Buscar

AD1_Tópicos em Biossegurança

Prévia do material em texto

Tópicos em Biossegurança
 Eluana Oliveira da Silva Matrícula:14214020166
Atividade de pesquisa do Módulo 1
A bioética, como define Maria do Céu Patrão Neves (1996) "É a ética aplicada à vida...”
Desde a revolução biológica desencadeada pela descoberta do DNA, em 1953, criou-se as condições para o surpreendente movimento de inovação científica. Em decorrência disso, inúmeros dilemas surgiram, situações que vão desde as necessidades básicas de saúde pública e direitos humanos, até as mais complexas consequências do aprimoramento biotecnológico, como a utilização do genoma humano. Na prática clínica, são comumente propostos os seguintes princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça e equidade.
Com base no material disponibilizado na plataforma e em sua pesquisa sobre os princípios da ética e da bioética, responda as duas questões a seguir:
a) Defina cada um dos termos acima.
 Autonomia: O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida
 Beneficência: refere-se à obrigação ética de maximizar ou minimizar seu prejuízo. O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis que assegurem ser o ato médico benéfico ao paciente (ação que faz o bem).
 Não maleficência: o princípio da não maleficência prepondera sobre o da beneficência, ou seja, tomam-se medidas que proporcionam o alívio da dor em primeira instância. Por exemplo, quando a paciente encontra-se em fase de morte inevitável e a cura por um transplante,já não é mais possível. 
 Justiça e equidade. Obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. Exemplo: O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente.
b) Escolha pelos menos um destes princípios e exemplifique uma situação que estabeleça discutir limites e parâmetros éticos e morais sobre o avanço das pesquisas científicas, a fim de evitar os impactos negativos que a tecnologia pode ter sobre a vida (afinal, nem tudo o que é cientificamente possível é eticamente aceitável).
O princípio da autonomia O direito moral do ser humano à autonomia gera um dever dos outros em respeitá-lo. Assim, também os profissionais da saúde precisam estabelecer relações com os clientes em que ambas as partes se respeitem. Respeitar a autonomia é reconhecer que ao indivíduo cabe possuir certos pontos de vista e que é ele que deve deliberar e tomar decisões seguindo seu próprio plano de vida.
· Exemplos de casos que envolvem bioética são as polêmicas em torno do aborto, do transplante de órgãos, dos transgênicos, do uso de animais e humanos em experimentos, do uso de células-tronco, da eutanásia, da clonagem, da fertilização in vitro, entre outras.
Atenção: A atividade deverá ser enviada em arquivo PDF e  ser formatada de acordo com o item “Como formatar sua atividade” do nosso Guia da Disciplina.
Boa sorte!
Equipe de Biossegurança e Bioética

Continue navegando