Buscar

Tópicos Especiais em Administração Pública - AOL2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Já compreendemos que é preciso ter responsabilidade e assumir as funções que cabem a cada um dos setores para que o processo como um todo funcione e seja eficiente. Percebemos que essas relações estão muito a frente de apenas prestar contas, elas seguem em frente e atingem principalmente responsabilidades como prestar contas de seus atos enquanto agente público, ser responsável pelos seus resultados e da máquina pública a qual se destina sua responsabilidade gerencial e principalmente, expor a sociedade o emprego dos recursos arrecadados em prol dos benéficos da máquina pública). A cada função e esfera dá-se a responsabilidade que lhe cabe e cobra-se o planejamento, execução ( quando lhe compete) e fiscalização.
Pensando em Governança e Governabilidade, enumere a segunda coluna de acordo com a Primeira, no que diz respeito as suas ações:
IMG - BQ11 - ADMINISTRACAO PUBLICA - UN2.JPG
1 – 2 - 2 -1 
Resposta correta
Pergunta 2
Quando estudamos a forma de administração burocrática aprendemos que o planejamento público é basicamente operacionalizado a partir do planejamento orçamentário. Já com a organização estratégica das empresas privadas vimos que o planejamento vai além do orçamento, ele visa o desenvolvimento global da organização. As empresas (e o país pode ser considerado uma grande e complexa empresa) ao se planejarem percebem quais são as suas forças, mas também quais são as oportunidades de melhoria. Mas com novas diretrizes para cumprimento de princípios básicos como a Transparência e Publicidade, por exemplo. Sendo assim, hoje os agentes públicos não devem considerar apenas o orçamento, mas também:
Fatores como a responsabilidade fiscal, que prevê punição as infrações ao erário público forçando indiretamente os gestores públicos a planejar e principalmente validar a real aplicação do orçamento público. 
Resposta correta
Pergunta 3
Este poder é o responsável por fiscalizar e aprovar todo trâmite orçamentário para que seja possível executar as ações previstas para o funcionamento e desenvolvimento do país. A função típica deste poder é como o nome mesmo já sugere, legislar nos trâmites de criação, aprovação e até mesmo na rejeição leis que operam a ordem no país. Um exemplo de função atípica deste poder é a gestão de pessoas: ações como contratações, demissões, pagamentos, organização de férias, entre outros, dos órgão públicos.Estamos definindo o:
Poder Legislativo
Resposta correta
Pergunta 4
A CF/88 trabalhou para garantir um sistema que fosse possível organizar e descentralizar a administração pública fazendo possível a reorganização do sistema de gestão com foco na qualidade de entrega dos serviços do Estado. Para tanto, ela organizou os deveres do estado em Três Poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. A organização e operação desses três poderes foram subdivididos em dois tipos de função:
1. Função típica
2. Função atípica
Marque as operações abaixo com V para alternativa Verdadeira e F para alternativa Falsa:
( ) A função típica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função atípica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) A função atípica é aquela denominada a partir das ações que dão significado ao objetivo da existência da instituição a qual ela se destina.
( ) Já a função típica, é representada por ações que não estão dentro daquelas denominadas essenciais para justificativa da existência da instituição, entretanto, é permitida e necessária, para que haja harmonia e concretização entre os objetivos e efetivos dos três poderes.
( ) Os Três poderes são soberanos e não existe divisão de funções. Cada um faz a divisão de suas funções de acordo com seu objeto de atuação.
Agora, assinale a opção que apresenta as sequência correta.
V- V – F – F – F
Resposta correta
Pergunta 5
Observe a figura abaixo:
img_Administração Pública - BQ 02 - Questão 08.JPG
Figura: Portal da Transparência do Governo Federal. Fonte: http://www.portaltransparencia.gov.br/
A imagem trata do Portal de Transparência do governo federal. Esse portal não é um serviço de utilidade pública e sim o cumprimento de um Princípio Da Administração Pública e um Princípio Da Governança.
Assinale abaixo a alternativa que corresponde verdadeiramente esses dois princípios:
Princípio da Publicidade; Princípio da Transparência.
Resposta correta
Pergunta 6
Já aprendemos que as instituições públicas solicitam, aliam-se e fazem parceria com instituições privadas a fim de que seja possível honrar a prestação de serviços básicos a sociedade. Vimos que a execução de serviços não deve ser o foco da administração e sim, seu planejamento e acompanhamento.
Essa “aliança” se assim podemos chamar, deve representar também uma comunhão de preceitos. Ou seja, a empresa privada que por ventura estiver em alinhada a administração pública deve ter filosofias que seja comum ao objetivo de eficácia no cumprimento do serviço prestado. Podemos então perceber se essa filosofia se alinha ao objetivo da administração quando olhamos para três fatores essenciais das empresas privadas. A sua Missão, seus Valores e sua Visão.
Assinale com V a alternativa Verdadeira e F a alternativa Falsa quando tratamos de conceituar Missão, Visão e Valores:
( ) MISSÃO a razão de ser de uma organização.
( ) VISÃO é a razão de ser de uma organização.
( ) VISÃO o que a organização pretende ser em um determinado período;
( ) VALORES que são os princípios éticos da organização aos quais ela respeita e se baseia.
( ) MISSÃO é aquilo que a organização pretende ser em um determinado período.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
V – F – V – V - F
Resposta correta
Pergunta 7
Sobre as formas de Administração Pública:
Marcada pela criação do funcionalismo público, onde o poder designado ao Nesse modelo podemos identificar os movimentos de terceirização e privatização de serviços. No Brasil, o processo começou a ser desenhado a partir de 1990 com o Governo do então Presidente Fernando Collor de Mello e foi em meados de 1995 já com Fernando Henrique Cardoso que se consolidam as principais mudanças do modelo administrativo do Estado impulsionados pelo poder da globalização, das correntes financeiras de crédito e da competitividade.. Estamos falando de:
Administração Gerencial
Resposta correta
Pergunta 8
No decorrer de nosso estudos vimos que a Lei nº 11.079 de 30 de dezembro de 2004, regula parcerias entre empresas públicas e empresas privadas, que movimentou principalmente serviços de infraestruturas. Mas mesmo com essa abertura legalizada, algumas diretrizes entre essa parceria ( público- privada) são relevantes e estão descritas pela Lei Federal nº11.074/04: Art. 4 Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:
I-Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;
II-Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;
III-Indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e das outras atividades executivas de estado;
IV-Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;
V-Sigilo de dados, documentos de procedimentos e das decisões financeiras;
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
Resposta correta
Pergunta 9
Quanto a Liderança na Administração Pública:
Observe as opções abaixo e marque com V para Verdadeiro e F para Falso a características básicas que destacam os benefícios da Liderança na administração pública:
( ) é uma importante estratégia nas organizações públicas para que possa garantir melhor qualidade dos produtos e serviços gerados.
( ) Com o aumento dacomplexidade e do nível de mudanças no ambiente organizacional vêm sendo requeridas lideranças experientes e hábeis para lidar com as oportunidades, ameaças e os conflitos organizacionais.
( ) seria uma importante estratégia nas organizações públicas para que possa garantir melhor qualidade dos produtos e serviços gerados, entretanto a CF/88 não a reconhece em exercício de cargos públicos, apenas políticos.
( ) Com o aumento da complexidade e do nível de mudanças no ambiente organizacional lideranças não são mais indicadas, já que uma vez agente público, o colaborador responde diretamente ao Presidente, Governador ou Prefeito.
( ) lideranças são requeridas em todos os níveis da estrutura, devendo todas elas estar informadas sobre questões estratégicas do negócio
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
V – V – F – F – V  
Resposta correta
Pergunta 10
Sobre as formas de Administração Pública:
Conhecido pelo mais antigo modelo de administração pública, esteve presente no Brasil até 1889. Suas características são: poder soberano e os servidores estão diretamente ligados à realeza, não é preciso formação ou qualificação, mas sim empatia e interesse do rei para que ele se torne um servidor do Governo, nesse modelo não é claro o que é patrimônio público ou o que é patrimônio privado. Presença constante das interferências do nepotismo e da corrupção. (Teixeira e Ribeiro, 2017).Estamos falando de:
Administração Patrimonialista
Resposta correta

Continue navegando