Buscar

Perguntas com Respostas de LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Perguntas com Respostas de 
“LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL”
1º) Este autor considerava que os seres humanos eram os únicos seres vivos que tinham o conhecimento do que é bom ou mal, do que é justo ou injusto etc. e que poderiam agir levando em consideração esses atributos morais. Que autor é esse?
Resposta.: Aristóteles
 ***************************************************************************
 2º) “A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais”. (ARISTÒTELES. Política, p. 15).
 
Considerando o discutido sobre o pensamento de Freud assinale a alternativa INCORRETA.
Resposta.: A única forma de encontrar a felicidade seria na expressão artística ou na expressão religiosa.
 ***************************************************************************
3º) Sobre o pensamento de Aristóteles considere:
I - O ser humano tem uma dimensão anímica ou psíquica (psique=alma) dos humanos como um composto de duas partes: um racional por expressar-se pela atividade filosófica e matemática e outra privada de razão, por conta de seus elementos vegetativos e apetitivos
II – No ser humano observa-se três elementos que controlam sua a ação: a sensação, a razão e o desejo.
III Segundo o observado por Aristóteles, o desejo é a força que impulsiona todas as nossas ações que através da razão, ou guiado por ela, conduzimos os nossos desejos ao encontro de seu objetivo.
Assinale a alternativa correta.
Resposta.: Todas estão corretas
***************************************************************************
4º) A ______ é a disciplina filosófica que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema moral.
Resposta.: Ética
5º) Observe a imagem abaixo:
Fonte: http://nazadoni.vilabol.uol.com.br/democracia.htm
Sobre a Democracia Grega, considere:
I - Devemos observar que estavam excluídos do conceito de cidadão: as mulheres, os escravos, crianças, além dos estrangeiros.
II - A democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
III - A democracia garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir e defender suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.
Assinale a alternativa correta:
Resposta.: I e II estão corretas
 
Obs.: A democracia grega não garantia a participação de todos no governo. estavam excluídos do conceito de cidadão: as mulheres, os escravos, crianças, além dos estrangeiros.
6º) Sobre a Constituição de 1988, considere:
I – Garante ao cidadão brasileiro o direito de obter informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo em geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade.
II - Garante ao cidadão brasileiro o direito de criar uma ação popular, que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou entidade de que o estado participe.
III – Garante ao cidadão brasileiro o direito a plena liberdade de associação para fins lícitos.
Assinale a alternativa correta.
Resposta.: Todas estão corretas
Obs.: Todas as ações são conquistas da constituição de 1988.
 ***************************************************************************
7º) Faça a correspondência entre as colunas
	 1 - Habeas-Corpus
	 ( ) qualquer cidadão pode requerê-lo para proteger um direito ameaçado por ato de autoridade pública, em decorrência de ilegalidade ou abuso de poder
	 2 - Habeas-Data
	 ( ) qualquer cidadão pode propô-la para preservar interesses da coletividade contra atos de improbidade administrativa.
	 3 - Mandado de S Segurança
	 ( ) qualquer pessoa pode requerê-lo gratuitamente para si e terceiros, visando impedir ou interromper uma prisão, cessar uma ação penal sem fundamento ou mesmo para garantir o direito de ir e vir.
	 4 - Ação Popular
	 ( ) qualquer pessoa pode requerê-lo gratuitamente com o objetivo de conhecer ou retificar informações a seu respeito que constem de arquivos e registros de órgãos governamentais ou de caráter público.
Assinale a alternativa correta:
Resposta.: 3, 4, 1, 2
3 - Mandado de segurança - Qualquer cidadão pode requerê-lo para proteger um direito ameaçado por ato de autoridade pública, em decorrência de ilegalidade ou abuso de poder.
4 - Ação Popular - Qualquer cidadão pode propô-la para preservar interesses da coletividade contra atos de improbidade administrativa.
1 - Habeas-Corpus - Qualquer pessoa pode requerê-lo gratuitamente para si e terceiros, visando impedir ou interromper uma prisão, cessar uma ação penal sem fundamento ou mesmo para garantir o direito de ir e vir.
2 - Habeas-Data - Qualquer pessoa pode requerê-lo gratuitamente com o objetivo de conhecer ou retificar informações a seu respeito que constem de arquivos e registros de órgãos governamentais ou de caráter público.
8º) Sobre as formas de participação popular descritas na Constituição de 1988.
I - Os cidadãos brasileiros podem participar por meio de conselhos que representem segmentos da população (crianças e adolescentes, mulheres, negros e idosos, entre outros).
II - Os cidadãos brasileiros podem participar por meio de movimentos de gestão estimulados pelo Poder Público, que reúnam pessoas, organizações sociais e empresariais dispostas a participar no planejamento, execução e avaliação dos serviços públicos.
III - Os cidadãos brasileiros podem participar por meio de conselhos comunitários que reúnam pessoas, instituições sociais e empresariais com o objetivo de buscar soluções para problemas comuns.
Assinale a alternativa correta.
Resposta.: Todas estão corretas
Obs.: Todas as ações descritas representam formas de participação garantidas pela constituição de 1988.
***************************************************************************
9º) Leias as alternativas e assinale a INCORRETA:
a) Todo o consumidor tem o direito de obter esclarecimento sobre as características e especificações dos produtos e serviços que venha a consumir, especialmente se houver riscos à saúde. O consumidor não pode ser vítima de qualquer forma de propaganda enganosa, de inclusão em contrato de cláusula abusiva, com a qual o consumidor seja obrigado a concordar.
b) Com o objetivo de garantir o direito do cidadão brasileiro à saúde, considerada uma das questões sociais prioritárias do país, a Constituição Federal de 1988 criou o SUS – Sistema Único de Saúde, que integra todas as ações dos serviços públicos federais, estaduais e municipais de saúde.
c) O SUS é a única forma que o cidadão brasileiro possui para obter atendimento médico.
d) O Voto facultativo, o acesso gratuito nos transportes coletivos e isenção de imposto de renda na aposentadoria ou pensão paga pela Previdência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, são alguns dos direitos básicos assegurados ao idoso pela Constituição Federal de 1988.
e) O Poder Público tem o dever de zelar pela preservação da qualidade de vida da população, ampliando o número de equipamentos urbanos de saúde, cultura, lazer e esportes, e melhorando os serviços de transporte.
Resposta.: O SUS é a única forma que o cidadão brasileiro possui para obter atendimento médico.
 
Obs.: O cidadão brasileiro pode utilizar serviços de saúde particulares ou aderir a um determinado plano de saúde.
 
10º) Sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, da ONU, considere:
 I – Trata-se de um documento promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948. Em sua redação destaca-se o direito à vida, que determina que todos os esforços devem ser direcionados para o aumento da expectativa de vida, evitando que a existência
das pessoas seja abreviada em virtude de condições desumanas.
 II – O documento servindo como base para documentos posteriores pois, ampliou a perspectiva de proteção e garantia de uma vida digna como, por exemplo: a educação, a moradia, o direito ao trabalho, a informação, a segurança, ao lazer e a cultura.
 III – A documento fundamental para a elaboração dos Direitos Humanos, foi a Convenção de Genebra, que definia o direito à vida como um direito fundamental.
Assinale a alternativa correta:
Resposta.: I e II estão corretas
Obs.: A convenção de Genebra é formada por um conjunto de documentos que rege as ações dos estados em caso de guerra, no que tange ao trato com a população civil e aos prisioneiros de guerra
***************************************************************************
11º) Leia as afirmações a seguir:
 I - Para a criança e ao adolescente devem ser garantidos, entre outros direitos: cuidados desde antes de seu nascimento, o que implica atenção especial à gestante; espaços para brincar, praticar esportes, lazer e entretenimento; boa educação escolar, profissionalização e orientação para o seu primeiro emprego.
 II - Para o idoso devem ser garantidos, entre outros: O idoso não pode sofrer qualquer forma de negligência, discriminação, violação crueldade e agressão. Independentemente de ter contribuído com a seguridade social, toda pessoa acima de 60 anos tem direito à assistência social pública sempre que dela necessitar.
 III – Para os portadores de deficiências devem ser garantidos, entre outros; o direito a levar uma vida normal, com acesso igual à educação, saúde, informação, trabalho e lazer.
Resposta.: Todas as afirmações estão corretas.
***************************************************************************
12º) Leia as alternativas e assinale a INCORRETA:
 a). As crianças, de 0 a 6 anos de idade serão acomodadas em creche e pré-escola quando houver disponibilidade, contudo, não há garantida legal.
 b). O adolescente tem direito à educação visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades, o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho
 c). A criança e ao adolescente, portadores de deficiência, têm direito a atendimento especializado em creches, pré-escola, bem como acesso aos níveis mais elevados do ensino e pesquisa.
 d). Ao estudante trabalhador; deve ser garantido o ensino noturno e deve ter condições para estudar adequadamente tendo à disposição material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde, preferencialmente na rede regular de ensino.
 e). Estatuto da Criança e do Adolescente asseguram a todas as crianças e adolescentes o direito à educação em escola pública e gratuita
Resposta.: As crianças, de 0 a 6 anos de idade serão acomodadas em creche e pré-escola quando houver disponibilidade, contudo, não há garantida legal.
 
Obs.: As crianças, de 0 a 6 anos de idade devem ter atendimento em creche e pré-escola.
***************************************************************************
13º) Considerando o discutido sobre as virtudes profissionais, assinale a INCORRETA:
Resposta.: As qualidades profissionais são inerentes a personalidade do trabalhador e não poderão ser adquiridas não importam as vivencias e os deveres profissionais. 
Obs.: As qualidades profissionais poderão, obviamente, ser adquiridas com esforço e boa vontade, o que aumentaria o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.
***************************************************************************
14º) Considerando o pensamento de Max Weber, analise as afirmações:
I - Max Weber, em sua "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" diz que está necessidade de acumulação de riquezas ultrapassou os limites do bom senso comercial e passou a ser um fim em si mesmo, uma concepção de vida, um Ethos.
II - Dentre as classes mais abastadas, o trabalho passou a ser sinônimo de negação de Deus. A fé era demonstrada através da dedicação a oração e a penitência.
III – Surge a idéia de que um comportamento disciplinar que envolvesse todos os indivíduos dentro e fora da fábrica, se relacionava o uso do tempo de forma útil e produtiva para dignificar o homem. Por outro lado, o ócio passou a ser sinônimo de preguiça e degeneração.
Assinale a alternativa correta:
Resposta.: I e III estão corretas 
Obs.: Dentre as classes mais abastadas, a ociosidade passou a ser sinônimo de negação de Deus. A fé era demonstrada através da submissão ao trabalho incessante e produtivo.
15º) Faça a correspondência entre as colunas:
	 1 - Sigilo
	 (  ) Todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que devem ser superados. O profissional deve prosseguir em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas.
	 2 - Competência:
	 ( ) Qualidade que facilita a aproximação e o diálogo, imprescindível no relacionamento profissional
	 3 - Prudência:
	 (  ) todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança e deve ser muito bem analisado. A prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves.
	 4 - Coragem:
	 (  ) Nos ajuda a reagir às críticas, a não ter medo de defender a verdade e a justiça.
	 5 - Perseverança:
	 (  ) Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.
	 6 - Compreensão:
	 (  ) Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão.
Assinale a alternativa correta:
Resposta.: 5, 6, 3, 4, 1, 2
5 - Perseverança - Todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que devem ser superados. O profissional deve prosseguir em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas.
6 - Compreensão - Qualidade que facilita a aproximação e o diálogo, imprescindível no relacionamento profissional
3 - Prudência - Todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança e deve ser muito bem analisado. A prudência
é indispensável nos casos de decisões sérias e graves.
4 - Coragem - Nos ajuda a reagir às críticas, a não ter medo de defender a verdade e a justiça.
1 - Sigilo - Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.
2 - Competência - Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão.
 
16º) Sobre a questão do trabalho, considere:
I - A palavra trabalho deriva do latim tripalium, que era o nome de um instrumento formado por três paus aguçados, com o qual os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e desfiá-los. Na maioria dos dicionários, contudo, se encontra a palavra tripalium relacionada a um instrumento de tortura.
II - Profissão é o nome que se dá ao trabalho exercido de forma qualificada, mediante um preparo técnico-científico, específico para determinada atividade e, supõe também, status social.
III – Durante o período medieval, a Igreja manter o seu poder, ela condenava o trabalho como forma de enriquecimento, pois, este deveria ser visto apenas como meio de subsistência, de disciplina do corpo e purificação da mente.
Assinale a alternativa correta: 
Resposta.: Todas as alternativas estão corretas
***************************************************************************
17º) Na comparação entre virtude e vício, a conclusão aristotélica corresponde a;
Resposta.: Que a virtude é um meio-termo.
Obs.: “A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. E é um meio-termo entre dois vícios, um por excesso e outro por falta; pois que, enquanto os vícios ou vão muito longe ou ficam aquém do que é conveniente no tocante às ações e paixões, a virtude encontra e escolhe o meio-termo.” (Aristóteles, 1984, Ética a Nicômaco, livro II, p. 73.)
***************************************************************************
18º) Recorrer ao magistrado e à lei para restaurar uma situação de equilíbrio perdido entre indivíduos ou partes que se relacionaram de alguma maneira consiste, de acordo com o pensamento aristotélico, em uma forma de:
Resposta.: Justiça particular corretiva.
Obs.: De acordo com o texto teórico da unidade 5: “A outra modalidade de justiça particular é a corretiva. Esse conceito corresponde às situações em que a questão do justo ou do injusto envolve um ou mais cidadãos nas suas relações com outros cidadãos. A função do magistrado está em mediar essas relações e quando necessário, pela autoridade que representa, exigir que seja restaurado o equilíbrio. Por isso, são casos de justiça particular corretiva.
19º) Leia com atenção:
"[...] o conceito que preeminentemente fazemos da felicidade. É ela procurada sempre por ________ e nunca com vistas em outra coisa, ao passo que à honra, ao prazer, à razão e a todas as virtudes nós de fato escolhemos por si mesmos (pois, ainda que nada resultasse daí, continuaríamos a escolher cada um deles); mas também os escolhemos no interesse da _______, pensando que a posse deles nos tornará felizes." (ARISTÓTELES, 1984, Ética a Nicômaco, livro I, p. 55).
Assinale a alternativa que completa CORRETA e RESPECTIVAMENTE as lacunas, de acordo com o pensamento filosófico de Aristóteles:
Resposta.: Si mesma; felicidade.
Obs.: “[...] o conceito que preeminentemente fazemos da felicidade. É ela procurada sempre por si mesma e nunca com vistas em outra coisa, ao passo que à honra, ao prazer, à razão e a todas as virtudes nós de fato escolhemos por si mesmos (pois, ainda que nada resultasse daí, continuaríamos a escolher cada um deles); mas também os escolhemos no interesse da felicidade, pensando que a posse deles nos tornará felizes. A felicidade, todavia, ninguém a escolhe tendo em vista algum destes, nem, em geral, qualquer coisa que não ela própria.” (ARISTÓTELES, 1984, Ética a Nicômaco, livro I, p. 55.)
***************************************************************************
20º) Qual das alternativas a seguir revela, segundo Aristóteles, um traço do homem justo? 
Resposta.: Respeitar e seguir as leis.
Obs.: “Tomemos, pois, como ponto de partida os vários significados de “um homem justo”. Mas o homem sem lei, assim como o ganancioso e ímprobo são considerados injustos, de forma que tanto o respeitador da lei como o honesto são evidentemente justos. O justo é, portanto, respeitador da lei, e o probo e o injusto é o homem sem lei e ímprobo.” (Aristóteles, 1984, Ética a Nicômaco, livro V, p. 121.)
***************************************************************************
21º) Para o pensamento kantiano, qual das opções a seguir pode ser o motivador das ações morais?
Assinale a alternativa CORRETA: 
Resposta.: A racionalidade.
Obs.: Para o filósofo Kant, o que deveria ser o motivo da ação é uma causa, a priori, puramente racional, nada que seja derivado dos desejos, cobiça, lucro, fama ou quaisquer outras motivações externas à razão.
22º) Leia com atenção:
"O credo que aceita a utilidade, ou o Princípio_______, como fundamento da moralidade, defende que as ações estão certas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida em que tendem a produzir o reverso da felicidade. Por felicidade, entende-se o prazer e a ausência de dor; por infelicidade, a dor e a privação do prazer." (MILL, 2005, p. 48).
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna: 
Resposta.: da Maior Felicidade
Obs.: “O credo que aceita a utilidade, ou o Princípio da Maior Felicidade, como fundamento da moralidade, defende que as ações estão certas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida em que tendem a produzir o reverso da felicidade. Por felicidade, entende-se o prazer e a ausência de dor; por infelicidade, a dor e a privação do prazer.” (MILL, 2005, p. 48.)
***************************************************************************
23º) Qual dos filósofos a seguir contribuiu modernamente para a corrente utilitarista?
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta.: Jeremy Bentham.
Obs.: No período moderno, Jeremy Bentham é considerado o fundador do utilitarismo.
***************************************************************************
24º) "Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio." (KANT, 2007, p. 69).
Esse trecho da Fundamentação da Metafísica dos Costumes está descrevendo:
Resposta.: Uma parte do imperativo categórico, segundo o qual não devemos utilizar os outros como “ponte” para alcançarmos resultados.
Obs.: A formulação kantiana é um derivado do imperativo categórico, e como tal, deve ser possível de ser elevada à condição de lei universal, para atender à exigência da razão. Nesse caso, tratar as pessoas como “pontes” (meios) para alcançar algum fim valorizaria a manipulação, o interesse egoísta e a desconsideração pelo próximo, condutas que não poderiam ser elevadas a lei universal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando