Buscar

Prova Python

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Nome: 							Matrícula: 
Disciplina: ARA0066 -PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃ EM PYTHON Data: 
Período: 2020.2 – AV2
Orientação sobre a AV2: 
- Leia com atenção as questões antes de responder.
- O estudante terá 24 horas para entrega da avaliação, conforme horário estipulado através do TEAMS.
- As questões deverão ser desenvolvidas utilizando as ferramentas manipuladas durante as aulas, caso a ferramenta apresente problemas, poderão utilizar a ferramenta online: https://www.onlinegdb.com/
- Desenvolva os algoritmos em Python, crie uma pasta posteriormente você deverá zipá-la e envie a avaliação através do Teams conforme combinado previamente.
1 – (1,0) Qual o resultado da expressão abaixo:
def imprimeDados( nome, idade ):
 print ("%s tem %s anos." %(nome, idade))
 return;
imprimeDados( idade=30, nome="Bob" )
RESPOSTA: Bob tem 30 anos.
2 – (1,0) As metodologias de desenvolvimento de software servem para não tornar a tarefa, complexa por natureza, um verdadeiro caos. O problema é que, dependendo do projeto, os métodos tradicionais podem deixar os desenvolvedores amarrados a requisitos desatualizados, que não correspondem às reais necessidades do cliente.
Em mercados altamente competitivos, ou em momentos de crise econômica, a flexibilidade e a facilidade de mudar o rumo são qualidades muito valiosas para serem deixadas de lado. Nesse sentido, o que é RAD (Rapid Application Development)?
RESPOSTA: Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação é um modelo de processo de desenvolvimento de software incremental, que foi registrado por James Martin, em 1991. É um processo de desenvolvimento de aplicações de forma rápida com objetivos bem definidos e análise de requisitos extremamente bem alinhada. Esse modelo enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o intuito de ter um desenvolvimento melhor e mais rápido.
No desenvolvimento incremental, uma das características de RAD, o sistema é dividido em módulos, tomando por base a funcionalidade. Tendo os incrementos definidos, a cada ciclo é acrescido de novas funcionalidades ou até mesmo modificações, caso seja necessário. Outra característica é justamente essa maleabilidade de adaptação dos processos e a capacidade de se manter em constante evolução. O RAD tem uma capacidade muito grande de potencializar o desempenho dos profissionais da equipe. 
3 – (2,0) Para controlar a vendas de bangalôs de uma festa, Crie um programa com as seguinte definições:
Crie uma classe chamada Bangalô, que possui um valor em reais e um método imprimirValor(). 
Crie uma classe BangalôVIP, que herda de Bangalô e possui um valor adicional. 
Crie um método que retorne o valor do BangalôVIP (com o adicional incluído). 
Crie um programa para criar as instâncias de Bangalô e BangalôVIP, mostrando a diferença de preços.
4 – (2,0) Embaralha palavra. Construa uma função que receba uma string como parâmetro e devolva outra string com os caracteres embaralhados. Por exemplo: se função receber a palavra Estacio, pode retornar ECSIAOT, SCOIATE ou qualquer outra combinação possível, de forma aleatória. Padronize em sua função que todos os caracteres serão devolvidos em caixa alta ou caixa baixa, independentemente de como foram digitados.
5 – (1,0) Faça um programa que converta da notação de 24 horas para a notação de 12 horas. Por exemplo, o programa deve converter 14:25 em 2:25 P.M; 6:44 em 6:44 A.M. A entrada é dada em dois inteiros. O programa deve ler várias entradas e chamar uma função para convertê-las e em seguida imprimir a saída.
6 – (1,0) Quando se fala de visibilidade de uma classe, três opções estão disponíveis. Fale brevemente sobre cada uma delas.
RESPOSTA: Público: de uso geral externo. Representa-se colocando antes do nome do atributo ou operação o símbolo +.
Protegido: utilizado com restrições. Representa-se colocando o símbolo #.
Privado: somente a própria classe pode utilizar. Representa-se colocando o símbolo -.
Esses níveis de visibilidade podem ser aplicados a outros itens de UML, como pacotes.
7 – (2,0) Defina o que é uma Classe, um Objeto, um Atributo e um Método, Herança, Encapsulamento, Polimorfismo:
RESPOSTA: CLASSE: proporcionam uma forma de organizar dados e funcionalidades juntos. Criar uma nova classe cria um novo “tipo” de objeto, permitindo que novas “instâncias” desse tipo sejam produzidas. Cada instância da classe pode ter atributos anexados a ela, para manter seu estado.
OBJETO: Um objeto é uma instância de uma classe. Ou seja, uma representação da classe. Por exemplo, Regis é uma instância de uma classe chamada Pessoa, mas a Pessoa é a classe que o representa de uma forma genérica. Se você criar um outro objeto chamado Fabio, esse objeto também será uma instancia da classe Pessoa.
ATRIBUTO: Cada instância (objeto) em um programa Python tem seu próprio namespace. Uma classe criada é chamada de classe objeto (tipo classobj). Os nomes no namespace da classe objeto são chamados de atributos da classe.
MÉTODO: O outro tipo de referências a atributos de instância é o “método”. Um método é uma função que “pertence” a um objeto instância. (Em Python, o termo método não é aplicado exclusivamente a instâncias de classes definidas pelo usuário: outros tipos de objetos também podem ter métodos.
HERANÇA: É um conceito do paradigma da orientação à objetos que determina que uma classe (filha) pode herdar atributos e métodos de uma outra classe (pai) e, assim, evitar que haja muita repetição de código.
ENCAPSULAMENTO: É a proteção dos atributos ou métodos de uma classe, em Python existem somente o public e o private e eles são definidos no próprio nome do atributo ou método.
POLIMORFISMO: Na programação orientada ao objeto o polimorfismo permite que os objetos de diferentes tipos, cada um com seus comportamentos específicos, possam serem tratados a partir de uma classe, comum a todos as diferentes classes, mais abstrata[4]. Ou seja, um objeto, de uma classe A mais abstrata, pode assumir o papel de diferentes tipos de objetos de classes derivadas, mais concretas.

Outros materiais