Buscar

MAPA ATIVIDADE 1 - BIOLOGIA BIOQUÍMICA UNICESUMAR NUTRIÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MAPA – BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - NUTRIÇÃO
PRÁTICA ENZIMÁTICA DO FÍGADO
‹nº›
ACADÊMICO:
R.A.:
APRESENTAÇÃO
‹nº›
Atividade MAPA
O funcionamento normal do fígado é essencial à vida. O fígado é o maior e, em alguns aspectos, o mais complexo órgão do corpo humano. Uma de suas principais funções é degradar as substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzidas em outras áreas do corpo e, em seguida, excretá-las pela bile ou pelo sangue como subprodutos inofensivos. Além disto, o fígado secreta bile no intestino delgado para ajudar na digestão e absorção de gorduras, armazena vitaminas, sintetiza proteínas e colesterol, metaboliza e armazena açúcares. O fígado controla a viscosidade sanguínea e regula os mecanismos de coagulação.
Nas células do fígado (células hepáticas ou hepatócitos), são encontrados peroxissomos. Os hepatócitos, além de auxiliarem na produção de sais biliares, também atuam na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através da enzima catalase.
‹nº›
Atividade MAPA
O fígado pode ser acometido por doenças que levam à cirrose.
A cirrose é uma das principais causas de morte no mundo. Em países desenvolvidos, a maioria dos casos é secundária ao abuso do àlcool ou à hepatite viral crônica C. Em muitas partes da África e da Ásia, a cirrose resulta da infecção pelo vírus da hepatite B crônica. A cirrose de causa desconhecida (cirrose criptogênica) está se tornando cada vez menos comum à medida que muitas causas específicas (por exemplo, hepatite C crônica e esteato-hepatite) estão sendo identificadas. A lesão nos ductos biliares também pode resultar em cirrose, como ocorre na obstrução mecânica dos ductos biliares, na colangite biliar primária e na colangite esclerosante primária.
A cirrose é o estágio final da fibrose hepática, a qual é o resultado da desorganização difusa da arquitetura hepática normal. Caracteriza-se por nódulos de regeneração cercados por tecido fibrótico denso. Sintomas podem não aparecer por anos e geralmente são inespecíficos (p. ex., anorexia, fadiga e acentuada perda de peso). Manifestações tardias incluem hipertensão portal, ascite e, quando a descompensação ocorre, insuficiência hepática. O diagnóstico requer a realização de biópsia hepática. Cirrose é geralmente considerada irreversível e o tratamento é de suporte.
‹nº›
ATIVIDADE:
Suponha que você já é um (a) profissional da nutrição formado e possui experiência em atendimento hospitalar e é convidado (a) para fazer uma palestra aos acadêmicos de nutrição explicando sobre os objetivos dos cuidados nutricionais em um paciente com Cirrose Hepática. Nessa palestra você explica que os objetivos envolvem proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente, através de uma alimentação que melhore a função hepática, além de controlar a perda de massa muscular e evitar desnutrição, dentre outros. 
Levando em consideração a ação destoxificante da enzima catalase encontrada nos peroxissomos dos hepatócitos, também foi solicitado que você represente na palestra essa ação em um fígado saudável (fígado cru) e um fígado com cirrose (fígado cozido) na degradação do peróxido de hidrogênio.
Atividade MAPA
‹nº›
PRÁTICA À SER DESENVOLVIDA PELO ALUNO:
 
Materiais:
1 pedaço de fígado cru.
1 pedaço de fígado cozido.
2 copos transparentes.
40 mL de peróxido de hidrogênio (H2O2) - água oxigenada 10 volumes.
Método:
Coloque o pedaço de fígado cru em um copo e o pedaço de fígado cozido no outro copo, na sequência adicione em cada um dos copos aproximadamente 20 mL de peróxido de hidrogênio.
Atividade MAPA
‹nº›
OBSERVE O RESULTADO DA PRÁTICA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1 – Observe, fotografe a reação e descreva o que acontece (anexe uma foto do seu experimento).
Atividade MAPA
R: Ao entrar em contato com o fígado cru (foto da direita) o peróxido de hidrogênio apresentou rápida reação efervescente.
Já em contato com o fígado cozido (foto da esquerda) o peróxido de hidrogênio apresentou-se visualmente inalterado, embora sabemos que também esta liberando oxigênio, mas em velocidade reduzida.
‹nº›
OBSERVE O RESULTADO DA PRÁTICA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
2 – Explique a reação bioquímica que está ocorrendo.
Atividade MAPA
Em contato com o fígado o peróxido de hidrogênio (H2O2), entrou em processo de decomposição acelerada pelo contato com a enzima catalase liberando oxigênio (O2). 
‹nº›
OBSERVE O RESULTADO DA PRÁTICA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
3- Explique por que as reações que estão ocorrendo no fígado cru não possuem a mesma velocidade que ocorrem no fígado cozido.
Atividade MAPA
R: Porque a enzima catálase encontra-se em condições ideais (temperatura, ph,) para que ocorra o fenômeno da decomposição no fígado cru, acelerando o processo. 
Já no fígado cozido houve uma desnaturação na porção proteica reduzindo a velocidade em que ocorre esta decomposição.
‹nº›
OBSERVE O RESULTADO DA PRÁTICA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
4- Suponha que o fígado cozido seja um fígado com cirrose, e o fígado cru seja um fígado saudável, e observando as reações nos dois experimentos, o que podemos concluir/ alegar sobre a cirrose hepática?
R: Que a cirrose hepática acomete o fígado de forma a reduzir consideravelmente a velocidade com que o mesmo realiza suas funções de produzir de sais biliares, e neutralizar substâncias tóxicas para o corpo uma vez que não apresenta a enzima catalase em condições ideais (quantidade, temperatura e ph). 
Atividade MAPA
‹nº›
Recomendações:
Assista ao vídeo de Explicação do MAPA realizado pelo professor, o link está disponibilizado na Sala do Café da Disciplina.
Para envio, enviar esse TEMPLATE (arquivo Power Point) com a resolução da atividade MAPA.
Realizar a atividade individualmente, arquivos idênticos entre alunos ou de sites terão suas notas devidamente reduzidas.
Atente-se na hora de postar a atividade MAPA. Verifique se o arquivo é realmente a atividade a ser enviada, pois depois de enviado, não será possível enviar novamente. 
Lembrando que para envio, poderá ser anexado apenas um arquivo. Fiquem atentos!
Obs: Caso precise de mais espaço, pode acrescentar um novo slide.
Bons Estudos!
Recomendações
‹nº›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais