Liste   Queue fornecem. Um conjunto é definido como um grupo de objetos exclusivos. O que é considerado único é definido pelo método iguais do tipo de objeto que ele contém. Em outras palavras, um conjunto não pode conter dois objetos iguais. Ao contrário de um conjunto, uma lista pode conter entradas duplicadas.
Na linguagem Java, Collections Framework é um conjunto bem definido de interfaces e classes para representar e tratar grupos de dados como uma única unidade. Neste sentido, quais as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras sobre Collections Framework ?
 
I. ( ) Interfaces são tipos abstratos que representam as coleções.
II. ( ) Na interface o acesso deverá ser feito obrigatoriamente pelos objetos.
III. ( ) O segundo elemento da Collections são as implementações abstratas das interfaces.
IV. (  ) Os algoritmos são os atributos que estão disponíveis pela interface.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	.V, V, F, F.
	
	
	.F, V, V, F.
	
	
	.F, F, V, F.
	
	
	.V, F, F, V.
	
	
	.F, V, V, V.
PERGUNTA 6
“Ao aceitarmos a concorrência, também permitimos que um objeto destinatário seja bombardeado por mensagens de vários objetos remetentes executando concorrentemente. Uma vez que essas mensagens podem chegar mais rápido do que o objeto destinatário consegue processá-las, elas terão de ir a algum lugar para esperar pela vez delas. Elas vão para uma ‘sala de espera’, mais frequentemente conhecida como uma fila [queue] de mensagens.”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 158.).
Portanto, podemos compreender a partir da citação, que existem diversas interfaces, inclusive de filas. Neste sentido, o que significa a interface Queue?
	
	
	.A interface Queue será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
	
	
	.A interface Queue
será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos não forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
	
	
	.A interface Queue
será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e não forem passíveis de aceitar sequenciamento de elementos.
	
	
	.A interface Queue
será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos não forem importantes e não forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
	
	
	.A interface Queue
será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar sequenciamento de elementos.
PERGUNTA 7
“Podemos utilizar classes de biblioteca exatamente da mesma maneira como utilizaríamos nossas próprias classes: as instâncias são construídas utilizando new e as classes têm campos, construtores e métodos. Arraylist é um exemplo de uma classe de coleção. As coleções podem armazenar um número arbitrário de elementos, sendo cada elemento outro objeto.”  (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 77.).
O uso de coleções na orientação a objetos torna o código mais robusto e de maior manutenibilidade. Neste caso, como o Java disponibiliza a estrutura do API Collections ?
	
	
	.Estrutura dinâmica.
	
	
	.Estrutura privada.
	
	
	.Estrutura pública.
	
	
	.Estrutura estática.
	
	
	.Estrutura nula.
PERGUNTA 8
“Chamamos métodos que alteram o estado de seu objeto de métodos modificadores.
Da mesma maneira como pensamos nos métodos de acesso como solicitações de informações (perguntas), você pode pensar nos métodos modificadores como solicitações para um objeto alterar seu estado. Um efeito característico de um método modificador é que um objeto exibirá com frequência o comportamento ligeiramente antes e depois de ser chamado.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 28.).
Os modificadores de acesso permitem liberar, ou não, informações do código. Neste sentido, analise os modificadores e associe com as afirmativas.
(1)   Public .
(2)   Protect .
(3)   Private .
( 1 ) Permite acesso à classe, pacote, subclasse e globalmente.
( 2 ) Permite acesso à classe, pacote, subclasse, mas não globalmente.
( 3 ) Permite acesso à classe, não ao pacote, nem subclasse e nem globalmente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	2, 3, 1.
	
	
	1, 2, 3.
	
	
	3, 2, 1.
	
	
	1, 3, 2.
	
	
	2, 1, 3.
PERGUNTA 9
“Um método abstrato consiste na definição de uma assinatura na classe abstrata. Este método deverá conter uma implementação na classe-filha, mas não deve possuir implementação na classe em que ele é definido. Um método final não pode ser sobrescrito, ou seja, não pode ser redefinido na classe-filha. Para marcar um método como final, basta utilizar o operador final no início de sua declaração.”. (ZENZELUK, J. H.; RIBEIRO, S. Um estudo para a evolução do PHP com a linguagem Orientada a objetos . Revista Científica Semana Acadêmica , Fortaleza v. 3, n. 1, 2014.).
No universo de orientação a objeto, existem diversos fundamentos que são de importância crítica. Neste sentido, para o programa funcionar, esses elementos precisam conversar entre si, interagindo de acordo com a lógica que implementamos. Indique quais as outras interações entre as classes estão corretas.
I.         Associação é uma conexão entre classes, consequentemente será uma conexão entre seus objetos também.
II.        A agregação é quando precisamos que uma classe tenha acesso a informações de outra classe, dentro de suas operações.
III.      Quando o programa permite fazer associação, não se separa as informações e é possível manuseá-las de maneira mais adequada.
IV.      Na composição, se a classe que utiliza as outras classes, deixar de existir no programa, obrigatoriamente as outras classes deixam de existir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
	
	
	.I, III e IV.
	
	
	.II e IV.
	
	
	.I, II e IV.
	
	
	.I, II e III.
	
	
	.III e IV.
PERGUNTA 10
“Vimos que o uso de campos públicos é uma prática que talvez crie uma forma desnecessariamente forte de acoplamento entre as classes, com este acoplamento forte, pode ser necessário fazer alterações em mais de uma classe para o que deveria ter sido uma simples modificação. Portanto, campos públicos devem ser evitados. Contudo, há uma forma ainda pior de acoplamento, que é o acoplamento implícito”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 194.).
 
Podemos compreender a complexidade de encapsulamento na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo do método set ?
	
	
	.É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum método de uma classe.
	
	
	.É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe.
	
	
	.Nomeamos um método de acesso com set toda vez que este método for acessar o tipo de algum campo ou atributo de uma classe.
	
	
	.É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for ler algum campo ou atributo de uma classe.
	
	
	.É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for ler algum método de uma classe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando