Buscar

1- Partido PUP

Prévia do material em texto

ARQUITETURA E URBANISMO - CAMPUS ANCHIETA
INTERVENÇÃO URBANA
Diagnóstico / Partido Arquitetônico
Diadema
DISCIPLINA: PROJETO URBANÍSTICO E PAISAGÍSTICO – PUP 
NATÁLIA ALEXANDRE RA: T195FD-2 
DATA: 08/05/2019
Diagnóstico de Diadema
Diadema é um município brasileiro do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. 
 Ocupa uma área de 30,796 km² e sua população estimada em 2013 é de 386.089 habitantes, segundo o IBGE, sendo então o décimo quarto mais populoso do estado e o 55º do Brasil. Está localizada na Zona Sudeste da Grande São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI). Diadema está localizada na Macrozonha de Estruturação e qualificação urbana na RMSP, e está sob a seguinte legislação: 
 Diadema foi distrito de São Bernardo do Campo até a sua emancipação, no final da década de 1950. Com 77 estabelecimentos de saúde, sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo a indústria e o comércio como importantes atividades econômicas. 
 O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o turismo até o esporte.
 O relevo do município é pouco plano e muito acidentado, formado por muitas colinas e morros. O ponto mais alto de Diadema está localizado a uma altitude de 865 metros acima do nível do mar, no Jardim Santa Cândida, e o mais baixo está situado na Vila Idialópolis, bairro de Piraporinha. As altitudes médias variam entre 700 e 800 metros.
 A hidrografia é formada por córregos e ribeirões. O maior e principal curso de água do município é o Ribeirão de Couros, com 7,5 quilômetros de extensão, seguido pelos córregos Mato Dentro (5,1 km), de Capela (4,695 km), do Floriano (4,395 km), Taboão (4 km) e Araújo (1,798 km). Outros córregos também localizados em Diadema são Campanário, Curral Grande e Grota Funda. O município está localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
 A maior parte da cobertura vegetal de Diadema está localizada na Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, região sul do município, e é formada pela Mata Atlântica, tendo como exemplos de espécies o angico, o jacarandá, o jatobá, palmeira juçara, a paineira, o pau-brasil e o urucum. Diadema possui cinco parques municipais: do Paço (no Centro), Ecológico (bairro Eldorado), da Companhia de Saneamento de Diadema (na região norte do município), Antonio de Lucca Filho (também no norte de Diadema) e dos Jesuítas (Centro), que juntos totalizam 119 mil metros quadrados de área verde, e uma média de dez metros quadrados de área verde por habitante, sendo esse número inferior nos bairros, variando entre 1 m² no bairro Casa Grande a 6 m² na região central.
 PARTIDO DE INTERVENÇÃO
· Áreas verdes, livres e de lazer.
Próximo ao Ribeirão dos Monteiros onde se localiza a APP e a nascente propus um parque linear, conforme o Código Florestal, a fim de limitar a expansão urbana, revitalizar o rio e proporcionar um espaço de lazer para a população. 
O maciço arbóreo existente na Av. Ruyce Ferraz Alvim que atualmente não está sendo utilizado, será aberto ao público e terá um papel de parque linear, com base no Plano Diretor referente à preservação ambiental, tendo equipamentos e mobiliários urbano. 
O parque linear irá avançar pela Viela Beira Rio para dar acesso à Rua Alta Floresta. 
· Sistema Viário.
Propus uma via de ligação entre as ruas Travessa Jurupis e Rua Alta Floresta, pois o sistema existente não permite a ligação direta. Além de criar outra alternativa de acesso ao parque.
A Rua Alta Floresta será expandida até a Rua José Bonifácio. A área livre localizada atrás do Hospital será criada uma praça.
· Habitação
Nas áreas de ZEIS, conforme o Plano Diretor, será proposto adensamento vertical com comércio no térreo incentivando a fachada ativa, tendo melhor urbanização para receber infraestrutura. 
Foram retiradas algumas ruas para adensamento e melhoria de espaços públicos. 
· Educação e Saúde
Foi planejado instalar mais hospitais e escolas no município, no qual, vejo que há uma grande escassez desses serviços e como foram retiradas algumas ruas, creio que haja uma melhoria até mesmo para a instalação de novas escolas e hospitais

Continue navegando