Buscar

Quimica aplicado a engenharia eletrica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de Química Aplicado a Engenharia Elétrica
Zinco
O zinco é um elemento químico Zn, numero atômico 30 e com massa de 65,39 unidade de massa atómica. A temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido.
A principal aplicação do zinco, (cerca de 50% do consumo anual) é na galvanização do aço ou ferro para protege-lo da corrosão, isto é, o zinco é utilizado como metal de sacrifício (tornando-se o ânodo de uma célula, ou seja, somente ele se oxidará). 
Principais áreas de Aplicações
 Construção (45%)
 Transporte (25%)
 Bens de consumo e eletrodomésticos (23%) 
 Engenharia em geral (7%)
segundo o ILZSG.
Pilha de Volta
é constituída por uma solução de ácido sulfúrico em água, na qual é mergulhado um eletrodo de cobre e um de zinco. Se ligarmos o cobre ao zinco por um condutor c, passará corrente elétrica nesse condutor, dirigida do cobre para o zinco, o que indica que há uma diferença de potencial entre eles.
A solução com os dois eletrodos constitui então um gerador. Os dois eletrodos são chamados polos, ou terminais do gerador. Chama-se polo positivo àquele por onde a corrente sai, e polo negativo àquele por onde a corrente entra. Então, na pilha de Volta, o cobre é o polo positivo, e o zinco, o negativo. A pilha elétrica foi inventada pelo físico italiano Alessandro Volta. Sua pilha original não tinha a disposição que indicamos na figura
Pilha de Volta
Era composta do seguinte modo: um disco de cobre, sobre ele um disco de feltro embebido em ácido sulfúrico diluído em água, depois um disco de zinco, sobre este, outro disco de feltro embebido em ácido sulfúrico diluído, depois outro disco de cobre, e assim sucessivamente. Esses discos eram colocados um sobre o outro de maneira a formar uma pilha. Daí se originou o nome que até hoje se conserva para esses geradores.
Chumbo
O chumbo é um elemento químico Pb, número atômico 82 e com massa de 207,2 unidade de massa atómica. A temperatura ambiente, o chumbo encontra-se no estado sólido. 
O chumbo tem como características: 
 - Má condutividade elétrica.
 - Macio e maleável.
 - Apresenta coloração levemente azulada.
 - Possui Ponto de fusão de 600K e ponto de ebulição 2022K.
 - Possui alta resistência à corrosão. 
Principais áreas de Aplicações
O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores, outras aplicações são:
 Fabricação de forros para cabos.
 Elemento de construção civil.
 Pigmentos
 Soldas suaves
Munições
Bateria de Automóvel
As baterias são formadas por várias pilhas ligadas em série ou em paralelo. Assim, a bateria de automóvel é formada por seis pilhas ou células eletroquímicas ligas em série de 2 volts cada, o que significa que ela possui uma força eletromotriz de 12 V.
Essa bateria automotiva é também chamada de acumulador ou bateria de chumbo, isso porque ela é formada por placas de chumbo metálico intercaladas com placas de chumbo revestidas de óxido de chumbo IV (PbO2) e separadas por papelão ou plástico. Essas duas placas estão mergulhadas em uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) de 30% em massa. Por essa razão, essa bateria também é denominada de bateria de chumbo-ácido.
Bateria de Automóvel
Portanto, a equação global (soma das equações parciais) dessa bateria de carro, em que a energia química é transformada em energia elétrica.
 
Reação global: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+ ↔ 2 PbSO4 +4 H2O
Essas reações correspondem à descarga da bateria, mas elas são reversíveis, bastando apenas aplicar uma corrente elétrica contínua e uma diferença de potencial que inverta os polos, tendo em vista que as reações reversíveis não são espontâneas e a ddp é negativa. Isso pode ser realizado por meio de um dínamo ou alternador do automóvel. As baterias recarregáveis são chamadas de baterias secundárias.
Bateria de Automóvel
Apesar de serem grandes, pesadas e possuírem uma solução aquosa corrosiva de um ácido bem forte, as baterias de chumbo são as mais usadas nos automóveis atualmente porque apresentam vantagens que outros tipos de baterias ainda não apresentam, como a alta voltagem, o baixo custo de manutenção e a durabilidade.
A bateria de chumbo-ácido possui várias aplicações no carro, tais como a ignição, fazer a parte elétrica funcionar, ser responsável pelo tracionamento de alguns motores elétricos e manter determinados equipamentos funcionando no caso de queda de energia.
Composto de Celulose
A celulose é um polímero de cadeia longa, composto de um só monômero (glicose), classificado como polissacarídeo ou carboidrato. A celulose (polpa ou algodão) costuma ser dissolvida e posteriormente precipitada na forma desejada, seja em filmes ou na produção de fibras artificiais como o raiom (também chamado seda artificial), por diversos métodos, dependendo do custo, qualidade do produto formado e, mais recentemente, motivos ecológicos. Em um desses processos, o "raiom viscoso" ou xantato de celulose, solução que se obtém pelo aquecimento da celulose com soda cáustica e dissulfeto de carbono, é extrudado na forma desejada sob uma solução de ácido, que precipita a celulose neste formato.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando