Buscar

UNIVERSIDADE PAULIST1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde – ICS
Curso Ciências biológicas – Campus Vergueiro
8ª Conferência Nacional de Saúde – Uma Reflexão
Autores*: 
Orientadores**: Yolanda Coppen Martin 
Introdução / Revisão de Literatura 
 Uma Conferência Nacional de Saúde tem como base a discussão de argumentos diversos sobre o sistema sanitário e o intuito de resolver e aspirar opiniões adversas para a obtenção de melhoramento sobre o sistema. Participam do debate representantes da sociedade civil, técnicos, profissionais da saúde, intelectuais e políticos que juntos, através de debates, trabalhos de grupo e mesa-redonda definem os rumos de uma organização do Sistema de Saúde no Brasil. 
 A 8ª Conferencia foi considerada um marco, um movimento de âmbito nacional em defesa da saúde, em oposição as propostas implementadas pelos os governos militares. Sua importância política é reconhecida até os dias de hoje.
Propósito da Conferência
 A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada entre os dias 17 e 21 de Março de 1986, em Brasília (DF).
 Enfatizaram-se três temas para discussão, a Saúde como Direito; a Reformulação do Sistema Nacional Saúde; e o Financiamento do Setor. Destaca-se, aqui, o sentido mais abrangente para saúde, como sendo a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. A reestruturação do Sistema Nacional de Saúde precisava modificações para a criação de um Sistema Único, separasse saúde de previdência, que efetivamente, através de uma Reforma Sanitária, representasse a construção de uma nova instituição. Os recursos destinados à saúde determinam-se através da pré-fixação de um percentual mínimo sobre as receitas públicas, sendo o financiamento de responsabilidade do Estado, articulando a participação efetiva dos Estados e Municípios a partir de uma reforma tributária.
Propostas da Conferência
 Ficou evidente as mudanças necessárias no setor saúde, transcendendo limites de uma reforma administrativa e financeira, ampliando o conceito de saúde e de sua ação institucional, desencadeando a premissa da revisão da legislação descrevendo sobre a importância da Promoção, da Proteção e da Recuperação da saúde. A isto convencionou-se denominação de Reforma Sanitária.
 Além disto, apesar da polêmica sobre a estatização imediata, ou não, do Sistema Nacional, ficou claro que a participação do setor privado deveria ser sob o caráter de serviço público “concedido” e a necessidade do fortalecimento e expansão do setor público.
 Também houve a proposta de assegurar ao Governo Federal a capacidade de reduzir as desigualdades regionais, a garantia de recursos aos Estados e Municípios para este estes desenvolvam seus programas a partir de receitas de fontes estáveis.
 Não podendo deixar de citar a importância do controle social nos serviços e nas ações de saúde, estimulando a realização das políticas dentro da realidade e necessidade da população de cada região.
Conclusão
 A 8ª Conferência foi um marco histórico na saúde brasileira, pois cumpriu duas tarefas, uma, imediata, de aclaramento e consolidação da política setorial do governo; e a outra, de afirmação do conceito sobre a Reforma Sanitária, que então se pretendia viabilizar e desencadear com a Constituinte.
 Assim o movimento sanitário ampliou-se ainda mais e discutindo sobre saúde nos mais diferentes lugares e situações como nunca anteriormente havia sucedido.
 Foi nesta conferência nacional que houve maior participação popular e o maior entendimento sobre a importância da promoção da saúde.
Referências: 
 Saúde em Destaque, Revista. www.revistasaudeemdestaque.com.br/materia.phd?id=134 
Relatório Final 8ª Conferência Nacional de Saúde. http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_8.pdf 
* Estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista – UNIP, campus Vergueiro - São Paulo.
**Professor do curso de graduação em Ciências Biológicas, disciplina de Epidemiologia e Políticas de Saúde – UNIP.
Palavras-chave: 
Conferência de Saúde; Saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais