Buscar

LISTA 1_CAP 1_22_introdução_SUYANNE_PIRES

Prévia do material em texto

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS
1- Com que se ocupa a Ciência dos materiais e qual sua importância na engenharia moderna?
R: Ela é muito importante para área da engenharia, pois auxilia em encontrar, desenvolver, e melhorar as propriedades dos materiais, e as relações que contém neste ramo. Ela se ocupa do projeto ou engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto pré-determinado de propriedades, e evoluções dos materiais. 
2- Diferencie conhecimento fenomenológico e enciclopédico.
Conhecimento Fenomenológico – Revolucionário, comprovação dosfenômenos ocorridos, através do conhecimento da ciência dos materiais. 
Conhecimento Enciclopédico – Conhecimento empírico, sem embasamento técnico.
3- Cite dois produtos que podem ser classificados como :
Monoestruturado: PVC e Cerâmica
Recobrimento: engrenagens, eixos de aço.
4- Como se interlacionam estrutura, propriedades processamento e desempenho em serviço de um material?
Essas três variáveis são interdependentes, que são de grande importância para o desempenho do material, sendo assim caso um destes falhe poderá sim influenciar nos demais pontos.
5- Como se divide e qual o critério no estudo da estrutura de um material?
Divide-se no estudo da estrutura atômica, estrutura cristalina, microestrutura e macroestrutura.Este critério está associado ao valor dimensional de cada nível estrutural
A estrutura atômica: estudo do átomo em sim, raio atômico e partículas elementares.
Estrutura cristalina: estuda a estrutura molecular, célula unitária e distancia atômica.
Microestrutura: estuda orientação, distribuição proporção, tamanho, composição, fases, formas.
Macroestrutura: estuda os acabamentos e a geometria das peças.
6- Em que estaria baseada a mudança de propriedades de um mesmo material fabricados por diferentes processos?
Os processos aplicados podem formar diferentes microestruturas em um material, originando diferentes propriedades para este mesmo material. 
7- Diferencie propriedades de corpo e de superfície.
Propriedades de corpo caracterizam o material quanto ao comportamento mecânico, propriedades elétricas, magnéticas e condutividade térmica; propriedades de superfície caracterizam o material quanto à reatividade com o meio, resistência à corrosão e ao desgaste, biocompatibilidade e efeito decorativo.
8- Compare a microestrutura de um cobre fundido com a de um cobre trefilado.
Na microestrutura do cobre fundido os grãos são encontrados na axial, enquanto que na microestrutura de um cobre trefilado os grãos obtidos são alongados no sentido da trefilação em função da deformação a frio.
9- Do que depende a escolha de um determinado processo de fabricação?
Da matéria prima, das propriedades exigidas e do tipo de peça, componente ou estrutura que se vai projetar.
10- Diferencie com suas palavras os tipos de materiais quanto às suas propriedades (físicas, químicas e mecânicas) típicas.
Metais: são geralmente uma combinação de elementos metálicos. Seus elétrons não estão ligados a nenhum átomo em particular e por isso são bons condutores de calor e eletricidade; têm aparência lustrosa quando polidos; não são transparentes à luz visível; bastante utilizados em aplicações industriais.
Cerâmicos: são geralmente não metálicos e inorgânicos; são óxidos, nitretos e carbetos; são isolantes de calor e eletricidade; alta dureza, porém frágeis.
Polímeros: são geralmente compostos orgânicos, baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não-metálicos. São constituídos de moléculas muito grandes; apresentam baixa densidade e podem ser extremamente flexíveis
Compósitos: são materiais onde se consegue misturar propriedades de materiais diferentes, obtendo-se relações ótimas de resistência mecânica/peso, ou elevada dureza e boa resistência ao impacto, etc.
11- Dê dois exemplos que evidenciam a relação entre estrutura e propriedades dos materiais.
Carbono grafite e carbono diamante e Aço carbono ferrítico e aço carbono martensítico. Ambos exemplos correspondem a materiais de composição química semelhante, entretanto, em função das suas diferentes estruturas cristalinas, as propriedades são bastante distintas
.
12- Por que utiliza-se uma alumina translúscida como invólucro de uma lâmpada de sódio?
Pelo fato da alumina translúcida apresentar porosidade muito inferior (0,3 %) à porosidade da alumina convencional (3%), sendo que a presença de poros causa o espalhamento de luz, oferendo assim um mecanismo de dispersão da luz, tornando o material opaco. Portanto a alumina translucida confere uma iluminação muito maior, pois seus defeitos internos são menores que o comprimento da luz visível.
13- A Partir de um material de sua escolha, dê duas aplicações para o mesmo e descreva as propriedades de interesse em cada aplicação.
O alumínio pode ser utilizado na produção de latas de bebidas (refrigerante, cerveja etc), onde a baixa densidade associada à resistência mecânica são as principais características requeridas. No caso da utilização deste mesmo material na produção de barras de apoio utilizadas em ônibus urbanos, busca-se obter um componente que, além de resistência mecânica, também apresente uma boa resistência à corrosão.
14- Como podem se degradar as propriedades dos materiais em serviço? Cite 3 exemplos práticos.
Corrosão galvânica, corrosão sob tensão, desgaste, fadiga, fluência, degradação por radiação, trincas por choque térmico, etc.
Corrosão (cerâmica) ocorrendo a temperatura elevadas;
Oxidação (metais), reações atmosféricas que criam camadas de óxidos 
Corrosão (metais) devido a agressão de produtos químicos 
15- Quais são os critérios para a seleção de um material para determinado emprego.
Devem-se conhecer as condições de serviço a que o material vai ser exposto, descobrir as propriedades requeridas para tal aplicação, observar as condições de degradação de propriedades. Descobrir as limitações do material selecionado, verificar a disponibilidade do material selecionado, observar a viabilidade de processamento para obtenção das formas desejadas, investigar o possível impacto ambiental e a possibilidade de reciclagem do mesmo após o uso, e o custo de obtenção e processamento.
16- O que é COMPROMISSO entre as propriedades do material?
O compromisso entre as propriedades de um material é estabelecido quando a relação entre duas ou mais propriedades do material adquirem as condições mínimas requeridas para a sua aplicação.
17- Como a questão ambiental está presente na seleção de um material para determinado emprego.
A questão ambiental deve estar presente de diversas formas quando se faz a seleção de um material para determinada finalidade. A avaliação do impacto ambiental ocasionado na produção, o tempo de vida útil e o potencial de reciclagem deste material são algumas das formas em que a questão ambiental é considerada
18- Liste 6 diferentes classificações de propriedades dos materiais que determinam sua aplicabilidade.
Densidade, ductilidade, módulo de elasticidade, condutividade elétrica, cor, conformabilidade, resistência à corrosão, brilho entre outras.
19- Cite 3 critérios que são importantes no processo de seleção de materiais.
- Boas propriedades, economicamente viável e que seja um material que não agrida o meio ambiente. 
20- Defina materiais inteligentes.
Os materiais inteligente ou smart materials são aqueles manipulados para responder de forma controlável e reversível — modificando alguma de suas propriedades — a estímulos externos, como pode ser uma determinada tensão mecânica ou certa temperatura, entre outros. Materiais que, assim como seres vivos, podem reagir a um estímulo exterior (excitabilidade). Exemplos de materiais inteligente são os que possuem memória de forma, que podem ser deformados de qualquer maneira que voltam a sua forma original sem nenhuma dificuldade, e também os sensores touchscreen, que reagem ao toque do dedo na tela e enviam essa informação para o sistema operacional do dispositivo.
21- Explique o conceito de nanotecnologia e como esta é aplicada aos materiais.
Nanotecnologiaé o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. Um dos princípios básicos da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. O objetivo é elaborar estruturas estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma "normal", por isso a importância da ciência dos materiais nesta área. Pode ser aplicada em diversos campos, como por exemplo, na utilização de nano partículas em eletrodeposição de metais, formando materiais de elevada resistência ao desgaste e corrosão

Continue navegando