Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

➳ 𝓡𝓸𝓶𝓪𝓷𝓽𝓲𝓼𝓶𝓸 ➳
➤ O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura.
➤Contexto Histórico: Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram estabelecidas pelo romance "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe, publicado na Alemanha em 1774.
Na Inglaterra, o Romantismo se manifesta nos primeiros anos do século XIX, com destaque para a poesia ultra-romântica de Lord Byron e para o romance histórico Ivanhoé, de Walter Scott.
Também figuram entre as primeiras obras do início da revolução romântica na Europa os livros Manon Lescut, do árabe Prévost (1731), e a História de Tom Joses, de Henry Fielding (1749).
O romance, contudo, já era utilizado no Império Romano, cuja palavra romano era aplicada para designar as línguas usadas pelos povos sob o seu domínio. Tais idiomas eram, na verdade, uma forma popular do latim.
As composições de cunho popular e folclórico escritas em latim vulgar, em prosa ou em verso e que relatavam fantasias e aventuras, também eram chamadas de romance.
E foi no século XVIII, que tomou o sentido atual, após passar pelas formas de "romance de cavalaria, romance sentimental, romance pastoral", na Europa. O romance pode ser considerado o sucessor da epopeia.
Na literatura, as principais características do romantismo são:
Oposição ao modelo clássico; Estrutura do texto em prosa, longo; Desenvolvimento de um núcleo central; Narrativa ampla refletindo uma sequência de tempo; O indivíduo passa a ser o centro das atenções; Surgimento de um público consumidor (folhetim); Uso de versos livres e versos brancos; Exaltação do nacionalismo, da natureza e da pátria; Idealização da sociedade, do amor e da mulher; Criação de um herói nacional; Sentimentalismo e supervalorização das emoções pessoais; Subjetivismo e egocentrismo; Saudades da infância; Fuga da realidade.
➤Romance Romântico
É considerado um instrumento de popularização da leitura e nacionalização das letras. Está intimamente ligado ao reconhecimento dos espaços nacionais, o campo, a selva e a cidade. As situações, cenários e personagens são marcados pela imaginação e ideologia românticas, com os quais o leitor se identifica.
➤Obras
Cronologicamente, o primeiro romance brasileiro foi "O Filho do Pescador", 1843, de Teixeira e Souza.
A obra, contudo, recebeu críticas e convencionou-se o pioneirismo a para "A Moreninha", 1844, de Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882). ➥ a descrição dos costumes da sociedade carioca, as festas, a tradição em um estilo leve e fluente.
No Brasil, o movimento romântico costuma em três momentos:
- Primeira geração – fase nacionalista
- Segunda geração – fase ultrarromântica (mal-do-século)
- Terceira geração – fase social (condoreira) 
Romance Indianista
O romance indianista busca valorizar o herói nacional, o índio. São explorados temas como a natureza, o sentimentalismo. O heroísmo é representado pela nobreza de caráter e valentia das personagens.
Romance Urbano
O romance urbano retrata a pequena burguesia, a ascensão da classe média, as relações sociais e morais. São narrativas lentas, minuciosamente descritivas da ambientação das personagens.
Autores: 
Gonçalves Dias ➤ obras de caráter indianista ➤ pertence à primeira fase do Romantismo brasileiro ➤ fase marcada pela idealização dos indígenas e exaltação das paisagens nacionais. ➤ principais obras ➤ “Canção do Exílio”, “Os Timbiras”, “I-Juca Pirama”. Alguns versos de “Canção do Exílio”, inclusive, estão no hino nacional.
Álvares de Azevedo ➤ literatura romântica ➤ pertenceu à 2ª fase do romantismo brasileiro e buscava inspiração no poeta britânico Lord Byron ➤ O amor inalcançável e o pessimismo são temas constantes nas obras do escritor brasileiro ➤ obras marcantes ➤ Lira dos Vinte Anos”, “Noite na Taverna” e “Macário”.
Castro Alves ➤ conhecido como “o poeta dos escravos” ➤ pertenceu à terceira geração do Romantismo no país ➤ suas obras expressavam indignação e protesto em relação aos problemas sociais da época, principalmente à crueldade da escravidão ➤ Obra de Castro Alves ➤ Navios Negreiros e várias poesias.
Joaquim Manoel de Macedo ➤ Moreninha (1844) ➤ O moço loiro (1845) ➤Os dois amores (1848)➤Rosa (1849)➤Vicentina (1853)➤O forasteiro (1855)➤Os romances da semana (1861)➤Rio do Quarto (1869)➤A luneta mágica (1869)➤As Vítimas-algozes (1869)➤As mulheres de mantilha (1870-1871).
 José de Alencar ➤ Joaquim Manuel de Macedo, com o best-seller "A Moreninha". No entanto, o romance brasileiro ganhou consistência e orientação a partir da entrada de José de Alencar na cena literária brasileira. Romances indianistas: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874);
➤ Romances Urbanos: Cinco Minutos (1860), Lucíola (1862), A Pata da Gazela (1870), Sonhos d'Ouro (1872) e Senhora (1875);
➤ Romances regionalistas: O Gaúcho (1870), O Tronco do Ipê, Til e O Sertanejo;
➤ Romances históricos: As Minas de Prata (1862) e A Guerra dos Mascates (1873).
Manuel Antonio de Almeida➤ estilo romântico ➤ humor e sarcasmo, assinaladas por uma linguagem coloquial, direta e descompromissada ➤Escreveu um único livro “Memórias de um Sargento de Milícias” (1853) ➤ uma peça de teatro intitulada “Dois Amores”, em 1861.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais conteúdos dessa disciplina