Buscar

ATIVIDADE 1 RECUPERAÇÃO 2 tentativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SENAC RS
Julie Nicole Pereira
Políticas de saúde e segurança do trabalho na empresa Indústria Frigorífica Tavares.
Atividade I
Novo Hamburgo, RS
2021
ATIVIDADE 1
	1. Elabore a política de saúde e segurança do trabalho da indústria frigorífica Tavares?
	Resposta: Com o objetivo de alcançar excelência em Saúde e Segurança a Indústria Frigorífica se compromete em: 
1. Identificar e gerenciar riscos, associados às suas atividades, processos, instalações, produtos ou serviços e manutenção preventiva das maquinas. 
2. Atuar preventivamente no gerenciamento dos riscos à Saúde e à Segurança das pessoas e da integridade das instalações.
3. Atender aos requisitos legais de Saúde e Segurança estabelecidos e aos assumidos voluntariamente. 
4. Melhorar continuamente o desempenho em Saúde e Segurança através de um efetivo sistema de gerenciamento, focando o uso de soluções inovadoras e o desenvolvimento das pessoas. 
5. Contribuir positivamente e pro ativamente na evolução de desempenho em Saúde e Segurança dos prestadores de serviço.
 6. Entender e gerenciar de forma preventiva o risco à saúde e a presença de doenças endêmicas que impactem os nossos empregados. 
7. Promover ambiente de trabalho saudável considerando as questões relacionadas ao ambiente físico e psicossocial de trabalho, os recursos para a saúde pessoal e o envolvimento da empresa na melhoria da saúde da comunidade.
8. Abordagem Comportamental: Atribuir a máxima importância ao comportamento de cada Colaborador, considerando-o como o principal fator na prevenção de acidentes. Acreditar que, cada vez que ocorre um acidente, as causas que lhe deram origem remetem sempre para um comportamento identificável. Assim, iremos implementar programas que incentivam os Colaboradores a promoverem um diálogo com os seus colegas e com as chefias, sobre comportamentos seguros e comportamentos de risco.
9. Comunicação, educação e formação dos colaboradores: Educando, formando e equipando os Colaboradores, com a finalidade de assegurar que todos se encontrem aptos a evitar situações inseguras e a responder de forma expedita a acontecimentos inesperados; Exercendo uma influência sobre a formação e a instrução dos prestadores de serviços, dos fornecedores e da comunidade.
10. Uma solida organização de saúde e segurança do trabalho: Com o objetivo de promover uma cultura de segurança que efetivamente previna os acidentes, serão criados departamentos de saúde e segurança que prestaram serviços de aconselhamento especializado às chefias e aos seus Colaboradores. Comprometendo-nos a proceder a uma identificação dos perigos e gerindo-os mediante uma adequada avaliação de risco e tomar as medidas necessárias à sua minimização.
11. Treinamento para uso correto dos EPI’s, compra dos mesmos para que cada colaborador possa ter seu próprio EPI.
12. Melhorar a iluminação dos ambientes dentro da indústria;
13. Organizar as ferramentas para facilitar a localização das mesmas;
14. Instalar suportes para guardar as facas, melhorar a qualidade do transporte das carnes;
15. Melhorar a postura dos colaboradores dentro da empresa, evitando brincadeiras e atitudes improprias dentro da empresa;
16. Aumentar os espaços que são consideravelmente pequenos para tamanha demanda na produção.
	2. Como será realizada a divulgação dessa política de saúde e segurança do trabalho?
	Resposta: A divulgação Política de Saúde e Segurança do Trabalho pode ser realizada por meio de palestras, reuniões, encontros ou outros mecanismos que a empresa entender, porém é necessário registrar todas as ações. Assim, a Política de Saúde e Segurança (SST) deverá ser divulgada aos trabalhadores, e outras partes interessadas, e atualizada sempre que necessário. No processo de definição e elaboração desta Política, deve-se privilegiar a participação dos trabalhadores. A empresa deve estabelecer no documento - base como será feita a divulgação dos perigos/fatores de risco reconhecidos e identificados no PPRA para os trabalhadores, bem como as medidas de controle adequadas. Para a divulgação, é fundamental que exista espaço em murais ou quadro de avisos, ou outras formas de comunicação disponibilizadas pela empresa tais como jornais, internet, rádio.
	
3. Descreva com suas palavras a importância de se ter uma política bem elaborada na organização?
	Resposta: A política de SST é um instrumento utilizado para definir normas e práticas a serem exercidas e/ou aplicadas aos funcionários, clientes e prestadores de serviço. Ela irá estabelecer o comprometimento da empresa em melhorar as condições e ambientes de trabalho.
A intenção é minimizar ou até mesmo extinguir qualquer risco de acidente ou desenvolvimento de doenças que possam ocorrer dentro da empresa. Com isso, queremos não só cuidar dos colaboradores, mas também minimizar significativamente os prejuízos financeiros e potencializar os resultados da empresa e consequentemente, melhorar os indicadores dos colaboradores, pois com treinamentos corretos e periódicos, sempre teremos profissionais habilitados e treinados que farão seu trabalho de forma correta e segura, aumentando assim, para melhor, os indicadores.

Outros materiais