Buscar

Adg2 - Legislação Tributária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Competência tributária é a possibilidade dada pela Constituição Federal (exclusivamente) de a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios criarem tributos por meio de lei, aumentá-los, minorá-los, isentar e perdoar contribuintes (remitir créditos, anistiar multas), ou mesmo deixar de tributar.
A partir do texto introdutório e sobre o tema da competência tributária, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a)
O imposto sobre operações financeiras (IOF) é de competência dos Estados.
· b)
O IPTU é de competência concorrente dos municípios, Estados e do Distrito Federal.
· c)
Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos (ITCMD).
Alternativa assinalada
· d)
Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ITBI), é um tributo estadual, que deve ser pago na aquisição do imóvel e a oficialização do processo de compra e venda, que só será feita após o pagamento desse imposto.
· e)
O IPVA é um imposto de competência dos Estados e municípios.
2)
A Constituição da República de 1988 distribuiu a competência para instituir e majorar tributos aos entes federados como se apercebe dos artigos 153 – impostos da União–, 155 – impostos dos estados e Distrito Federal – e 156 – impostos dos municípios.
 
Considerando a matéria de competência tributária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
 
(   ) A competência para legislar em matéria tributária é o poder dado, concorrentemente, conforme Constituição Federal, à União, aos Estados e ao Distrito Federal.
(   ) Os Municípios possuem competência concorrente e suplementar para editar leis que disponham sobre a tributação e as relações jurídicas advindas desse fenômeno, suas peculiaridades e aplicações.
(   ) A competência tributária, propriamente dita, é o poder constitucionalmente dado aos entes federados para editar leis que instituam, que criem tributos.
(   ) A União  exerce a sua competência legislativa concorrente limitada à edição de normas específicas, que não são de observância obrigatória para os entes federados – Estados e Distrito Federal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)
V - F - V - F.
Alternativa assinalada
· b)
V - V - F - V.
· c)
F - V - F - V.
· d)
V - V - V - F.
· e)
F - F - V - F.
3)
Toda a competência tributária decorre exclusivamente da Constituição Federal, sendo exercida pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio de leis produzidas pelos Legislativos de cada um desses entes políticos. Apesar dessa exclusividade relativa à Constituição Federal, é importante salientar que a atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas leis orgânicas do Distrito Federal e dos municípios, e observado o disposto no código tributário nacional.
Sobre a temática da legislação tributária, pode-se afirmar que é de competência exclusiva da União instituir:
Alternativas:
· a)
contribuições de melhoria, para investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
· b)
contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas.
Alternativa assinalada
· c)
contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
· d)
o imposto sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.
· e)
o imposto sobre serviços de qualquer natureza.
4)
O artigo 150, I da Constituição Federal de 1988 dispõe que, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. O princípio da legalidade constitucional é reafirmado no âmbito do direito tributário, sendo vedado aos entes tributantes exigir ou aumentar tributo sem previsão legislativa.
A partir do estudo das limitações tributárias, pode-se afirmar que:
Alternativas:
· a)
apenas por lei se pode instituir ou aumentar tributos, não se admitindo a utilização de medida provisória ou lei delegada para essa finalidade. 
· b)
com relação a bens estrangeiros, é permitido aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária. 
· c)
apesar de a Constituição Federal falar em “exigir ou aumentar tributo”, o princípio da legalidade é mais amplo, exige-se lei também para reduzir, extinguir, perdoar tributos, já que o poder público não pode abrir mão de receita pública, exceto por meio de lei. 
Alternativa assinalada
· d)
é permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, cobrar imposto de templos de qualquer natureza ou culto. 
· e)
sendo a lei mais favorável ao contribuinte, é permitido cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando