Buscar

Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
a )
 o Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos.
b )
 O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a única legislação nacional que tem como um dos objetivos a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, não havendo, até então, qualquer previsão legislativa que viesse a assegurar esses direitos.
c )
	O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na questão dos direitos políticos.
d )
 contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas pessoas.
 
e )
	o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
(Disponível em: <">http://geografianovest.blogspot.com.br>. Acesso
em: 25 jul. 2013.)
O capítulo 5.° do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõe sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho.
Segundo essa legislação, é proibido que menores de dezesseis anos de idade trabalhem, salvo
a )
 com autorização dos pais
b )
 na condição de aprendiz, a partir dos dezesseis anos.
 
c )
 na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
d )
 na condição de aprendiz, a partir dos quinze anos.
e )
 na condição de aprendiz, a partir dos doze anos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
"O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os primeiros programas do UNICEF forneceram assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China." (FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA ? UNICEF BRASIL, 2016).
Sobre o UNICEF, é correto afirmar:
 
a )
 No Brasil, o UNICEF atua desde 1950 e, nos últimos 5 anos, ajudou nosso país a reduzir a mortalidade infantil em municípios do semiárido brasileiro em 14,4% entre 2003 e 2005 (quando a redução nacional foi, em média, de 6,2%). Na mesma região, ajudou a reduzir de 9,2% para 6,2% o número de crianças de até 2 anos de idade com desnutrição, a aumentar em 10% o número de crianças na pré-escola, a criar 170 conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente e a mobilizar 1,8 milhão de crianças em torno de projetos de educação ambiental.
b )
	
Embora de extrema relevância, a atuação do UNICEF se restringe aos países da Europa.
c )
 Em razão do argumento das nações mais pobres de que as Nações Unidas não podiam ignorar as crianças ameaçadas pela fome e pela doença em outros países, mesmo após atingir o seu objetivo primeiro, o UNICEF se manteve ativo, porém não como órgão permanente, devendo ser reunido bienalmente para a adoção de medidas internacionais.
d )
 após a reconstrução da Europa, em razão da promoção de alguns países que entenderam que a missão do UNICEF estava cumprida, este órgão foi extinto pela ONU.
e )
 O UNICEF atua exclusivamente no combate ao trabalho infantil
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
(Fuvest-2009) O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.
I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.
II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.
III. A persistência do trabalho escravo ou semiescravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.
Está correto o que se afirma em
 
a )
 I e II, somente.
b )
 I, II e III.
c )
 II, somente.
d )
 II e III, somente.
e )
 I, somente.
QUESTÃO 5
(COPS-UEL-2003)
"Aproximadamente 5% do orçamento norte-americano para o Projeto Genoma Humano foi dedicado ao estudo das questões éticas, legais e sociais decorrentes do conhecimento do nosso genoma. Por que tanto investimento nessa área não tecnológica? Todo novo conhecimento confere à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso."
(PEREIRA, Lygia. Seqüenciaram o genoma humano... E agora? São Paulo: Moderna, 2001. p. 98.)
O texto alerta para o fato de que os conhecimentos sobre o genoma humano conferem "à humanidade um grande poder, que pode ser utilizado para melhorar nossa qualidade de vida ou como forma de abuso".
Avalie os diferentes usos que podem ser feitos do saber sobre o genoma humano:
I. mecanismo de dominação e de controle social.
II. instrumento para identificar a paternidade.
III. critério seletivo de acesso ao emprego e ao seguro de saúde.
IV. recurso para a prevenção de possíveis patologias.
V. método para identificação de cadáveres.
Quais dentre os usos acima configuram abuso na utilização do código genético dos indivíduos?
a )
 Apenas IV e V.
 
b )
 Apenas I e III.
c )
 Apenas II e III.
d )
 Apenas II e V.
e )
 Apenas I e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
"Ao romper com a sistemática das Cartas anteriores, a Constituição de 1988, ineditamente, consagra o primado do respeito aos direitos humanos, como paradigma propugnado para a ordem internacional. Esse princípio invoca a abertura da ordem jurídica interna ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A partir do momento em que o Brasil se propõe a fundamentar suas relações internacionais com base na prevalência dos direitos humanos, está ao mesmo tempo reconhecendo a existência de limites e condicionamentos à noção de soberania estatal, do modo pelo qual tem sido tradicionalmente concebida. Isto é, a soberania do Estado brasileiro fica submetida a regras jurídicas, tendo como parâmetro obrigatório a prevalência dos direitos humanos. Surge, pois, a necessidade de interpretar os antigos conceitos de soberania nacional e não intervenção à luz de princípios inovadores da ordem constitucional; dentre eles, destaque-se o princípio da prevalência dos direitos humanos. Esses são os novos valores incorporados pelo Texto de 1988 e que compõem a tônica do constitucionalismo contemporâneo."
(PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 342.)
Considerando a questão dos direitos humanos no âmbito nacional, analise as assertivas abaixo.
I) A atual Constituição Federal, seguindo os parâmetros internacionais, além de estabelecer um rol de direitos civis e políticos, também prevê direitos humanos de segunda geração, estipulando expressamente direitos econômicos, sociais e culturais.
II) Além de criar um rol de direitos humanos, a CF/88 estabeleceexpressamente que esse rol não é taxativo, pois em seu art. 5.º, §2.º prevê: "os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
III) Contudo, tais direitos e garantias previstos expressamente na CF/88 podem estar submetidas à vontade do "governante de plantão", pois podem ser suprimidas do texto constitucional, haja vista que não são consideradas cláusulas pétreas.
Embora a CF/88 traga um rol de direitos humanos, não faz referência expressa ao fundamento destes direitos: a dignidade da pessoa humana.
a )
 Apenas a alternativa III está correta.
b )
 Apenas a alternativa I está correta.
c )
 Apenas a alternativa IV está correta.
 
d )
 As alternativas I e II estão corretas.
e )
 Apenas a alternativa II está correta.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
ENADE-2005) Os papéis sociais foram, no passado, conhecidos como o resultado de uma divisão "natural" do trabalho. Para os cientistas sociais que estudam gênero, a divisão sexual de tarefas, longe de ser conseqüência natural de diferenças biológicas, é construção criada e mantida pela sociedade.
Nesse sentido, assinale a opção correta com relação aos objetivos da pesquisa de gênero, no âmbito das ciências sociais.
a )
 A pesquisa de gênero tem como objetivo mostrar para a sociedade que as mulheres possuem características inatas diferentes no que tange à divisão social do trabalho.
b )
 Os estudos de gênero têm como objetivo exclusivo a distribuição do poder feminino no conjunto da sociedade.
c )
 Os estudos de gênero realizados no âmbito das ciências sociais têm como objetivo restrito e exclusivo a introdução das mulheres no mercado de trabalho.
 
d )
 Nas ciências sociais, a pesquisa de gênero procura estudar a distribuição de poder e de recursos entre homens e mulheres em uma dada sociedade, considerando a questão de gênero como uma dimensão da análise fundamental de toda organização social
e )
 A pesquisa de gênero tem como objetivo básico demonstrar que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho são biologicamente determinadas.
QUESTÃO 8
ENADE-2010) A Política Nacional de Assistência Social (2004) revela conteúdos, princípios, diretrizes e objetivos da assistência social no sistema de Proteção Social Brasileiro. Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), avalie se cada afirmação a seguir constitui um principio ou uma diretriz da política de assistência.
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
III. Participação da população, por meio de organização representativa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão.
V. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
São princípios da política de assistência apenas os descritos em
a )
I, II e III.
 
b )
 I, II e IV.
c )
 I, IV e V.
d )
 II, III e V.
e )
 III, IV e V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais