Buscar

Chipset: Central de Comando da Placa-Mãe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Chipset
Chipset é o nome originado (dado) a um conjunto de chips que tem seu funcionamento como uma central. O chipset funciona como uma central de comando na placa – mãe. Isso acontece por que o chipset recolhe as informações e as envia para onde os dados devem ser executados. O chipset é um dos principais fatores para que o computador tenha um bom desempenho. Se compararmos com outros componentes o chipset fica atrás somente do processador e das memórias evidentemente.
Os chipsets surgiram para que as placas – mãe tivesse uma compactação maior e seu espaço na composição da mesma. Isso aconteceu porque antigamente as placas possuíam vários chips e cada um era responsável por um setor (ponto) como: rede, som, vídeo, etc. assim já se imagina o espaço que eles tomavam na placa – mãe tendo sua estrutura comprometida, então seguindo o raciocínio os fabricantes encontraram uma solução e então decidiu-se unir os chips, acoplando uns aos outros, formando assim uma “ponte” de comunicação entre os componentes existentes na placa.
Nas placas – mãe atuais, encontramos apenas dois chipsets e foram definidos como: chipset (Ponte Norte) e Chipset (Ponte Sul).
Chipset Ponte Norte
Esse chip é o responsável pela parte mais importante do computador, pois é conectado diretamente ao processador. Ele possui um controlador de memória, como o próprio nome diz: Controla a gravação e leitura de dados da memória RAM. O que devemos saber é que o chipset faz a comunicação com a placa – mãe e os componentes, ficando claro que o processador não se comunica diretamente com a memória, mas sim com o controlador da memória RAM, que faz então todo trabalho, e além disso, o Chipset Ponte Norte é um controlador de Barramento AGP e PCI – Express, que faz o gerenciamento da placa de vídeo do computador. Então podemos afirmar que o chipset Ponte Norte trabalha como intermediário, gerenciando a informação da placa de vídeo até o computador.
· Controlador de memória
· Controlador do barramento AGP
· Controlador do barramento PCI Express x16
· Interface para transferência de dados com a ponte sul
PCI – EXPRESS, no caso desse barramento, dependendo do processador utilizado, o chipset Ponte Norte, pode estar integrado (acoplado) diretamente ao processador. É importante dizer na maioria das placas – mãe você encontra um dissipador de calor sobre o Chipset Ponte Norte. Isso se faz necessário, pois esse chip pode atingir altas temperaturas.
Chipset ponte sul
O chipset ponte sul é um pouco menor e conhecido como controlador de entrada e saída é bem mais simples que o chipset Ponte Norte. Este chip é fixado próximo aos barramentos que controla os dispositivos de entrada e saída como: rede e som e sua função é controlar as portas seriais e paralelas. Além disso o chipset Ponte Sul controla outros dois chips que são as Bios (Basic Imput Output Systen), em português significa: Básico de Entrada/Saida do Sistema, responsável por armazenar e manter as configurações do computador.
O outro chip é o Super I/O que controla os dispositivos mais antigos como portas serias e paralelas, inclusive os disquetes que se usavam, que hoje em dia não existem mais nos gabinetes modernos. Esse mesmo chipset controla a bateria da placa – mãe pelo qual mantém as informações tal como data e hora mesmo estando desligado o computador. Temos também o HD entre eles: CD – ROM e DVD que são aplicados através das portas IDE (Integrated Drive Eletronic), temos também o SATA (Serial Attachment tecnology Advanced) que em português significa: Tecnologia Avançada de Anexo Serial, responsável pela transmissão de Dados.
Outra função importante desse chipset é controlar os dispositivos ON – BOARD, além das placas externas que podem ser conectadas a placa – mãe e o controle das portas USB.
O chipset Ponte Sul está ligado diretamente com o chipset Ponte Norte, assim ambos têm uma comunicação e faz com que troquem dados entre si. Um exemplo fácil de entender: quando a memória precisa buscar algo de forma rápida, tal informação trafega (percorre) do HD até a Ponte Norte, onde a mesma só entregará a memória depois de um tempo (milésimos de segundos).
. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
 
 
 
 
 
 
  
  
 
 
 
 
 
CHIPSET
(PONTE NORTE, PONTE SUL)
 
  
DISCIPLICA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
ALUNO: HÉGON NYKOLAS
MATRICULA: 2018183673
CURSO: REDES DE COMPUTADORES
PROF: PAULO RICARDO GALHANONE
 
 
 
 
 
RIO DE JANEIRO 
2018

Continue navegando