Buscar

Entrevista do Ensino Infantil

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
	O presente trabalho tem objetivo de apresentar a entrevista realizada com uma professora de 42 anos atuante no ensino infantil, na escola pública do município de Santana de Parnaíba. A entrevista foi realizada através do Whatzapp no dia 12/03/2021 as 10:00 horas. 
	Tendo como objetivo abordar a realidade do ensino e aprendizagem nas escolas, durante o período da pandemia. 
ENTREVISTA 
	
	No dia 12 de março de 2021, foi realizada uma entrevista com uma professora do Ensino Infantil 5, da escola pública da cidade de Santana de Parnaíba, formada em Pedagogia, e atuante a mais de 2 anos na educação infantil.
 	Ela relatou a dificuldade de proporcionar uma educação de qualidade durante a pandemia, onde todos estão sendo obrigados a se adaptar com o ensino remoto. O ano começo um tanto perturbador na educação infantil, mas confiantes de um ano melhor para os pequeninos. Iniciamos nossas aulas presenciais, mas devido ao aumento de casos da Covid- 19 fomos orientados pela educação a retomar as aulas remotas.
 	Temos uma grande preocupação com relação as nossas crianças, sempre buscamos a dar a maior assistência possível, entendemos que durante a pandemia a criança ela fica mais agitada em meio a tudo que está acontecendo, compreendendo a situação a direção da escola procura dar um acolhimento aos pais e alunos, com reuniões, vídeos chamadas e pesquisas. Sobretudo, a presença da família na vida da criança é muito importante neste momento, envolve a dedicação de separar tempo para que se possa ouvi-las atentamente, experiência com os pequenos as mais diversas atividades que farão com que eles se desenvolvam em todos os aspectos. Essas experiências e momentos podem marcar de forma positiva ou negativa as crianças e criar memórias afetivas que as acompanharão ao longo da vida. 
	Em questão dos planejamentos, no município trabalhamos com um planejamento coletivo para toda a rede municipal, com o foco maior no lúdico, explorando muitas brincadeiras, e mesmo que a família não tenha tanto tempo cronológico para dispor, o que irá contar mais é a qualidade das interações, pois a forma mais eficaz de criar memórias afetivas para as crianças é estar disposto a se conecta emocionalmente com elas, e isso só pode ser alcançado quando se investe em interações de qualidade, ou seja, ter a presença, o compartilhar, o brincar juntos, o ouvir o que elas têm a dizer, se atentando para as suas formas de expressão e linguagens, tudo isso está sendo observado e registrado pela professora. 
	A professora relatou o fato de que, as crianças de 4 a 6 anos estão em uma fase de desenvolvimento da sua autonomia, é um período de aprendizado baseados na associação de funções e tarefas percebidas ao longo do desenvolvimento, no entanto, é essencial que elas experimentem fazer, ajudem em algumas tarefas de casa e se sintam seguras, sintam que as ações delas importam para a família e que ela se sinta pertencente ao grupo. As crianças têm curiosidade pelo mundo ao seu redor, pelo modo como as coisas acontecem, o porquê de determinadas ações e fatos, e há também o desenvolvimento de aspectos socioemocionais, onde as crianças passam a perceber que também são seres separados dos outros, ou seja, têm vida própria, isso significa a descoberta de que as demais pessoas carregam sentimentos e pensamentos. Por isso, a socialização através das brincadeiras é mais elaborada no planejamento do que antes e as interações devem ser trabalhadas, é uma fase de desafios como conversar, dividir coisas e saber esperar num mundo cheio de regras e mudanças, então, nas brincadeiras elaboradas tudo está sendo explorado o tempo todo. 
	O trabalho maior, e mais desafiador do professor nas aulas online, segundo a Professora, é fazer essa mediação, explicar para a família a importância e objetivos de cada atividade. 
	Quanto ao planejamento, são feitos de forma coletiva e enviado para a coordenadora, sendo assim, a coordenadora repassa para os professores orientando a maneira que deverá ser abordado cada atividade. As aulas são elaboradas com 1 semana de antecedência, por se tratar de Educação Infantil, a mediação do professor muitas vezes é feita através de vídeos gravados pelos próprios, áudios e fotos.
O avanço das tecnologias digitais de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. O uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser visto sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar os seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação (CORDEIRO; 2020, p. 04).
.	A organização dos professores é feita através de grupos criados no aplicativo WhatsApp, tendo como administradores responsáveis a coordenadora e a diretora, onde toda dúvida dos professores é sanada por elas, que estão sempre dispostas a ajudar e orientar, nesse grupo é compartilhado ideias, experiências, vídeos de contação de história entre outros. 
	 A aula remota é feita através do aplicativo WhatsApp, cada professor é responsável pelo grupo formado dos alunos de cada sala, nele é postado diariamente atividades do dia, a professora fica à disposição para a família para dar auxílio.
	A rotina é organizada com atividades permanentes e atividades diversas, incluindo projetos. De início é feita as permanentes que é a acolhimento as crianças, com conversas, em seguida a exploração diária do calendário, solicitando que a criança marque o dia em que se encontra, reforçando o dia da semana, pois é fundamental ter uma rotina com as crianças a fim de trabalhar a noção de tempo que está sendo construída por elas, feito isso é realizada a contação de história gravada pelo professor, ou vídeo compartilhado de canais do youtube, logo após é postada a atividade a ser elaborada pelos alunos, que devem ser registradas pela família através de foto, vídeo ou áudio e enviada para o professor, com descrição do nome e data, no próprio grupo, a professora sempre finaliza a acolhida com uma mensagem explicativa sobre o objetivo e a importância da criança realizar aquela atividade. Essas atividades são organizadas e salva tudo em pastas para documentar a participação de cada aluno. Para a família que não tem acesso ao aplicativo, é disponibilizado na escola as atividades impressas, que devem ser retiradas, realizadas e entregues ao final de cada mês, para esses é feito acompanhamento mensal. 
	Contudo, o tempo de participação da criança é pouco, devido a isso não devemos cobrar tanto das crianças, mas respeitar suas limitações. Devemos sim fazer o que tem que ser feito e fazer o que é possível para isso acontecer, mas sem perder a esperança de dias melhores e utilizando estratégias mais flexíveis é possível continuar a apoiar a evolução e desenvolvimento declarou a professora.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
 CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://oscardien.myoscar.fr/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20
INTRODUÇÃO 
 
 
 
O presente trabalho tem objetivo de 
apresentar
 
a entrevista
 
realizada 
com uma professora 
de 
42 anos atuante n
o ensino infantil
, na escola 
pública
 
do 
município
 
de Santana de 
Parnaíba
.
 
A 
entrevista foi
 
reali
zada 
através
 
do 
Whatzapp
 
no dia 12/03/2021
 
as 10
:00 
horas
. 
 
 
T
endo 
como 
objetivo
 
abordar
 
a 
realidade 
d
o ensino 
e
 
aprendizagem
 
nas 
escolas
,
 
durante
 
o 
período
 
da pandemia
. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 O presente trabalho tem objetivo de apresentar a entrevista realizadacom uma professora de 42 anos atuante no ensino infantil, na escola pública do 
município de Santana de Parnaíba. A entrevista foi realizada através do 
Whatzapp no dia 12/03/2021 as 10:00 horas. 
 Tendo como objetivo abordar a realidade do ensino e aprendizagem nas 
escolas, durante o período da pandemia.

Continue navegando

Outros materiais