Buscar

Estudo dirigido - Filme E a vida continua

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Instituto de Ciências da Saúde
Departamento de Fisioterapia
ISC001- Introdução à Saúde Coletiva
Discente: Cinthia Oliveira
Docente: Yeimi Alexandra Alzate Lopez
ESTUDO DIRIGIDO 1
Assistir ao filme: E a vida continua... – “And The Band Played On” (1993), dirigido por Roger Spottiswoode. 
A partir do filme, discutir as seguintes questões:
O filme retrata o contexto do aparecimento da AIDS, esboçando todo um panorama sobre as dificuldades de se caracterizar e identificar essa nova doença, bem como sobre sua influência na mudança dos hábitos comportamentais da época. A partir dessa ideia discuta sobre:
1. Quais as visões que se apresentam sobre a “nova doença” e como influenciam o desenvolvimento ou não da pesquisa e tratamento?
A patologia já surge atrelada à fortes polêmicas, sobretudo porque os primeiros casos foram evidenciados apenas entre homossexuais, fato que acabou sustentando o ideário de que se tratava de uma peste associada a desvio sexual. Nessa perspectiva, repleta de preconceitos, a AIDS era encarada como uma espécie de condenação moral e até mesmo um castigo divino, sendo esta mensagem pejorativa disseminada pela mídia, que se referia ao agravo como o “câncer gay” . Também foi possível notar o descaso das autoridades diante a gravidade da doença e a omissão do governo Reagan, que nem sequer mencionava a existência da epidemia em seus discursos, justamente por estar ligada a um grupo marginalizado da sociedade. Dada essa realidade, a comunidade LGBT de San Francisco se posicionou contra o fechamento das saunas, mesmo sendo estes os locais apontados nas pesquisas como possível locus de transmissão, pois entendiam que tal medida representava um retrocesso de suas conquistas e uma forma de ataque ao símbolo da liberdade sexual. Somado a isso, a insuficiência de verbas dedicadas à pesquisa, o acesso a laboratórios precários e os bancos de sangue defendendo seus interesses financeiros às custas da segurança da população foram fatores limitantes para os estudos da doença.
2. Quais áreas de conhecimento você identifica que participam do processo de identificação da doença?
Para a pesquisa formou-se uma equipe multiprofissional, com especialistas de diversas áreas do conhecimento, incluindo médicos, epidemiologistas, cientistas e sociólogos.
3. Você identifica alguma questão ética?
O filme mostra que o Dr. Robert Gallo se apossa indevidamente dos dados do outro instituto francês e passa a usá-los como seus, uma atitude antiética pela busca de status que acaba levando à uma briga na justiça pela patente da descoberta. Além disso, vale ressaltar fatos que evidenciam os interesses pessoais, políticos e econômicos permeados na história da AIDS: a negligência do governo em relação à saúde pública da população ameaçada, o esquivamento de hospitais que não queriam sua imagem atrelada à “peste gay” e a irresponsabilidade dos bancos de sangue que dificultaram as medidas de prevenção, mesmo sabendo que a contaminação ocorreria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando