Buscar

A hermenêutica filosófica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A hermenêutica filosófica
1. No que diz respeito à interpretação e à hermenêutica, é correto afirmar:
A. Interpretação e hermenêutica são sinônimos.
B. A hermenêutica tem por finalidade buscar o sentido das coisas.
C. A interpretação visa elucidar os métodos e os procedimentos utilizados para que a atividade hermenêutica possa atingir com sucesso a sua finalidade precípua.
D. A hermenêutica visa elucidar os métodos e os procedimentos utilizados para que a atividade interpretativa possa atingir com sucesso a sua finalidade precípua.
Por que esta resposta é a correta?
Interpretação e hermenêutica não são sinônimos. Enquanto a interpretação tem por finalidade buscar o sentido das coisas, a hermenêutica visa elucidar os métodos e os procedimentos utilizados para que a atividade interpretativa possa atingir com sucesso a sua finalidade precípua. Além disso, a interpretação pressupõe que as coisas possuem uma mensagem que deve ser decodificada.
E. A interpretação não pressupõe que as coisas possuam uma mensagem que deve ser decodificada.
2. Uma das questões mais importantes no contexto da hermenêutica diz respeito à relação entre a interpretação e a aplicação do Direito. A propósito disso, é correto afirmar:
A. A aplicação visa elucidar a norma jurídica que abstratamente pode ser extraída de um determinado texto legal qualquer.
B. A interpretação visa adequar a norma ao caso concreto.
C. Na base da hermenêutica clássica, temos a ideia segundo a qual a interpretação e a aplicação consistem em uma mesma etapa.
D. Segundo a hermenêutica clássica, há o compromisso com a ideia de que a interpretação antecede a aplicação.
Por que esta resposta é a correta?
Enquanto a interpretação visa elucidar a norma jurídica que abstratamente pode ser extraída de um determinado texto legal qualquer, a aplicação visa justamente adequar a norma ao caso concreto. Na base da hermenêutica clássica, cuja origem remonta ao período moderno, temos a ideia segundo a qual interpretação e a aplicação são duas etapas radicalmente distintas. Além disso, há também o compromisso com a ideia de que a interpretação antecede a aplicação.
E. Segundo a hermenêutica clássica, há o compromisso com a ideia de que a aplicação antecede a interpretação.
3. Hans-Georg Gadamer foi um filósofo da tradição continental, cuja principal obra foi Verdade e método. A propósito das ideias contidas em tal obra, sobretudo no que diz respeito ao conceito de verdade, é correto afirmar:
A. Gadamer defendeu que a verdade é um conceito unívoco.
B. Para Gadamer, o caminho para a verdade é, por excelência, a investigação científica dos fenômenos.
C. Gadamer era terminantemente contra a ideia de que existem verdades científicas.
D. Segundo Gadamer, verdade e verdade científica não são considerados sinônimos.
Por que esta resposta é a correta?
Gadamer defendeu que a verdade é um conceito que possui uma multiplicidade de significados, não devendo ser identificada tão somente com as verdades obtidas através das ciências. Quanto a isso, é importante destacar que o filósofo não era especificamente contra as ciências, tampouco desacreditava das verdades obtidas através do método científico. Porém, como sugerido anteriormente, isso não esgotaria por completo o campo da verdade. Nesse contexto, sua ideia é que verdade e verdade científica não são considerados sinônimos.
E. Gadamer sugere que o conceito de verdade se esgota no conceito de verdade científica.
4. A propósito da concepção de Gadamer acerca da hermenêutica, bem como acerca de sua ideia acerca do círculo hermenêutico, é correto afirmar:
A. O primeiro passo para compreender o que a filosofia de Gadamer passa pela ideia de que o sentido das coisas é atomista.
B. Segundo a filosofia de Gadamer, as partes de um todo possuem sentido a despeito do todo em que estão inseridas.
C. A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta sistematicamente de baixo para cima e de cima para baixo.
Por que esta resposta é a correta?
O primeiro passo para compreender o que a filosofia de Gadamer passa pela ideia de que o sentido das coisas é holista. Isto é, as partes de um todo não possuem sentido algum a despeito do todo em que estão inseridas. A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta sistematicamente de baixo para cima e de cima para baixo.
D. A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta apenas de baixo para cima.
E. A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta apenas de cima para baixo.
5. A propósito dos métodos clássicos de interpretação dos dispositivos legais, é correto afirmar:
A. O ponto do método lógico é a ideia de que o conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico devem estar em harmonia.
B. Com o método sistemático, valemo-nos das próprias leis do dispositivo normativo como um todo para elucidar o sentido de dispositivos específicos que fazem parte dela.
C. A ideia por trás do método de interpretação teleológico é buscar a finalidade do texto legal.
Por que esta resposta é a correta?
O ponto do método sistemático é a ideia de que o conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico devem estar em harmonia. Com o método lógico, valemo-nos das próprias leis do dispositivo normativo como um todo para elucidar o sentido de dispositivos específicos que fazem parte dela. A ideia por trás do método de interpretação teleológico é buscar a finalidade do texto legal. Já o método histórico prega que, para que possamos compreender o sentido corrente de um dispositivo legal qualquer, devemos buscar auxílio no sentido que ela possuía no momento de sua edição. Por fim, na base do método gramatical está a busca pelo sentido literal do texto legal.
D. O método histórico prega que, para explicitar o sentido da norma, não devemos buscar auxílio no momento histórico em que a norma foi editada.
E. Na base do método axiológico está a busca pelo sentido literal do texto legal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais