Buscar

ATIVIDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
1. As teclas de atalho costumam ser o diferencial para um bom projetista. Mas para quem utiliza o AutoCAD para elaboração de projetos de engenharia, os atalhos de teclado possibilitam uma grande vantagem e rapidez na execução dos desenhos. As teclas de atalho mais conhecida são as dos comandos básicos ( line, circle, copy, trim, erase, zoom, dentre outros), que normalmente se utilizam de 1 a 2 letras combinadas de "enter". Entretanto, o uso das teclas de função (F) do teclado também podem ser utilizadas. 
  
Relacione as colunas sobre as teclas de função (F) do teclado: 
(a) F3 
(b) F10 
(c) F7 
(d) F8 
(e) F11 
  
( ) liga e desliga o método de criação polar 
( ) liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais 
( ) liga e desliga o OTrack 
( ) liga e desliga sistema automático de detecção de pontos de precisão 
( ) liga e desliga o Grid 
  
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	
	c, d, e, b, a.
	
	
	b, c, e, a, d.
	
	
	e, c, b, d, a.
	
	
	b, d, e, a, c.
	
	
	a, c, b, d, e.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Vamos imaginar a seguinte situação: você é um engenheiro de um condomínio com 5 torres de apartamentos de dois e três dormitórios. Antes da entrega do condomínio, houve a necessidade de mudança no acabamento na pintura interna dos apartamentos e sua equipe está com o tempo reduzido para verificar as questões de novas aquisições de materiais. 
Com base na informação acima e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a melhor e mais rápida alternativa (software ou tecnologia) a ser usada para resolver o problema.
	
	
	AutoCAD.
	
	
	Civil 3D.
	
	
	BIM.
	
	
	AutoCAD Map.
	
	
	AutoCAD 3D.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. Como o AutoCAD é um dos softwares mais utilizados na área da engenharia para fazer desenhos ou projetos na área, o projetista utiliza-se de diversas ferramentas e comandos para construção, edição e visualização dos elementos desenvolvidos. O acesso ao software, por sua vez pode ser realizado por diferentes atalhos que trazem muitos comandos na sua bagagem. 
Assinale a alternativa que apresente os comandos que se remetem aos atalhos pl, pol, p remetem-se ao qual comando:
	
	
	Polygon; Plan; Zoom.
	
	
	Plan; Polyline; Pan.
	
	
	Pan; Polygon; Plan.
	
	
	Polyline; Polygon; Plan.
	
	
	Polyline; Pan; Plan.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Os softwares desenvolvidos pela Autodesk para elaboração de desenho em 2D e 3D são mais utilizados pelos engenheiros e arquitetos para planejamento e execução de projetos na área de engenharia.  O AutoCAD foi a passagem das pranchetas, papel e caneta para as telas do computador e é bastante empregado na engenharia para a representação de projetos e os seus detalhamentos. A partir do desenvolvimento do AutoCAD surgiram outros, com aplicações de tecnologias que vieram para facilitar a vida do profissional de engenharia e entregar um material de mais qualidade para seus clientes. 
  
Com base nas informações acima, julgue Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmativas abaixo a respeito dos softwares AutoCAD, BIM e Civil 3D. 
  
( ) O uso de comandos via teclado otimiza o trabalho do projetista 
( ) O Civil 3D atua em conjunto com o BIM 
( ) Uma das aplicações do BIM é na execução de sondagens geotécnicas 
( ) O Civil 3D consegue detalhar informações sobre um projeto (início ao fim) 
( ) A ferramenta de Parcels no BIM, pode ser utilizada para divisão de terrenos 
  
Agora, assinale a sequência correta
	
	
	V, V, V, F, F.
	
	
	F, V, F, V, F.
	
	
	V, F, V, F, V.
	
	
	F, F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, F, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
1. O AutoCAD é um software eficaz e essencial na vida de todo profissional da engenharia. Além da engenharia, várias outras áreas usam o software AutoCAD, como a arquitetos e designers. Entretanto, o que muitos profissionais dos setores pertinentes não conhecem é que o trabalho pode ser ainda mais eficiente e rápido se você compreender alguns truques, como os comandos do software. Nesse sentido, para dominar o software, o ideal é saber usar os recursos que ele oferece. 
  
Analise, a imagem abaixo representam um desenho (parte de um projeto) antes e depois da utilização de um comando do AutoCAD. 
 
Fonte: Elaboração da autora 
  
Agora, assinale a alternativa correta sobre qual o comando utilizado na imagem acima.
	
	
	Move.
	
	
	Hatch.
	
	
	Mirror.
	
	
	Scale.
	
	
	Stretch.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
1. A aplicação do BIM em projetos no setor de engenharia necessita partir de mudanças de processos, conceitos e perfil profissional dos agentes envolvidos. Essencialmente, o instrumento exige mais planejamento e menos execução. Há uma anulação de modelos com o conceito de projetar, no qual atualmente prevalece o modelo 2D, que exige um grande trabalho braçal, falta de precisão, possíveis fontes de erro, revisão demorada e retrabalho. Com a aplicação do BIM, os projetos se tornaram mais completos, precisos (GONÇALVES JR, 2019). 
  
GONÇALVES JR, F. BIM como ferramenta de inovação para projetos. 2019. Disponível em: http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/bim-como-ferramenta-de-inovacao-para-projetos/. Acesso em: 28 jun. 2019. 
  
Analise, as afirmativas abaixo e julgue Verdadeiro (V) e Falso (F): 
  
( ) Projeto integrado, essencialmente, com as informações da área de custos 
( ) Apresenta a possibilidade para efetuar simulações 
( ) Atua somente com projetos em 2D 
( ) Os custos envolvidos no projeto são mais precisos 
( ) Aplicabilidade em obras públicas e indústrias
	
	
	F, V, F, V, V.
	
	
	F, V, V, V, F.
	
	
	V, F, V, F, F.
	
	
	F, F, V, F, F.
	
	
	F, V, F, F, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
1. A tecnologia do BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling) está cada vez mais presente no setor da engenharia, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados há muitos anos nesse setor. Um dos grandes desafios do setor da engenharia, era a compatibilização de projetos, o que pode ser solucionado com o uso do BIM, que reduz os erros comuns. 
Para uso do BIM na execução de sondagens geotécnicas, assinale a alternativa que apresenta o arquivo correto para iniciar o projeto:
	
	
	arquivo com extensão .csv.
	
	
	arquivo com extensão .dwf.
	
	
	arquivo com extensão .dwg.
	
	
	arquivo com extensão .xls.
	
	
	arquivo com extensão .doc.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
1. Os atalhos no teclado para acessar os comandos são muito úteis. Entretanto, o projetista pode atribuir comandos do AutoCAD aos botões do mouse. O mouse possuiu diferentes funções no AutoCAD, como por exemplo o botão esquerdo tem como finalidade ativar os comandos nos menus e selecionar os elementos do desenho; o botão direito apresenta a mesma função do ENTER do teclado. 
  
Com base nas informações acima, assinale a alternativa que apresenta o comando que é acessado ao clicar duas vezes com o botão scroll do mouse.
	
	
	Scale.
	
	
	Pan.
	
	
	Navigation Wheel.
	
	
	Zoom.
	
	
	Move.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
1. Os comandos do AutoCAD tornam possível criar toda base e estrutura que resultará nos elementos desenvolvidos para um projeto de engenharia. Entre os principais desenhos básicos e seus comandos, podemos destacar a linha, o retângulo, o círculo, o arco, além das funções como hachurar, estender, apagar, dividir, dentre outras. 
  
Com base nas informações acima, assinale a alternativa que apresenta o comando que permite com que um texto ou objeto seja espelhado no próprio desenho:
	
	
	align.
	
	
	stretch.
	
	
	style.
	
	
	mach properties.
	
	
	mirror.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
1. AutoCAD é um software do tipo CAD ( computer aideD design — desenho auxiliado por computador), desenvolvido pela Autodesk, utilizado como apoio para a elaboração de projetos em desenho técnico em duas 2D e 3D. Dentro do software, o projetista tem a oportunidade de agilizar o trabalho com o emprego de comandos com as mais diferentes funções. 
  
Acerca do AutoCAD, julgue as informações abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) 
  
( ) O comando Trim permite estender elementos até um limite
estabelecido 
( ) O comando Splin cria curvas denominadas Beta-splines 
( ) O comando Divide marca o elemento em um determinado número de segmentos através de pontos 
( ) O comando Boundary é utilizado para criar uma polilinha aberta sobre elementos já existentes 
( ) O comando Mass Properties é útil para conhecer características de uma área fechada 
  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de V ou F:
	
	
	V, F, F, V, V.
	
	
	F, F, V, F, V
	
	
	V, V, F, V, F.
	
	
	F, F, F, V, F.
	
	
	F, V, V, F, V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais