Buscar

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA AS 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso
	HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA - 60h_Turma_01_032021
	
	
	
	
	
	
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,7 em 0,7 pontos  
	Tempo decorrido
	9 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
· Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Preencha corretamente as lacunas nas assertivas da Coluna A com as opções contidas na Coluna B.
Sobre os caminhos para chegarmos à Arte Conceitual no Brasil, podemos afirmar corretamente que:
Coluna A
I. No Brasil o _______________ foi introduzido a partir das exposições do artista suíço Max Bill (1908-1994) e da delegação de seu país na I Bienal de São Paulo, em 1951.
II. Graças às circunstâncias sociais e econômicas que facilitaram o fortalecimento do Concretismo em São Paulo foi possível ao artista, crítico e teórico ___________________ liderar um grupo com o objetivo de integrar a força da arte ao desenho industrial, à comunicação visual, publicidade, paisagismo e ao urbanismo.
III. O _________________ foi lançado em 1959, quando Ferreira Gullar estabeleceu suas diretrizes em um manifesto divulgadas durante a exposição no Museu de Arte Moderna do Rio. Os signatários são Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Lygia Clark e Lygia Pape. Logo, em seguida, uniu-se a eles Hélio Oiticica, entre outros artistas.
IV. _______________ cria as séries Bilaterais e Relevos Espaciais, em 1959, com peças tridimensionais coloridas suspensas. Segue, na sequência, como propostas de uma relação interativa entre o observador como em Bólides, explorados corporalmente pelo espectador.
V. A série Bichos, exposta pela primeira vez em 1960, constituída de chapas metálicas articuladas por dobradiças, insere na obra de ________________ a participação do espectador, que será o núcleo de seu projeto artístico. O aspecto mais orgânico de seu trabalho a aproximou do Neoconcretismo.
Coluna B
1. Lygia Clark
2. Hélio Oiticica
3. Concretismo
4. Neoconcretismo
5. Waldemar Cordeiro
A sequência CORRETA dessa associação é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I - 3; II - 5; III - 4; IV - 2; V – 1.
	
	
	
· Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	O grupo de artistas, como fonte de inspiração, renovou interesse pela obra do francês Duchamp; também pelos surrealistas no sentido de transformar o encanto dos objetos cotidianos em uma linguagem pública compartilhada; pelas colagens de Pablo Picasso e, é claro, pela atitude de que tudo é válido a partir da utilização de materiais nada ortodoxos em protesto contra as tradições da arte. Também receberam influências do compositor John Cage, do inventor Buckminster Fuller e do teórico da comunicação Marshall McLuhan. O conceito de McLuhan de “aldeia global” e a ideia de Fuller de uma “terra interplanetária” pareceram, aos artistas, mais voltados ao futuro e à esperança do que aquele oferecido por uma crítica social e pela filosofia existencial, frequentemente fatalistas.
O trecho acima se refere a qual movimento artístico?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Neodadaísmo
	
	
	
· Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	A utilização de materiais precários e, muitas vezes efêmeros, possibilita que a arte se desvincule de seus aspectos mais pragmáticos e, particularmente, mercadológicos para exercer papeis sociais e políticos. Atuando sob um regime militar, os artistas brasileiros criaram estratégias simbólicas e metafóricas para tentar ultrapassar o cerco à liberdade de expressão, acusar a mercantilização da arte, apontar para a necessidade de interação público/espectador, denunciar o aburguesamento social, debater o “desaparecimento” da arte no país e a fragilidade da vida na época.
Estamos falando sobre qual movimento artístico?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Arte Conceitual
	
	
	
· Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	O início dos anos 1960, marcou na França, a criação do movimento Novo Realismo, muito em decorrência da percepção de artistas europeus de que a proliferação do Expressionismo Abstrato teria desconectado a arte das realidades sociais. O grupo examinava o mundo à sua volta, criando obras que se relacionavam diretamente com a sociedade urbana e contemporânea. Mudanças políticas agitavam a Europa, surgiam avanços tecnológicos surpreendentes em um mundo cada vez mais participativo, mesmo com suas contradições e frustrações.
Identifique, nas opções a seguir, três artistas que participaram desse período.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Yves Klein, Arman e Raymond Hains

Continue navegando