Buscar

n2 - dados estruturados e não estruturados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A estrutura multidimensional de um Data Mart facilita a pesquisa para a geração de relatórios e gráficos sumarizados e, também, de forma analítica, dependendo dos recursos da ferramenta de leitura do cubo. Dentro de uma estrutura multidimensional, é possível realizar uma análise mais aprofundada das informações por meio do cruzamento de dimensões e métricas.
 
Considerando o contexto sobre as aplicações do Data Mart, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O Data Mart é uma análise direta das bases relacionais.
II. Após a criação dos cubos, os usuários, a partir de aplicativos específicos de leitura, podem destrinchar e detalhar as informações.
III. Após a criação dos cubos, os usuários podem acessar diretamente o Data Mart, sem a necessidade de aplicativos de leitura.
IV. Após a criação dos cubos, é necessário definir as dimensões e visões que deverão ser acessadas.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV, apenas.
 
	Resposta Correta:
	 
II e IV, apenas.
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as bases multidimensionais não realizam acesso direto a bases relacionais, necessitando de aplicativos específicos para a leitura detalhar as informações e definir as dimensões e visões para criar as consultas. Somente após a criação do cubo multidimensional é possível acessar os dados e dimensões por meio de um aplicativo específico de leitura.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O principal construtor para representar dados no modelo relacional é a relação, que consiste em um esquema de relação e em uma instância de relação. A instância da relação se refere a uma tabela (no paradigma relacional) ou classe (no paradigma orientado a objeto) que contém todos os registros de dados ou uma coleção de objetos. Já o esquema de relação descreve o cabeçalho da tabela, ou seja, os campos da tabela, ou atributos de uma classe, ou também denominados “colunas de uma tabela”.
RAMAKRISHNAN, R.; GEHRKE, J. Sistema de gerenciamento de banco de dados . 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Uma tabela é um conjunto ordenado de linhas, também chamadas tuplas. Cada uma dessas linhas é o mesmo que um registro de dados.
II. (  ) A estrutura de banco de dados pode ser comparada, por exemplo, com um fichário de funcionários, contendo pastas em ordem alfabética, em que cada pasta contém fichas de todos os funcionários. Portanto, cada ficha pode ser considerada um campo ou atributo.
III. (  ) A instância da relação é o mesmo que um conjunto de tuplas de uma tabela.
IV. (  ) Em dados não estruturados, em um modelo do tipo “colunas familiares”, a estrutura é equivalente à tradicional, contudo, as informações são armazenadas em colunas, e não em linhas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I é verdadeira, uma vez que as tuplas correspondem aos registros; a afirmativa II é falsa, pois, de acordo com a comparação com um fichário, cada ficha em cada pasta é considerada um registro, e não um campo; a afirmativa III é falsa, pois a instância da relação é o mesmo que uma tabela de dados, e não tuplas de uma tabela; já a afirmativa IV é verdadeira, pois, no modelo de colunas familiares, a estrutura é idêntica à tradicional, contudo, invertida, em que as colunas são os registros e, as linhas, os campos ou atributos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os usuários finais, analistas de dados e programadores operam em um nível externo, por meio de consultas de dados e elaboração de relatórios sumarizados, ou seja, interagem com os dados por meio de sublinguagens de dados, que se dividem em dois componentes na SQL.
 
Assinale a alternativa correta que se relaciona a essas sublinguagens.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Linguagem de definição e manipulação de dados.
	Resposta Correta:
	 
Linguagem de definição e manipulação de dados.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a linguagem SQL, especificamente, está relacionada aos componentes de linguagem de definição de dados (DDL) e de linguagem de manipulação de dados (DML). Esses componentes, chamados também de sublinguagens, fornecem comandos para a definição e a manipulação de esquemas. A DDL define esquemas de relação, exclusão de relações e modificação de esquemas; já a DML fornece comandos para realizar consultas baseadas na álgebra relacional, no cálculo relacional e na manipulação de dados, incluindo comando para inserir e excluir.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nos modelos estruturados, a SQL é a linguagem padrão para os SGBDs relacionais tradicionais, sendo considerada um dos principais motivos para o sucesso desse tipo de banco de dados. Ela oferece uma interface de execução de comandos de nível mais alto; assim, o usuário apenas especifica qual deve ser o resultado, deixando para o SGBD a otimização real e as decisões sobre como executar a consulta.
 
AMADEU, C. V. Banco de dados . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
 
SQL é uma linguagem de programação de paradigma:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
declarativo.
	Resposta Correta:
	 
declarativo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os comandos do SQL não possuem funções, declarações ou objetos, mas, sim, declarações de manipulação de dados e definição de metadados. A SQL, por natureza, não é uma linguagem de programação procedural como as que você conhece, pois ela foi construída, basicamente, para permitir a manutenção da estrutura de dados (metadados) e dar acesso aos dados de fato, permitindo operações de consulta, inserção, atualização e exclusão.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ideia de análise de grupos, também denominada agrupamento de dados, é algo já antigo e tem como objetivo a organização de coisas similares em categorias. É utilizada para organizar grandes bases de dados ou um conjunto de objetos, para que sejam facilmente compreendidos ou pesquisados.
CASTRO, L. N. de.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados : conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
Considerando o contexto sobre uma das importantes etapas da mineração de dados, o agrupamento de dados, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O agrupamento é uma técnica comum em análise de dados, sendo utilizada em diversas áreas, incluindo aprendizagem de máquina, mineração de dados, reconhecimento de padrões e análise de imagens.
II. A técnica de agrupamento também é chamada de clusterização e tem o objetivo de particionar os registros ou informações de uma base de dados.
III. Agrupamento de dados significa identificar a classe a qual pertence um novo objeto ainda não apresentado e com rótulo desconhecido.
IV. O objetivo do agrupamento ou da clusterização é fazer com que o usuário identifique manualmente os rótulos em uma base de dados.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a técnica envolve diversas áreas do conhecimento e possui características de particionamento e identificação automática dos rótulos de uma base de dados. A técnica de agrupamento também é denominada clusterização, pois cada cluster é considerado um grupo.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Em um processo de mineração, após realizado o tratamento da base (pré-processamento), é efetuada a aplicação do algoritmo de mineração ou, ainda, a aplicação de uma análise descritiva.
O processo de Análise Descritiva de Dados (ADD) é utilizado para descrever, simplificar ou sumarizar as principais características de uma base
de dados, formando um princípio de análise quantitativa de dados.
CASTRO, L. N. de.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados : conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
Já as tarefas preditivas se diferenciam das descritivas por:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
visar encontrar o que há nos dados (características).
 
	Resposta Correta:
	 
fazer inferência a partir dos dados, objetivando predições.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a característica selecionada pertence às tarefas descritivas, que estão relacionadas a uma análise quantitativa de dados. Lembre-se de que é possível encontrar informações e conhecimento em uma base de dados.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A tarefa mais comum em um processo de mineração é a de classificação, que funciona com dados históricos. Contudo, em uma base de dados relacionais de clientes ou produtos, essa classificação já está pronta, pois as tabelas ou a classe dos objetos já estão na forma estruturada.
Quando extraídos de uma base de dados para o processo de mineração, os dados não estão sob o controle de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), mas serão lidos por algoritmos. Nesse caso, deve-se verificar se os dados são necessários, convenientes e preparados para o propósito.
 
Assinale a alternativa que indica o nome dessa fase de preparação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pré-processamento.
	Resposta Correta:
	 
Pré-processamento.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois é necessário realizar um pré-processamento nos dados coletados, ou seja, um tratamento de limpeza, concatenações, truncamentos e adaptações nos dados, para que eles possam se adequar ao propósito esperado de processamento e visualização pelo usuário. A fase de pré-processamento: prepara a base de dados; manipula e transforma os dados brutos, tornando o conhecimento mais fácil de ser corretamente obtido; realiza a limpeza de ruídos e a correção de inconsistências; e une dados de múltiplas fontes em um único local.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O OLAP (On-Line Analytical Processing ou, em português, processamento analítico on-line ) é um termo utilizado para descrever a análise de dados complexos. Nas mãos dos trabalhadores especializados, as ferramentas OLAP empregam a capacidade de computação distribuída.
 
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de banco de dados . 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
 
Considerando o contexto apresentado, sobre a ferramenta OLAP, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Realiza análises que requerem mais armazenamento e poder de processamento.
II. São bancos de dados distribuídos ou sistemas de armazenamento distribuídos com foco no armazenamento de dados semiestruturados, alto desempenho, disponibilidade e replicação de dados e escalabilidade.
III. Corresponde a um processo de extração, transformação e leitura após o armazenamento, de forma catalogada, no armazém de dados.
IV. Efetua um processamento de transações em tempo real, que incluem inserções, atualizações e exclusões, além de requisitos de consultas, os quais correspondem a informações das diversas áreas organizacionais internas, como marketing , vendas, estoque e faturamento.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas
	Resposta Correta:
	 
I, apenas
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois somente a afirmativa I é verdadeira, uma vez que o OLAP realiza um processamento de forma distribuída, e não de forma centralizada. O processo de extração, transformação e leitura após o armazenamento é denominado ETL, e não OLAP. Já o processamento de transações organizacionais é denominado OLTP, e não OLAP.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	A terceira camada do sistema de gerenciamento de banco de dados é dividida em dois subsistemas: a) subsistema de gerenciamento de armazenamento, que fornece uma interface entre os dados de baixo nível armazenados no banco de dados, os programas de aplicação e as consultas submetidas ao sistema; e b) subsistema de processamento de consulta, que compila e executa as instruções DDL e DML.
SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistemas de banco de dados . Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
 
Já a segunda camada de um sistema de um banco de dados é dada por:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
usuários leigos, programadores de aplicação, usuários avançados, administrador de banco de dados.
	Resposta Correta:
	 
interface de aplicação, programas de aplicação, ferramentas de consulta e ferramentas de administração.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois usuários e profissionais de TI, funcionalidades de armazenamento, processamento de consultas e o processamento de armazenamentos não pertencem à segunda camada de um sistema de banco de dados.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	A linguagem de programação SQL é interna aos SGBDs e sempre atuará em conjunto com a linguagem de programação para a aplicação, como Java, C# ou PHP, por exemplo. Ela é a linguagem universal para a comunicação com SGBDs, e, por isso, as aplicações implementam simplesmente as interfaces de apoio para os procedimentos de acordo com cada tipo de particularidade de um SGBD.
 
A respeito da linguagem de programação SQL, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) A SQL é utilizada somente por desenvolvedores de aplicações que armazenam e validam dados, em função da necessidade do conhecimento de programação lógica e relacional.
II. (  ) Projetos de banco de dados mal construídos e consultas SQL superficiais e sem o cuidado de um especialista representam o maior gargalo de performance em uma aplicação, por consumirem quantidade de memória e processador em excesso.
III. (  ) As aplicações que usam o banco de dados não só como armazenador de dados, mas como uma camada por baixo da aplicação (com a utilização de princípios como integridade dos dados, validação, controle de acesso e segurança), fornecem um ambiente altamente eficaz e profissional.
IV. (  ) A SQL, igualmente a outras linguagens de programação, sofre grande alteração ao longo do tempo, sendo que deve haver um entendimento teórico e prático constante para garantir uma habilidade a longo prazo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as respostas não condizem com as características da SQL. Lembre-se de que a linguagem SQL é uma linguagem de manipulação de banco de dados e pode ser utilizada em combinação com uma variedade de linguagens externas, por isso, ela sofre poucas modificações, além de exigir um cuidado na definição de consultas relacionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando