Buscar

Tópicos essenciais final II

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A violência urbana persiste como um dos mais graves problemas sociais no Brasil, totalizando mais de 1 milhão de vítimas fatais nos últimos 24 anos. A taxa de mortes por agressão saltou de 22,2 no ano de 1990 para 28,3 por 100 mil habitantes em 2013, com variações importantes entre diferentes estados. Outro dado alarmante é que o Brasil possui 2,8% da população mundial, mas acumula 11% dos homicídios de todo o mundo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Brasil apresenta melhorias com respeito à segurança pública, mesmo que demonstre alguns dados problemáticos sobre violência.  
(    ) O Brasil apresenta dados alarmantes sobre os índices de violência, havendo urgência na atenção à questão da segurança pública.
(    ) O Brasil tem reduzido os índices de violência por todo o país.
(    ) O Brasil possui 2,8% da população mundial, acumulando 11% dos homicídios de todo o mundo, o que demonstra desproporcionalidade nos dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIMA, R, S.; BUENO, S.; MINGARDI, G. Estado, polícias e segurança pública no Brasil. Revista Direito GV, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 49-85, 2016.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	3.
	A tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Estamos cada dia mais rodeados por ela, seja no trabalho com sistemas cada vez mais modernos que nos auxiliam na execução das nossas tarefas organizacionais ou mesmo em casa, com televisores cada dia mais finos e que acumulam várias funções. Tudo isso relatado anteriormente virou, para nós, sinônimo de tecnologia. Sendo assim, sobre o conceito de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o meio onde os conhecimentos da ciência são colocados em prática.
II- É a identificação de um determinado campo de conhecimento, seja na teoria ou na prática.
III- É o agrupamento de determinados processos de determinadas áreas.
IV- É o estudo geral dos processos de produção industrial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam, pois possui elementos fundamentais para o desenvolvimento. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Sobre o desenvolvimento sustentável, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento sustentável pressupõe a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
(    ) O desenvolvimento sustentável pressupõe a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
(    ) O desenvolvimento sustentável pressupõe o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
(    ) O desenvolvimento sustentável pressupõe a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	A vida em sociedade está ligada à política e não há ação social sem ação política. O termo política possui várias definições, as quais denotam a organização e o estudo das ações a serem realizadas para o bem-estar da população. A política é complexa, mas se bem administrada ou exercida, pode ter efeitos positivos junto à população. Com relação aos organismos políticos e às entidades civis, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a entidade responsável pelas políticas públicas:
	 a)
	Setor Privado.
	 b)
	Estado.
	 c)
	Sociedade.
	 d)
	Terceiro Setor.
	6.
	É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
	 a)
	Os parâmetros de mercado que visam o sucesso absoluto do indivíduo, devem ser os norteadores da humanidade, pois só assim conseguiremos progredir e garantir uma vida socialmente sustentável para todos.
	 b)
	A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento individual, aspecto fundamental para promover a paz e uma vida menos prazerosa e esperançosa.
	 c)
	Na busca por um mundo melhor, a humanidade precisa ser mais humana, praticar o diálogo, que pressupõe o reconhecimento mútuo e desejar uma vida mais digna e prazerosa para todos.
	 d)
	Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
	7.
	Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, comisso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos filosóficos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://discursomediatizado.blogspot.com/2011/06/tecnologia-cultural.html>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente afirmativa IV está correta.
	8.
	O funcionamento do Sistema Único de Saúde compreende uma rede de serviços denominada Rede de Atenção à Saúde, que classifica os atendimentos em níveis de atenção primária, secundária e terciária. Sobre a atenção terciária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A atenção terciária constitui-se no primeiro nível de atenção e principal porta de entrada no sistema de saúde.
	 b)
	As Unidades Básicas de Saúde realizam os atendimentos em nível de atenção terciária.
	 c)
	As policlínicas de especialidades, ambulatórios e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da atenção terciária.
	 d)
	Do setor de atendimento terciário fazem parte os hospitais especializados.
	9.
	As mudanças na área da tecnologia vêm ocorrendo cada dia mais rápido, isso faz com que as empresas busquem atualizações constantes. A tecnologia da informação e da comunicação é uma das áreas que mais influencia as organizações, que desde o período pós-industrial sofreram grandes mudanças. Com a facilidade na comunicação, é possível manter negócio com qualquer lugar do mundo. Com relação a essas conexões empresariais, analise as sentenças a seguir:
I- Foi possível o aumento dos lucros das empresas com a possibilidade de negócios maiores e lucrativos.
II- Com a inclusão de novos maquinários e mais modernos o número de funcionários pode ser mantido.
III- Neste período, foi possível a entrada em grande volume das mulheres no mercado de trabalho.
IV- Com o avanço tecnológico, foi possível facilitar o acesso à informação para diversas áreas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	As relações de trabalho e os processos legais do Brasil vêm evoluindo desde o aparecimento dos imigrantes europeus, que trouxeram com suas experiências a possibilidade de formar sindicatos e representantes legais para os operários. Esses processos trazidos pelos europeus tiveram a participação na evolução dos direitos trabalhistas aos trabalhadores até hoje, proporcionando a qualidade de vida no trabalho e a seguridade para as empresas. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Confederação Brasileira do Trabalho.
II- Organização Internacional do Trabalho.
III- Ministério do Trabalho.
(    ) Defende e regulamenta aos operários as funções exercidas a uma jornada de trabalho de oito horas.
(    ) Torna-se mediadora do conflito entre o capital e o trabalho, defendendo adequações relacionadas às causas sociais e econômicas.
(    ) Consagraram-se os direitos aos trabalhadores, proporcionando férias, repouso semanal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	11.
	(ENADE, 2014) As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém, continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens. As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos. Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I- O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família.
II- O fragmento do texto e dos dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne a tempo médio dedicado ao trabalho e remuneração recebida.
III- No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
É correto o que se afirma em:
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2013.
	
	 a)
	II e III apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	12.
	(ENADE, 2010) No final do século XX e início do século XXI, começam a ocorrer sérias alterações na atmosfera. A emissão do CO2, resultante da queima de combustíveis em diversos tipos de motores, contribui de forma especial para o aquecimento global. Surgem, ou intensificam-se, no transcorrer desse período, correntes de pensamento voltadas à preservação do meio ambiente e preocupadas em encontrar formas pelas quais as pessoas possam satisfazer suas necessidades sem comprometer a qualidade de vida de futuras gerações. Nesse contexto, surge o chamado marketing ambiental, que divulga e promove ações como a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis. Com relação a esse assunto e quanto à utilização da gasolina e do etanol, avalie as afirmativas a seguir:
I- O consumo do etanol é incentivado por ações de marketing ambiental, pois o CO2 emitido pela queima desse biocombustível é mais leve e, logo, menos poluente.
II- A utilização do etanol deve ser incentivada pelo fato de esse biocombustível, ao contrário da gasolina, não agregar carbono proveniente de material fóssil ao ciclo de carbono que se desenvolve na superfície do planeta.
III- O etanol e a gasolina geram praticamente a mesma emissão quantitativa de CO2, resultando, portanto, em prejuízo ambiental semelhante, pois não há diferença química entre o CO2 emitido pela queima da gasolina e aquele emitido pela queima do etanol.
IV- O uso do etanol em substituição à gasolina é medida incentivada pelo marketing ambiental devido principalmente às vantagens que pode trazer aos usineiros e à população que vive dos ganhos com a cultura de cana-de-açúcar, já que os benefícios ao meio ambiente são mínimos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	I.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	III.
	 d)
	II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando