Buscar

Modelo de relatorio das atividades praticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Química Geral
Relatório das Atividades Práticas
Profa. Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes
Aluno(a): Alexandre Custódio da Silva RU: 2879870
ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA COM SIMULADOR VIRTUAL
Responda as questões abaixo (valor: 36 ptos)
1) Qual o objetivo de colocar os terminais do circuito dentro do béquer com as soluções? Justifique. 
 O objetivo é fazer com que os eletrodos entrem em contato com as soluções e possibilite a verificação da condutividade elétrica de cada solução. A presença de íons em solução fará com que os elétrons sejam conduzidos de um polo ao outro, proporcionando o acendimento da lâmpada. A ausência de íons em solução fará com que a corrente elétrica não seja conduzida e o circuito não acenda.
2) Por que é necessário lavar os terminais com o circuito desligado? 
Para que não haja passagem de corrente, podendo ocasionar acidentes (choque) por causa do circuito estar conectado a fonte.
3) Você conseguiria realizar o experimento de maneira correta sem lavar os terminais? Justifique. 
Não, pois com a utilização de várias soluções diferentes poderia haver adulteração dos resultados por contaminação dos eletrodos, o que tornaria os resultados não confiáveis.
4) Em qual(is) solução(ões) (ácido acético, sulfato de cobre e ácido clorídrico) a lâmpada acendeu? O que justifica este comportamento frente à(s) solução(ões) sem este efeito (nas quais a lâmpada não acende)? 
Todos os testes foram realizados no béquer de 50 ml, as considerações estão a seguir:
1º - Teste com a agua destilada – Não acendeu a lâmpada
2º - Teste com Sulfato de Cobre com concentração de 0,3 m (CuSO4) – a lâmpada acendeu com o lúmen com boa intensidade
3º - Teste com o Ácido Acético com concentração de 1 mol/L (CH3COOH) - a lâmpada acendeu com o lúmen com menos intensidade que o anterior.
4º - Teste com o Ácido Clorídrico com concentração de 1 mol/L (HCI) – a lâmpada acendeu com o lúmen mais intenso do que os testes que a lâmpada acendeu.
As soluções utilizadas são compostas de substâncias iônicas e eletrolíticas em sua fórmula. 
5) Qual o comportamento da lâmpada na solução aquosa de sacarose e na mistura de cimento com água. Justifique. 
Observou-se, durante o experimento que na solução aquosa de sacarose não houve acendimento da lâmpada, devido a ausência de íons em solução, pois a sacarose é um composto molecular. 
Já na solução composta por agua e cimento, houve o acendimento da lâmpada, devido a presença de íons em solução provenientes das substâncias formadoras do cimento, que são iônicas e em solução e quando dissolvidas, conduzem corrente elétrica, 
6) A intensidade da lâmpada foi constante na mistura de água e cimento, ou teve variação, ou você não notou diferença? Justifique sua resposta.
Foi constante, não houve variação, visto que na composição do cimento há uma grande variedade de sais e óxidos de zinco, magnésio, potássio, cálcio, entre outros. A presença dessas substâncias faz com que em solução, libere íons o bastante para a condução da corrente elétrica.
7) Explique o comportamento da lâmpada no carvão ativado. 
Há uma oscilação na intensidade no lúmen da lâmpada no carvão ativado, pois a estrutura do carvão ativado é composta por lamelas de anéis hexagonais de carbono com três ligações covalentes e uma dupla ligação conjugada, mantidas por força de Vander Waals.
8) Justifique a diferença de comportamento da lâmpada na mistura de água com cimento e o comportamento no cimento puro.
Observa-se que a mistura do cimento apenas com a água, há condução de tensão, pois o cimento é formado por um composto iônico, quando em solução aquosa, conduzem corrente elétrica, por apresentaram íons livre (Eletrólitos), que em meio aquoso possibilita maior movimentação elétrica na composição.
9) Com base nos seus conhecimentos e em todos os experimentos realizados, por que algumas substâncias conduzem eletricidade em meio aquoso, porém em meio sólido isso não ocorre? 
No estado sólido os íons formadores dos compostos iônicos estão firmemente ligados uns aos outros dificultando o fluxo dos elétrons e a condução da corrente elétrica.
Em meio aquoso há o rompimento das ligações iônicas e a formação de íons livres em solução o que possibilita o fluxo dos elétrons e a condução da corrente elétrica. 
Fotos (valor: 5 pts) Coloque aqui as fotos tiradas durante a realização do experimento utilizando o Laboratório Virtual de Química.
ATIVIDADE PRÁTICA COM KIT POLO DE QUÍMICA
Questão (valor: 36 pts): Para cada condição abaixo, informe se o led acendeu ou não (marcando X na coluna correspondente) e justifique este fato baseando-se no tipo de ligação química existente nas substâncias que compõem o líquido e as hastes. Informe os tipos de ligação destes itens e como estas ligações influenciaram a condutividade elétrica observada.
	Sistema
	LED acendeu?
	Justificativa
	
	Sim
	Não
	
	Água + plástico
	
	x
	 O plástico é um material insolúvel na água. Não houve dissociação iônica do mesmo, portanto não houve condutividade de corrente elétrica acender o LED. Por ser um material apolar também, ao estar em meio polar (água) não houve dissolução nem consequente ionização.
	Água + metal
	
	x
	 Para haver condução de eletricidade, é necessário haja dissociação iônica na solução. Neste caso, formou-se apenas uma solução heterogênea entre os componentes da solução, e o meio sólido não liberou íons o suficiente para fazer com que a lâmpada acenda.
	Água + vidro
	
	x
	 O vidro, apesar de sua matéria prima ter a presença de alguns sais, não conduz corrente elétrica. Isso acontece, devido ao seu processo final da matéria, ou seja, sua cristalização. As moléculas de Dióxido de Silício se unem em arranjos com a alta temperatura, formando assim o vidro. 
	Água com sal + plástico
	x
	
	 A água salgada conduz corrente elétrica. O sal é um composto eletrolítico; libera íons em solução aquosa fazendo com que haja a passagem de corrente elétrica. O sal e a água formam composto homogêneo, ou seja, estão em solução e visivelmente imperceptível a presença do sal, os dois formaram “um só”; porém na presença do plástico, neste caso, por mais que tenha resultado em uma solução final heterogênea, não houve interferência na condutividade da corrente elétrica.
	Água com sal + metal
	x
	
	 A solução conduz corrente elétrica. Como o sal é um composto eletrolítico, liberou íons para passar a corrente elétrica de um eletrodo ao outro com facilidade. O metal, presente na solução, aparentemente não interfere, porém se observar mais detalhadamente, a lâmpada dá oscilação de brilho bem leve. Isso ocorre porque o metal em contato com a água salgada foi “provocado” a liberar íons e estes fizeram parte da transmissão da corrente elétrica. Por si só o metal não liberaria íons o suficiente para passagem de eletricidade.
	Água com sal + vidro
	x
	
	 A lâmpada acendeu, pois, a solução da água com sal permitiu a passagem da corrente elétrica. O vidro não interferiu na solução em questão; a água e o sal formaram solução homogênea e como é um composto iônico, em solução aquosa libera íons. O vidro fez com que no final resultasse em uma solução heterogênea, mas não interferiu no meio. A passagem de corrente elétrica ocorreu normalmente.
	Água com açúcar + plástico
	
	x
	 Na água com açúcar, não houve passagem de corrente elétrica, pois o açúcar é um composto molecular e o que ocorre, é o fenômeno de dissociação molecular, ou seja, as moléculas se separam e não há formação de íons. O plástico presente apenas dá característica de solução heterogênea no final, juntamente com a água e açúcar que resultam em solução homogênea.
	Água com açúcar + metal
	
	x
	 Esta solução não conduz corrente elétrica, porque a água com açúcar em solução não libera íons, e o que acontece é a separação das moléculas apenas, e dissociação molecular não faz com que transpasse corrente elétrica; para isso é necessário que haja íons no meio aquoso da solução. Por mais que haja presença do metal ali na solução, ele se apresenta no estado sólido
e assim não libera íons nessa forma. Em se tratando da água e do açúcar, é apenas uma solução molecular e o metal dá característica final de solução heterogênea.
	Água com açúcar + vidro
	
	x
	 Neste caso também não houve condução de corrente elétrica porque não houve dissociação iônica. O açúcar é um composto molecular e em solução acontece a dissociação molecular, e quando há moléculas não há condução de energia elétrica, isso porque para fazer a lâmpada acender é necessário que haja íons no meio aquoso da solução. A água e o açúcar resultam em um composto homogêneo, o vidro presente no meio não interfere no intuito do experimento, apenas dando caráter de uma solução heterogênea.
Fotos (valor: 5 pts) Coloque aqui as fotos tiradas durante a realização do experimento utilizando o Kit Polo de Química.
COM BASE NAS DUAS ATIVIDADES PRÁTICAS (VIRTUAL E NO PAP)
as soluções que podem ser classificadas como eletrólitos e não eletrólitos, assim como os sólidos que podem ser classificados como condutores e isolantes. Adicione o número de linhas na tabela que achar necessário.
	Soluções
	Sólidos
	eletrólitos
	não eletrólitos
	condutores
	isolantes
	Ácido Acético 
	Sacarose
	Alumínio 
	Plástico
	Ácido Clorídrico
	Água Destilada
	Placa de Cobre
	Isopor
	Carvão Ativado
	
	Ferro
	Papelão
	
	
	Grafite 
	Espuma
	
	
	
	Parafina
	
	
	
	Porcelana
	
	
	
	Mármore
	
	
	
	Granito
	
	
	
	
	
	
	30/10/19 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando