Buscar

Mitose: Conceitos e Fases

Prévia do material em texto

DIRETOR: MAJOR EDEVANDRO COLARES
	SÉRIE: 
	2ª E.M 
	TURNO: MATUTINO
	TURMA: (3)
	COMP. CURRICULAR:
	BIOLOGIA
	PROFESSOR (A):
	PAULA
	
	DATA CORREÇÃO: 
	
 CMPM IIIRUMO AO SUCESSO
 ATIVIDADE BIOLOGIA– 2º TRIMESTRE
Nome do aluno: mariana rayssa ____________________ Nota ___________
A prova é individual!!! É vedado o uso de qualquer comunicação e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. Use somente caneta esferográfica com tinta azul ou preta.  Não use corretivo sob pena de a questão ser anulada. NÃO serão permitidas rasuras. As questões rasuradas serão consideradas erradas. NÃO é permitido manter telefone celular, ou quaisquer dispositivos eletrônicos ligados na sala de prova. Os professores responsáveis pela aplicação NÃO poderão esclarecer dúvidas. O entendimento dos enunciados faz parte da avaliação. As questões objetivas possuem apenas uma alternativa correta. As questões discursivas serão avaliadas pela: coesão e coerência, vocabulário técnico adequado, e proximidade com o padrão da resposta esperada. O professor está autorizado a anular a prova, em casos de uso dos equipamentos eletrônicos, perturbação da ordem, dentre outros. Não será permitido escrever nada além do que está sendo pedido pelo professor, qualquer outro questionamento como desabafo, mensagem, desenho ETC, escritos neste DOCUMENTO acarretará anulação imediata da Verificação
1- Conceitue Mitose.
2- Descreva brevemente as seguintes fases da Mitose:
a) Intérfase
b) Prófase
c) Metáfase
d) Anáfase
e) Telófase
3- Em qual fase da mitose ocorre a formação da “placa metafasica”?
4- Em qual fase da mitose ocorre a separação das cromátides-irmãs?
5- Defina o que é citocinese?
Respostas
1-A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.
2-A- Na fase da interfase, a célula não está se dividindo, existe intensa atividade para que seja feita a preparação para o início da divisão celular. Dividido em três etapas:
G1 (G refere-se à palavra gap, que significa intervalo): Em G1, ocorre a transcrição do RNA e a síntese de proteínas, processos que acontecem normalmente na célula. Nesse período, também ocorre o aumento gradativo da célula, que se encontra pequena após o processo de divisão celular
S (S refere-se à palavra síntese, que significa intervalo): Em S, ocorre a replicação (duplicação) do DNA, sendo, uma etapa importante para garantir a manutenção da quantidade de cromossomos após a divisão celular. Nessa etapa ocorre a duplicação dos centríolos.
G2: a célula certifica-se de que o DNA está replicado e cresce um pouco mais em tamanho. Nessa fase também se reinicia a produção de RNA.
É importante destacar que as células que não iniciarão uma nova divisão entram em uma fase conhecida como G0.
B- Prófase : observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído. Um par de centríolos migra para cada polo da célula e microtúbulos surgem entre eles, dando início à formação do fuso mitótico. Nessa etapa o nucléolo também se desintegra.
C- Metáfase: Nessa etapa da mitose, os cromossomos migram para o plano equatorial da célula. Cada cromossomo possui duas cromátides, as quais se prendem ao microtúbulo por meio de uma região denominada de cinetocoro. Nessa etapa, os cromossomos atingem seu maior grau de compactação.
D- Anáfase: os cromossomos separam-se, e cada cromátide segue em direção ao polo da célula. Essa migração ocorre em virtude do encurtamento das fibras do fuso.
E-Telófase: ocorre reconstrução dos envoltórios nucleares, descondensação dos cromossomos e a reconstrução do nucléolo.
No final da anáfase até o fim da telófase, observa-se o processo de citocinese. Esse processo consiste na divisão do citoplasma e na formação de duas células-filhas.
3- Na Metáfase pois,Alguns microtúbulos das fibras polares se ligam a estruturas protéicas presentes na região do centrômero, denominadas cinetócoros. Assim, há um deslocamento progressivo das cromátides para a região equatorial da célula, formando a placa metafásica, ou placa equatorial, onde estas ficam alinhadas.
4- Na Anáfase pois consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.
5- A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.

Continue navegando