Buscar

Resumo locação de obra e serviços preliminares

Prévia do material em texto

Resumo – TPCI
Para fazer uma obra é necessário seguir as seguintes etapas: ter o terreno, documentar o terreno, fazer o projeto da obra, levar o projeto para reconhecimento na prefeitura e começar os serviços preliminares. 
Os serviços preliminares são: a limpeza do terreno, a sondagem, o projeto topográfico, o nivelamento (ou terraplanagem), o tapume, e por fim, a locação de obra.
Cada uma dessas etapas precisa de ferramentas, equipamentos e máquinas específicas. Na limpeza do terreno, por exemplo, é preciso de ferramentas como enxada, pá, facão, machado, martelo, serrote e marreta. Os equipamentos para a limpeza do terreno são as EPI’s, carro de mão, tábuas, corrente de ferro, trena de aço e linha de nylon. E as máquinas para a limpeza são os tratores, caminhões, pá carregadeira e caçambas.
Nas demais etapas (sondagem, projeto topográfico, nivelamento, tapume e locação de obra) são necessários outros tipos de ferramentas, equipamentos e máquinas.
O tapume colocado é utilizado para impedir que corpos estranhos entrem na obra, dando segurança para o trabalhador que está dentro da obra e para as pessoas que estão fora. 
Quando o tapume fica pronto, começa então a locação de obra, que nada mais é que a transposição do projeto do papel para o terreno. Ou seja, tirar todas as medidas que estão no papel e colocar no terreno com o auxílio de estacas, tabuas e linhas. A locação de obra é muito importante, pois qualquer erro que tiver nessa etapa, vai transmitir para a obra e o resultado final ficará errado.

Continue navegando