Buscar

RESUMO- Mapas Mentais, em Metodologia Assertiva Durante o Processo de Ensino Aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mapas Mentais, uma metodologia assertiva durante o processo de ensino-aprendizagem
O processo de sistematização do conhecimento aprendido nas salas de aula varia entre as pessoas, podendo ser fomentado a partir da adoção de diferentes estratégias metodológicas. Especialmente em disciplinas que aparentemente não fazem parte de um espectro técnico relacionado a algum curso, que geralmente despertam pouco interesse nos discentes, o uso de metodologias ativas pode auxiliar no propósito de ensino-aprendizagem. Os mapas mentais despontam, então, como uma das estratégias didáticas que auxiliam a processar, estruturar e relacionar as informações adquiridas.
Os mapas mentais trazem o ponto de vista pessoal e a maneira como aquela pessoa enxerga o mundo. Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, na decada de 1970, foi criado pra facilitar a forma de trabalhar a memorização do cerebro. a técnica consiste em uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória. O mapa mental trabalha com comparações, síntese de informações e hierarquização.
Essa metodologia pode facilitar o entendimento de informações complexas, fazendo com que os estudantes possam criar ou conectar ideias. Com isso, o professor pode perceber mais claramente qual é o processo de pensamento de cada aluno para fazer suas internvenções quando a aprendizagem precisa avançar mais.
Conclui-se que o Mapa Mental representa uma metodologia ativa que contribui para o processo de sistematização do conhecimento. Os discentes entrevistados avaliaram a atividade, de modo geral, como positiva apontando para a possibilidade de uso em outras disciplinas. Desta forma, principalmente para aquelas teóricas, conclui-se que o uso de mapas mentais pode auxiliar na compreensão do conteúdo. Indica-se como estudo futuro sua aplicação em outras disciplinas de gestão ou até mesmo em outras turmas da mesma disciplina adotada na presente pesquisa para realização de análises comparativas. nos estudos devemos nós otimizar o tempo primeiro e devemos nos planejar para termos boas ferramentas de Sucesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais