Buscar

ciencia politica

Prévia do material em texto

A laicização do poder estruturou-se a partir da usurpação das funções do papa e bispo, porém não podemos esquecer que os apelos de legitimação entendida como criação de motivos de justificação interior da dominação, tal poder era feito por remissão a esfera religiosa. Ocorre um longo processo de simbiose entre a igreja e Estado. Desta forma o segredo de Estado começa a fazer parte da prática política do nascente Estado moderno, faz-se presente uma peca importante, de um arguto pensador florentino, seu pensamento acompanha a formação do Estado nascente. Ao governante aparenta ser muito difícil em algumas circunstâncias, apelar aos arcana pare conseguir se manter no poder, porém aderir a tal prática como seu princípio, pode ter como consequência alguns efeitos perversos. 
 A grande preocupação benthamiana com a transparecia das suas ações estatais e seus fundamentos, é coetânea ao surgimento de um fenômeno chamado de Opinião Pública”, esse seria um termo complicado de conceituação segundo Bonavides não tem um definição correta, seria a opinião de todo povo, ou seria apenas da classe mais dominante e também das classes instruídas . Se para Hobbes a “opinião pública” seria algo negativo, porque inseria no Estado absolutista a parte ruim da corrupção e da anarquia. 
 Pare que possamos compreender quais realmente eram as funções da opinião pública”, devemos analisar rapidamente palavras em como se dá o nascimento do Estado moderno. Com o desmantelamento da sociedade feudal, que era política, os Estado se auto-regulamentavam, o senhor era detentor do poder econômico e político ao mesmo tempo. Sendo assim, surge o Estado moderno

Continue navegando