Buscar

Questionário Biologia Celular e Molecular 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Biologia Celular e Molecular
Professora: Maria do Socorro Costa Oliveira
Estudante: Mayra Gonçalves Soares
1)Descreva a constituição estrutural das membranas biológicas de acordo com o modelo de mosaico fluido de Singer e Nicholson
R= As unidades de membrana são bicamadas lipídicas formadas principalmente por fosfolipídios e contendo uma quantidade variável de moléculas proteícas, mais numerosas nas membranas com maior atividade funcional (as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana) apresentando proteínas extrínssecas, intrínsecas e transmembranas. O seu folheto externo apresenta muitas moléculas de glicolipídios, com as porções glicídicas se projetando para o exterior da célula. Às porções glicídicas dos glicolipídios se juntam porções glicídicas da própria membrana, mais glicoproteínas e proteoglicanas secretadas, que são adsorvidas pela superfície celular para formar um conjunto denominado glicocálice.Assim, o glicocálice é uma projeção da parte mais externa da membrana. O colesterol também é um constituinte importante que confere estabilidade a essa membrana.
O modelo de Mosaico Fluido proposto por Singer e Nicholson em 1972 se dá pela observação de que que essa unidade de membrana é contituída por várias moléculas diferentes (mosaico) e essas moléculas estão em constante movimento (fluido). Por exemplo, no processo chamado de Flip Flop os fosfolipídios mudam de posição.
2)De acordo com o gasto ou não de energia (ATP), descreva os tipos de transportes realizados pela membrana celular
R= Determina-se o que é transporte ativo e passivo a partir da observação da permeabilidade de uma membrana. Quando há gasto de energia envolvendo, dizemos que se trata de um transporte ativo. Enquanto isso, quando não há gasto, chamamos de transporte passivo. A membrana plasmática assume função e capacidade de permitir o que entrará e sairá da célula. Ela garante, portanto, que o meio intracelular tenha uma manutenção adequada e equilíbrio de substâncias.
Transporte Passivo: O transporte passivo não envolve gasto de energia, pois ocorre a favor do gradiente de concentração. Assim, ele coordena substâncias, direcionando-as de um meio de maior concentração para um de menor concentração.
Dessa forma, o transporte passivo pode ser dividido em três diferentes tipos:
1.Difusão Simples: As proteínas de transporte precisam ser lipossolúveis. Assim, devem apresentar afinidade aos fosfolipídeos, para que consigam atravessar a bicamada.
2.Difusão Facilitada: Ocorre por meio das proteínas denominadas permeases. Elas se ligam a substâncias sem afinidade com os fosfolipídeos. Ao ligarem-se, a difusão é facilitada a favor do gradiente de concentração.
3.Osmose: Ocorre quando há a movimentação da água. A osmose ocorre entre dois meios aquosos, onde uma membrana semipermeável os dividirá. A água irá do meio menos concentrado para o mais concentrado, até que haja equilíbrio.
Transporte Ativo: O transporte ativo proporciona gasto de energia, uma vez que vai contra o gradiente de concentração. Diferentemente do transporte passivo, a movimentação não é espontânea, sendo necessária energia para ativar o ciclo.
Assim, o transporte ativo é dividido em:
1.Transporte ativo primário: ocorre pela quebra de ATP. Neste momento, há liberação de energia a ser utilizada pelas proteínas de transporte. Elas, então, carregarão moléculas através de um gradiente de concentração contrário.
2.Transporte ativo secundário: modifica as concentrações observadas nas moléculas transportadas, dividindo-as em dois lados da membrana. Nisso, esse tipo de transporte ativo movimentará as partículas a partir dos diferentes graus de concentração. Este, inclusive, estabelecido pelo transporte ativo primário.
3.Endocitose: abrange o transporte de um grande número de moléculas para o meio intracelular. Isso acontece graças ao englobamento de partículas, seja através da fagocitose ou da pinocitose.
4.Exocitose: abrange o transporte de um grande número de moléculas para o meio extra-celular.
Assim, transporte ativo e passivo abrange formas diferentes de células/moléculas deixarem ou adentrarem as células. De modo bastante básico, estas funções serão responsáveis por manter as células saudáveis e nutridas.
3)Descreva o mecanismo de transporte ativo da bomba de sódio (NA+) e potássio (K+)
R= O transporte ativo através de proteína transportadora (Bomba) necessita de duas condições oara sua ocorrência adequada: 1.presença das proteínas transmembranas em toda a extensão da membrana plasmática. Estas irão conter sítios específicos responsáveis pela ligação dos íons K+ e Na+;
2. Gasto de ATP, uma vez que a célula necessita manter a diferença na concentração entre íons;
É por estes dois específicos motivos que a bomba de Na+ e K+ representam um tipo de transporte ativo. Isso porque os aminoácidos das transmembranas acabam expulsando sódio que adentra a célula e buscam o potássio que acaba saindo.
Para cada acionamento da bomba de sódio e potássio, 3 Na+ acabam se ligando aos sítios protéicos especificados. Há também a ligação do ATP, havendo a perda de um fosfato, o que a faz transformar-se em ADP.
Essa transformação acaba promovendo uma alteração na proteína transmembrana que acaba por liberar íons de sódio na parte externa da célula. Ao mesmo tempo em que o sódio vai para fora, 2 K+ se ligam à proteína nos específicos nichos da membrana.
Com fosfato liberado, a ADP volta a ser ATP, o que libera os íons de potássio para o meio intracelular. O processo é cíclico e constante.
4)Qual importância (função) da bomba de sódio (NA+) e potássio (K+)
R= Funções da Bomba de Na+ e K+:
1.Manutenção de uma alternância de carga elétrica nas regiões interna e externa da célula: mais positiva fora e mais negativa dentro, sendo condição essencial para a propagação do impulso nas células nervosas;
2.Regulação osmótica (teor de solvente / hidratação): a maior concentração de apenas um íon no interior da célula poderia causar uma hipertonicidade (absorção excessiva de água), podendo resultar em uma plasmólise (ruptura da membrana e morte da célula). Porém, existe uma harmonização envolvendo dois íons (um saindo e o outro entrando);
3.E auxílio no transporte de substâncias como, por exemplo, aminoácidos e carboidratos para o interior da célula.
5)Explique o potencial de repouso ocorrido em uma célula nervosa (neurônio) 
Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos. O valor do potencial de repouso é da ordem de -70mV (miliVolts). O sinal negativo indica que o interior da célula é negativo em relação ao exterior.
A existência do potencial de repouso deve-se principalmente a diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+) dentro e fora da célula. Essa diferença é mantida por meio de um mecanismo de bombeamento ativo de íons pelas membranas celulares, em que o sódio é forçado a sair da célula e o potássio a entrar.
Apesar do nome a manutenção do potencial de repouso demanda gasto de energia pela célula, uma vez que o bombeamento de íons é um processo ativo.

Continue navegando