Buscar

AVALIAÇÃO III DISCURSIVA FLEX - LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E TRABALHISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Existe uma diferença entre a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho. Leia atentamente o exemplo a seguir:
Maria labora na empresa M Malhas como costureira, e, há algum tempo, vem fazendo tratamento para minimizar as terríveis dores que sente na coluna. Como não obteve melhoras, o desempenho de suas funções restou prejudicado, levando seu médico a lhe fornecer atestado, sugerindo afastamento de suas atividades laborais por 45 dias. Após os 15 dias pagos pela empresa, Maria submeteu-se à perícia médica junto ao INSS, onde lhe foi concedido auxílio doença por 30 dias.
Identifique se houve a suspensão ou interrupção do contrato de trabalho, justificando sua resposta.
	Resposta Esperada:
Nos primeiros 15 dias, houve a interrupção do contrato de trabalho, pois Maria não estava trabalhando, mas seu salário estava sendo pago pela empresa. Após os 15 dias, houve a suspensão do contrato de trabalho, pois não é mais a empresa quem pagará o salário de Maria, e sim o INSS. Portanto, não existe a prestação de serviços e nem o pagamento de salário pelo empregador.
	2.
	Juca precisou afastar-se de seu emprego para cumprir o serviço militar obrigatório. Contudo, está muito receoso, haja vista ter ouvido falar que será demitido por conta desse afastamento, pois a empresa deixou de depositar seu salário. Feitas essas considerações, responda às seguintes questões: pode Juca ser demitido da empresa durante o período de cumprimento do serviço militar? O que ele deverá fazer caso queira retornar ao antigo cargo exercido na empresa, após a baixa do serviço militar?
	Resposta Esperada:
Não pode a empresa demitir Juca durante o cumprimento do serviço militar obrigatório. Para que Juca possa retornar ao antigo cargo exercido, deverá notificar o empregador desse intento, através do envio de telegrama ou carta registrada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais