Buscar

REDAÇÃO DE SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

Dessemelhança Estrutural
 Temos a desigualdade social como tema sério de nossa sociedade, através dela fica bem claro e evidente nossas diferenças. Continua ocorrendo a miscigenação entre os povos, contudo os preconceitos não desaparecem. Assim permanece essa mancha em nossa história.
 No decorrer do tempo, tivemos várias espécies de desigualdades, sejam elas entre ricos e pobres, ou entre brancos e negros, apesar disso a sociedade continuou evoluindo, mas as diferenças persistiram. Movimentos, revoluções e leis todas com o propósito de diminuir a distância entre os povos, porém ainda estamos longe de encerrar esse assunto histórico. 
 De acordo com Jean-Jacques Rousseau, “A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência.”, tendo em vista que o próprio homem realiza o mal que ele tenta combater, assim beneficiando apenas a si mesmo.
 A questão que temos que pensar seria a seguinte: Vivemos em mundo capitalista, em que, a concentração de poder que temos é o dinheiro, assim temos o dinheiro como o poder, dessa forma temos um ciclo infinito no capitalismo, no qual o rico e o pobre se sustentam. O racismo permanece porque se tornou uma cultura, ou seja, um costume passado de geração a geração, mesmo contra tudo e a todos.
 Para lidarmos com esse problema histórico, já foi dito que a sociedade tentou todos os tipos de meios para a diminuição, entretanto não ouve uma sugestão que realmente apagasse esse mal. A possibilidade moral, e que tem um real sentido, seria a mudança individual de conduta e pensamento de cada ser presente nesta Terra.
Colégio Militar Tiradentes 
São Luís, 04 de dezembro de 2020
Lucas Silva Desterro n° 21°/2° ano D

Continue navegando