Buscar

história contemporanea I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A Primeira Guerra Mundial envolveu não só as grandes nações europeias, mas também as populações dos impérios coloniais dessas nações igualmente. O entendimento desse conflito só é possível quando voltamos nosso olhar para as disputas neocolonialistas que estavam se dando no período. Nesse sentido, o processo histórico que levou à Primeira Grande Guerra teve início com a industrialização e com a expansão do modo de produção capitalista. Quanto às causas que concorreram para a deflagração da Primeira Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir:
I- A disputa por matérias-primas e mercados está na raiz do conflito.
II- O "pan-eslavismo" tinha um caráter pacifista e foi um dos componentes que retardaram o início do conflito.
III- O "revanchismo francês" teve um caráter exclusivamente ideológico.
IV- O nacionalismo agiu na construção do sentimento de ódio ao inimigo estrangeiro contribuindo com início do conflito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Após um período de euforia e expansão econômica com o fim da Primeira Guerra Mundial o mundo viu surgir uma grave crise do sistema econômico liberal. Essa crise veio a ser conhecida como a "Grande Depressão" e teve início com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929. Caracterizou o período a depressão econômica e ocorreram demissões em massa. Sobre a Grande Depressão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos fatores da crise foi a superprodução de bens.
(    ) Concorreu para a crise a subvalorização das ações.
(    ) Como decorrência da crise declinou o liberalismo econômico.
(    ) Uma de suas consequências foi a expansão da democracia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	Com a morte de Lenin, duas visões se contrapunham com relação ao destino do Socialismo na Rússia: uma, defendida por Trotsky, pregava a revolução permanente, com a expansão da revolução russa por todo o continente europeu; a outra, vitoriosa, defendida por Stálin, visava à consolidação do socialismo na Rússia. A retórica de Stálin girava em torno de promessas de autossuficiência e prosperidade e visava garantir a construção do socialismo no berço da revolução. A vitória de Stálin representou a construção de um regime burocrático e totalitário que fechou o país a influências externas e apostou no desenvolvimento nacional. Com relação ao período stalinista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Stálin implementou os planos quinquenais, que visavam consolidar a agricultura.
(    ) A produção agrícola no período visava à obtenção de maquinaria para a indústria.
(    ) Stálin deu continuidade à NEP, incentivando a pequena propriedade no campo.
(    ) Os planos quinquenais geraram o crescimento econômico e a industrialização russa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	É quase consenso entre os historiadores que a história do século XX não pode ser compreendida sem um olhar atento sobre a Revolução Russa. De fato, a revolução russa se inscreve entre os acontecimentos de maior influência do século passado. Pela primeira vez assistimos à instalação de um regime socialista no planeta. Para podermos entender a Revolução Russa, devemos ter noção do regime contra qual esta revolução estava se insurgindo. Sobre o regime czarista, analise as sentenças a seguir:
I- Sua base de apoio incluía a nobreza e os Kulaks.
II- Contava com um setor industrial forte e desenvolvido.
III- Tinha como sustentáculo ideológico a religião ortodoxa.
IV- Apresentava uma grande homogeneidade cultural.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Mesmo depois de deposto o regime czarista, a Revolução Russa teve que enfrentar séria oposição. Somente ao final de uma guerra civil, na qual os revolucionários combateram tropas armadas por outros países, foi que a revolução se consolidou. Durante esse período, o governo revolucionário institui uma política econômica conhecida por "comunismo de guerra" que é substituída pela Nova Política Econômica (NEP). Quanto à economia russa durante a Guerra Civil e ao fim desta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Durante a Guerra Civil, a economia priorizava as transações financeiras.
	 b)
	Durante a Guerra Civil, o trabalho compulsório nas fábricas foi adotado.
	 c)
	Com a NEP, os excedentes agrícolas passaram a ser confiscados pelo governo.
	 d)
	Com a NEP, as pequenas fábricas foram confiscadas dos antigos donos.
	6.
	Entre as duas grandes guerras mundiais o mundo viu surgir e se espalharem os regimes totalitários. A ideia por trás dos totalitarismos era a de um Estado forte, que concentrasse todo poder e autoridade, exercendo um controle total sobre a vida dos indivíduos. Nos regimes totalitários, estado e sociedade se confundem, pretendendo ser uma unidade e se tornar a razão de ser daqueles que os constituem. Sobre os regimes totalitários, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estão circunscritos ao entre guerras.
	 b)
	Promovem a individualidade.
	 c)
	Tiveram uma única origem.
	 d)
	Baseiam-se no repúdio ao liberalismo.
	7.
	Um dos motivos ligados à ascensão do nazismo na Alemanha está no apoio que esse movimento político, reacionário de caráter totalitarista, teve entre amplos setores da burguesia, que temiam a crescente popularidade do comunismo. A burguesia alemã desejava um governo forte e popular, visando à recuperação econômica e que impedisse o avanço de políticas de caráter socializantes. Muitos fatores locais da sociedade alemã contribuíram para a vitória nazista. Sobre os fatos históricos ligados à ascensão do nazismo na Alemanha, analise as sentenças a seguir:
I- Contribuiu para a vitória dos nazistas a divisão entre os que os combatiam.
II- Hitler alegou um suposto complô comunista para assumir o poder.
III- Para ter o apoio do exército, Hitler executou correligionários.
IV- A GESTAPO foi criada depois do início da guerra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A Primeira Guerra Mundial está muito ligada à dinâmica própria de unificação e expansão da Alemanha. Unificada em 1871, a Alemanha formou um bloco político e militar, tendo em vista barrar a expansão da Rússia em direção ao mediterrâneo, bem como a ação imperialista da França e da Inglaterra. A Segunda Guerra Mundial também está implicada diretamente com esse país europeu, tendo sido as sanções impostas à Alemanha uma de suas principais causas. Com relação à Alemanha e sua relação com as duas grandes guerras mundiais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fato de a Alemanha ter conseguido preservar seus territórios coloniais ao fim da guerra favoreceu seu rearmamento.
	 b)
	As ações imperialistas alemãs explicam-se em razão do lento desenvolvimento do capitalismo naquele país.
	 c)
	A Alemanha investiu em uma marinha de guerra e se aliou à Inglaterra para defender seus interesse comerciais contra os EUA.
	 d)
	O bloqueio marítimo e a entrada dos EUA enfraqueceram a Alemanha, que acabou sendo responsabilizada pelo conflito.
	9.
	Estudar o século XX é estar disposto a se deparar com um século de conflitos armados e não armados em escala mundial, em que países procuravam se projetar em nível mundial como nações e impérios hegemônicos. Para tanto, procuravam liquidar qualquer ameaça ou concorrência que colocasse em
risco esta audaciosa ambição. Com relação ao que consistia e às intenções destes países em praticar a política imperialista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas imperialistas também significavam exercer influência cultural e ideológica sobre as demais sociedades do mundo, numa relação de imposição dos valores dos países "potência".
(    ) Pode-se dizer que o que mais interessava nesta disputa era obter fontes de matéria-prima e ampliar os mercados consumidores aos países que estavam empreendendo a Revolução Industrial e a modernização no interior de suas sociedades.
(    ) Os países Alemanha, França e Inglaterra podem ser indicados como os principais fomentadores desta política e, desde as últimas décadas do século XIX, vinham reunindo desavenças e desentendimentos.
(    ) A política imperialista era exercida especialmente pelos países da Ásia, da América e da África sobre os países da Europa e do Norte da América.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	Uma das motivações para a Segunda Grande Guerra Mundial estava na ideia alemã de garantir aquilo que era chamado de "espaço vital" para o povo alemão. Nesse sentido, o começo da guerra se deu a partir da conquista de territórios e regiões onde se encontravam populações falantes do alemão ou dialetos a esse assemelhados. Sobre a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A invasão foi precedida por intensa atividade de propaganda.
(    ) A Alemanha começa a guerra de improviso, sem estar preparada.
(    ) Empregou-se na invasão novas táticas de guerra e contato.
(    ) Não houve resistência polonesa nem na invasão, nem após essa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
P

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais