Buscar

Mercado Financeiro 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mercado Financeiro 
Prof. Inimá Indio do Brasil Júnior - Exercício II - Curso de Administração
Libna P. 
AM6 
1. Quais as principais características da caderneta de poupança, sob o ângulo de investimento para pessoa física? 
Segurança, rentabilidade, valorização, proteção, liquidez... Todo investidor busca a otimização de três aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. portanto, deve estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.
2. O que são CDB e RDB, e o que os deferência entre si? 
O CDB é a forma mais fácil que o banco tem de captar recursos. Quando ele está precisando de recursos para alguma operação. RDB são instituições financeiras bem menores que os bancos e é aí que está a diferença entre o CDB e o RDB. Por serem menores, as financeiras oferecem rentabilidades superiores aos bancos, com o objetivo de captar mais clientes. Outra diferença é a liquidez. Normalmente, todos os RDBs, possuem apenas liquidez no vencimento. São títulos praticamente iguais. Ambos podem ser prefixados ou pós-fixados, possuem garantia do FGC, possuem diferentes valores e prazos e são títulos de renda fixa.
3. O que representam as ações? 
Ações são títulos que representam uma fração do valor das companhias ou sociedades anônimas. Como se fosse um pedaço de uma empresa. ... Portanto, muitas delas se tornam companhias de capital aberto e ofertam suas ações, chamadas também de papéis no mercado para obter recursos.
4. Como se classificam as ações, segundo os direitos conferidos a seus proprietários? 
as ações podem ser classificadas em três espécies: ordinárias, preferenciais e de fruição. 
5. Quais os principais eventos na forma de proventos, relacionados às ações? 
6. Quais os principais eventos na forma de direitos, relacionados às ações? 
Dividendos, juros sobre capital próprio, bonificação, subscrição, desdobramento (split), grupamento (inplit)
7. O que são e para que servem as Bolsas de Valores? 
é um mercado, onde pessoas e empresas se relacionam através da compra e venda de seus títulos e ações. Se você decide vender uma ação e outro investidor têm interesse em comprá-la, a bolsa será o ponto de encontro entre vocês.
8. Por que investir? 
Empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outra forma de remuneração ou correção é tão importante quanto a poupança, pois todo o esforço de cortar gastos pode ser desperdiçado quando mal investido.
9. Apresente e discorra sobre os tipos de investimentos: 
Ações: 
Day Trade: se caracteriza por ser um movimento de curtíssimo prazo, onde o objetivo é auferir lucros, como o próprio nome sugere, vendendo e comprando ações em um mesmo dia. Swing Trade: o que o diferencia do day trade é o tempo de permanência no mercado, no swing trade os investidores permanecem no mercado por um tempo maior, normalmente entre 3 e 6 dias. Fundamentalismo: tem o objetivo de avaliar alternativas de investimento a partir do processamento de informações obtidas junto às empresas, em conjunto com análise macroeconômica e do panorama setorial ao qual as empresas estão inseridas. As ações de empresas são negociadas nas Bolsas de Valores por intermédio de corretoras, onde preços são determinados pela oferta e pela demanda. Acionistas que investem no mercado de ações podem ganhar dinheiro por meio do recebimento dos dividendos, calculados com base no lucro das empresas, ou por meio da venda de ações que valorizam.
Fundos de Investimento: São junção de vários investidores, cotistas, que compartilham recursos buscando maximizar lucros e diminuir riscos. Esses recursos são administrados por um gestor especializado, e a divisão dos lucros é realizada de maneira proporcional aos investimentos dos cotistas.
Títulos Públicos: classificados como ativos de renda fixa, e são utilizados e emitidos pelo governo federal com o objetivo de financiar as suas atividades e obter recursos para “financiamento” da dívida pública.
LCI e LCA
LCI (Letras de Crédito Imobiliário) título de renda fixa lastreada no crédito imobiliário, ou seja, é um empréstimo que você faz a uma instituição financeira, que irá direcionar os recursos para o financiamento de imóveis. 
LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são títulos de crédito emitidos por instituições financeiras, com o objetivo de financiar o setor agrícola. Nas duas modalidades de investimento é possível auferir rendimentos bem superiores ao verificados em cadernetas de poupança por exemplo, além disso não existe cobrança de IR para pessoas físicas e há cobertura do Fundo Garantidor de Crédito para valores de até R$250 mil reais por CPF.
Debêntures (títulos emitidos por empresas) São títulos emitidos por empresas: o comprador dos títulos empresta dinheiro à companhia em troca do recebimento do dinheiro e dos juros. O objetivo da emissão de uma debênture é de captação de recursos de médio e longo prazo para sociedades anônimas.
Esses acordos são escritos e acordados em termos de prazos e juros para a devolução de uma dívida. O comprador pode ficar com o título até que seja reembolsado, ou pode vendê-lo antes a outra pessoa. Há ainda a possibilidade de debêntures conversíveis em ações.
Caderneta de Poupança
A poupança não é um investimento atraente em termos de rendimento, podendo chegar inclusive a ser nulo em tempos de inflação alta, entretanto, a aplicação financeira é a mais popular e tradicional dentre as existentes no Brasil. O problema é que a facilidade e a comodidade de se aplicar na poupança somados ao desconhecimento da maior parte da população acerca das alternativas existentes no mercado contribui para a popularização deste ativo. 
Outro problema associado a poupança é em relação ao momento em que o rendimento do investimento é debitado na conta, aqui vigora a ideia de etiqueta. Quando um determinado valor é depositado ele recebe uma “etiqueta” com a data do depósito e o valor da aplicação, então o pagamento dos juros ocorre somente após 30 dias. É como se existisse uma carência para remuneração do investimento, e se o valor for sacado antes do prazo de compensação, ocorre a nulidade do rendimento.
CDB e RDB
Assim como títulos vendidos por empresas privadas e pelo governo federal, o comprador pode também emprestar dinheiro ao banco em troca do recebimento dessa quantia acrescido de taxas de juros. Ambos se configuram como modalidades de renda fixa.
A diferença entre o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário) é que é possível negociar o vencimento do primeiro, ocasionando perda de rentabilidade, enquanto o segundo, mais rígido, é inegociável e também intransferível. Nas duas modalidades há a cobrança de IR, na forma regressiva, ou seja, quanto mais tempo de aplicação, menor a alíquota, e também há cobrança de IOF nos primeiros 30 dias.
Previdência Privada
Planos de Previdência são simplesmente fundos de investimento, que podem ser mais conservadores, onde se investe mais em renda fixa ou mais arriscado onde há maior presença de renda variável na composição do fundo.
um investimento que tem na sua gênese a natureza de longo prazo. É uma forma de complementar os rendimentos auferidos no sistema tradicional de aposentadoria (INSS), ou acumular dinheiro para projetos futuros. 
Renda Fixa x Renda Variável
Renda Fixa é o tipo de investimento em que a remuneração ou sua forma de cálculo é conhecida no momento da aplicação, podendo ser pré-fixada (o valor dos rendimentos é conhecido no momento em que se realiza a aplicação) ou pós-fixados (o valor dos juros é conhecido somente no momento do resgate, pois pode ser indexada em diversas fontes de variação por ex.: SELIC, CDI, CDB). Os investimentos de renda fixa são, portanto, menos arriscados e recomendados para os investidores de perfil conservador.
Renda Variável, é o tipo de investimento em que a remuneração ou sua forma de cálculo não é conhecida no momentoda aplicação, pois pode variar de acordo com as condições do mercado. Os investimentos de renda variável são, portanto, mais arrojados e recomendados para investidor de perfil arriscado. Exemplos mais conhecidos deste tipo de investimento são as ações e os fundos imobiliários.
10. Defina Política Fiscal e apresente os instrumentos utilizados pelo Governo em sua aplicação: 
é o conjunto de medidas adotadas pelo governo para, a partir de modificações em suas despesas e receitas (o tal controle orçamentário), atingir um estado de estabilidade na economia nacional. 
Os gastos e a tributação.
11. Defina Política Monetária e apresente os instrumentos utilizados pelo Governo em sua aplicação: 
é o conjunto de medidas que um governo adota e que visa o controle da oferta da sua moeda na economia, ou seja, a sua liquidez. Open Market; Redesconto; Depósito compulsório;
12. Explique política cambial e a influência da taxa de câmbio nos investimentos:
É um conjunto de ações exercidas pelo Banco Central destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.
Pode ser responsável por alguns desequilíbrios econômicos nacionais, como o aumento da inflação e o aumento ou a diminuição dos juros. Sendo assim, a demanda dos produtos nacionais acompanha o mesmo ritmo. Dessa forma, as empresas são afetadas da seguinte maneira: caso ocorra um aumento nas taxas de juros a consequência é a diminuição do consumo, ou seja, as vendas vão cair e a empresa terá que diminuir a produção. Ao contrário disso, pode ocorrer uma queda dos juros, aumentando o consumo e, consequentemente, elevando as vendas e proporcionando um aumento de produção.

Continue navegando