Buscar

Questionario II - Biossegurança e Ergonomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	BIOSSEGURANCA E ERGONOMIA
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
· Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Quanto à classificação de grupos e destino final dos resíduos do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), marque a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Grupo E – perfurocortantes = incineração.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são procedimentos ou equipamentos utilizados ou, até mesmo, projetados para a proteção de um grupo de pessoas, a fim de realizar determinada tarefa ou qualquer atividade. Essas medidas são para que a segurança coletiva seja alcançada, ou seja, que se atinja a segurança de diversos trabalhadores envolvidos em uma mesma atividade e/ou procedimento de trabalho. Marque a opção INCORRETA quanto aos exemplos de EPCs:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Jaleco, gorro e máscara.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A CLT surgiu como necessidade institucional após a criação da Justiça do Trabalho em 1939. Ela é chamada de Consolidação das Leis Trabalhistas, em vez de Código das Leis Trabalhistas, porque seu objetivo foi apenas reunir a esparsa legislação trabalhista já existente à época, consolidandoa. A assinatura do documento se deu em 1 º de maio de 1943. Como anexos da CLT, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à medicina e segurança no trabalho no Brasil e são de observância obrigatória por todas as empresas.
No universo das NRs, quem regulamenta os equipamentos de proteção individual é a NR6. Marque a opção correta quanto aos equipamentos de proteção individual (EPI).
 
I- De acordo com essa norma, é considerado equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador e destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
II- A utilização de EPIs deve ser, em qualquer situação de trabalho, um complemento à utilização dos EPCs. Para a determinação de qual deve ser o EPI adequado para o trabalhador, o primeiro passo é identificar de quais os riscos ele deve ser protegido e essa avaliação deve ser qualitativa e quantitativa do risco, que definirá qual a potencialidade do dano ao organismo do colaborador.
III- O uso de EPIs como capacetes, calçados de segurança, óculos de proteção contra partículas volantes e luvas deve ser adotado sempre que todas as medidas de proteção forem utilizadas e mesmo assim permanecer o risco para o trabalhador acima dos limites toleráveis de segurança, colocando em perigo a integridade física e psíquica do trabalhador.
IV- Após a avaliação e a caracterização do risco, ele deve ser enfrentado em sua origem para que possa ser neutralizado ou eliminado. Caso a situação de risco se mantenha, os membros do SESMT deverão realizar uma ação de proteção coletiva entre a zona de risco e os trabalhadores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A utilização de EPI também deve ser avaliada como medida de redução de custos, já que a sua não utilização poderá causar mais danos aos trabalhadores e aumentar as despesas. A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente aos empregados EPIs adequados ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Cabe ao empregador orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, a guarda e a conservação dos equipamentos. Sendo assim, o empregador deve, principalmente, exigir seu uso. É de responsabilidade do SESMT, em conjunto com a avaliação da Cipa e dos próprios trabalhadores, a recomendação do uso adequado de EPI para cada risco existente de determinada atividade. Marque a opção correta quanto aos tipos de EPIs:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Os óculos de segurança servem para proteger o trabalhador em atividades que possam causar ferimentos nos olhos provenientes de impacto de partículas e respingos, em trabalhos que possam causar irritação nos olhos e outras lesões decorrentes da ação de líquidos agressivos e outras lesões decorrentes da ação de radiações perigosas.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os perigos biológicos são os mais presentes entre todos os perigos analisados. A quase onipresença dos microrganismos reduz a eficiência de medidas para evitar a sua presença e isso resulta na necessidade de adotar medidas para eliminálos. Eliminação não é uma palavra correta para este caso, pois não existe eliminação total, sempre existirá a probabilidade da sobrevivência de alguns microrganismos, além disso, qualquer processo de limpeza tem prazo de validade. A palavra adequada para esse processo é descontaminação. Marque a opção correta quanto à classificação de artigos médicos hospitalares:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Descontaminação pode ser considerada como uma série de procedimentos cujo objetivo é reduzir a carga de microrganismos de um utensílio até um nível aceitável, onde esse nível é dado pelo uso que o utensílio a ser descontaminado tem.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A classificação dos artigos médico-hospitalares depende da aplicação do utensílio e será exigido um nível de descontaminação específico. Na área da saúde, cada instrumento ou utensílio utilizado é um transmissor de infecções em potencial. Marque a opção correta quanto à classificação dos artigos médico-hospitalares:
 
I- Artigos não críticos – são os que não entram em contato com pacientes ou que interagem apenas com a pele íntegra e apesar de apresentarem baixo risco de transmissão de infecções podem servir de disseminação de microrganismos entre os pacientes.
II- Artigos semicríticos – são os artigos que entram em contato com a membrana mucosa que reveste os órgãos internos, como tubo digestivo, intestino ou pulmões, ou com a pele não íntegra. A pele íntegra é impermeável a microrganismos, mas, se estiver rompida, permite o ingresso destes.
III- Artigos críticos – são aqueles que penetram em tecidos ou têm contato com o sangue, portanto, possuem alto risco de infecção.
IV- Artigos semicríticos – são aqueles que penetram em tecidos ou têm contato com o sangue, portanto, possuem alto risco de infecção.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As sentenças I, II e III estão corretas e a sentença IV está errada.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Esterilização é a destruição de todas as formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus. Da mesma forma que a desinfecção, esse processo pode ocorrer por meios físicos ou químicos e o resultado final de um processo de eliminação de microrganismos é proporcional à quantidade inicial de microrganismos, por isso é muito importante que se façam uma limpeza e uma desinfecção antes da esterilização. Marque a opção correta quanto ao processo de esterilização:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O produto gasoso de esterilização mais comum, muito usado em hospitais, é óxido de etileno (EtO). Ele é inflamável e carcinogênico, mas, se misturado com dióxido de carbono (8,5% de EtO e 91,5% de CO 2), tornase seguro para trabalhar.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2004), a saúde ambiental “se refere aos aspectos da saúde e qualidade de vida humana determinados por fatores ambientais, sejam físicos, químicos, biológicos ou sociais”. Ainda destaca a teoria e a prática de avaliação, correção, controle e prevenção daqueles fatores que presentes no ambiente podem afetar potencialmente de forma adversa a saúde humana de gerações presentes e futuras. Os resíduos provenientes da assistência à saúde são possíveis veículos de contaminação e de poluição do solo, ar e água, estando incluídos no grupo que exige tratamento específico para a preservação do meio ambiente. Assim, toda instituição deve ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), garantindo
a exposição mínima dos trabalhadores bem como de outras pessoas e do ambiente. Marque a opção correta quanto às ações de manejo dos resíduos sólidos:
 
I- O momento da geração é quando o profissional inicia um processo de trabalho que irá finalizar com um resíduo a ser descartado. Nesse momento o profissional já deve ter planejado ações para que a geração deste resíduo não cause nenhum impacto ou risco à sua saúde ou à do paciente ou dano ao ambiente. No momento da segregação, a operação deve ser realizada a considerar a identificação e a separação dos resíduos no momento da geração. É necessário que o empregador garanta o uso de EPI adequado pelos profissionais. A segregação tem como principal objetivo evitar a mistura de resíduos incompatíveis.
II- O armazenamento é o momento de guarda dos resíduos em recipientes adequados de acordo com o seu tipo e suas características, logo após a sua manipulação e geração. Consiste no ato de embalar os resíduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam às ações de punctura e ruptura. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatível com a geração diária de cada tipo de resíduo. O acondicionamento temporário dos resíduos deve ser feito em local específico e apropriado, pois visa à guarda dos recipientes com os resíduos já acondicionados. Deve ser um local em ambiente externo, exclusivo, e com acesso para os veículos coletores.
III- A coleta final é o transporte até a unidade de tratamento ou destinação final. Nesse momento, se devem utilizar técnicas de preservação da integridade física do pessoal designado para essa atividade, da população e do ambiente, e estar de acordo com as normas dos órgãos de limpeza urbana. O tratamento final é o processo realizado dentro dos padrões de segurança que modifica as características físicas, químicas ou biológicas dos resíduos, eliminando ou minimizando o risco associado a estes.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As sentenças I e III estão corretas e a sentença II está errada.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A expressão “análise ergonômica do trabalho” começou a ser utilizada após ação de uma nova versão de uma das normas que disciplinam as matérias de segurança e saúde do trabalhador no Brasil, a qual dizia textualmente que “cabe aos empregadores realizar a análise ergonômica do trabalho”. Tratase da Norma Regulamentadora de Ergonomia 17, ou NR-17, do Ministério do Trabalho e Emprego, que, em sua nova versão, ampliava o campo normativo da ergonomia. Marque a opção correta quanto aos fatores estruturantes das representações de bem-estar no trabalho:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Relações socioprofissionais do trabalho - relações hierárquicas (chefia imediata, chefia superiores); relações com os pares colegas de trabalho, membros de equipes); relações externas (cidadãosusuários dos serviços públicos, clientes e fornecedores de produtos e serviços privados, prestadores de serviços, auditores, fiscais).
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para a avaliação do risco ocupacional é preciso primeiro entender a diferença entre o conceito de risco e de perigo, pois risco é a probabilidade de perigo, geralmente, com ameaça física para o homem e/ou para o ambiente, enquanto perigo é a situação em que a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal ou um objeto se encontra sob ameaça. Marque a opção correta quanto aos objetivos na identificação do perigo:
 
I- Identificar os órgãos ou sistemas específicos do corpo que possam ser afetados e encontrar anomalias ou enfermidades específicas que possam ser produzidas.
II- Estabelecer as condições de exposição e doses que causem formas específicas de danos ou doenças.
III- Verificar a natureza e a evolução específica das doenças produzidas por uma substância.
IV- Investigar os processos biológicos que fundamentam a produção do dano ou doença observada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais