Buscar

A CONSTRUCAO DO PENSAMENTO LOGICO MATEMATICO p

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A CONSTRUCAO DO PENSAMENTO LOGICO MATEMATICO
Resolução do caso n1
 Diante do caso exposto a criança já tem uma concepção matemática, mesmo antes de ser inserido no âmbito escolar e isso se da com o seu cotidiano com os espaços que ocupam, com brincadeiras, jogos, seja ouvindo musicas ou historias ,aonde vão criando suas próprias hipóteses estabelecendo relações com pensamento matemático descobrindo o que é igual ou de tamanho e formas.
Dessa forma quando inserido no âmbito escolar professor deve buscar recursos didáticos com jogos e brincadeiras lúdicas em ambiente um acolhedor que estimule o pensamento logico matemático, de forma prazerosa provendo a interação com o prévio da realidade dos alunos. Uma brincadeira lúdica pode ser trabalhada em sala de aula é a de plantar sementinhas, essa atividade vai proporcionar a independência da criança a isso fara com que ela aprenda a matemática usando sua imaginação e concentração, a professora deve dar para os alunos três copinhos descartáveis com papel picado na cor marrom como de fosse a terra e faz dez bolinhas de papel com se fosse às sementes e entrega para cada criança depois pede para elas colocar três sementinhas em um copo duas em outro e cinco em outro, depois que eles supostamente plantaram as sementinhas e professora vai analisar quem colocou a quantidade de sementinha certa nos copinhos, com isso ela vai tirar suas próprias conclusões depois vai agradecendo os participantes falando para eles que aprender matemática também pode ser divertido com esse incentivo a professor vai para ajudar o aluno no processo da aprendizagem do raciocino matemático.
Portanto o professor deve tornar a matemática não apenas possível, mas sem dificuldades com atividades lúdicas que promova situações de incentivo, lembrando que cada criança tem suas particularidades, e com isso o aluno vai aprender brincando enriquecendo a sua experiência no pensamento logico matemático ganhando autonomia com objetivos cognitivo sendo o protagonista de sua própria historia acadêmica.
REFERENCIAS:
Roteiro de estudos 
GOULART, Í. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
LOYO, T. Metodologias do ensino de matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
REIS, S. M. G. dos. A matemática no cotidiano infantil: jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. São Paulo: Papirus, 2016.
AZOLA, Larisse de Fátima Lopes; SANTOS, Naira Cristina Gonçalves. Jogosna Educação Infantil. 2010. 50f. Universidade Federal de Alfenas, MinasGerais.
BATISTA, Nailson dos Anjos. O Ensino da Matemática na Educação Infantilatravés das Atividades Lúdicas. 2012. 29f. Grupo Educacional Uninter, Macapá.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico namatemática. In: KISHIMOTO, TizukoMorchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4ed. São Paulo: Cortez, 2000. p.73-87

Continue navegando