Buscar

ARTIGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE
ACADEMICOS: 
PATRÍCIA GOMES ARAÚJO
MARIA CRISTIANE DA COSTA DE SOUZA 
ANA LIGINA ARRUDA BRITO CRISPIM JACIARA FERREIRA SABINO
DAIANE BARROS DOS REIS 
INTRODUÇÃO
A escola democrática parte do princípio que o educador cabe promover a estimulação da crianças pela a busca de conhecimento, facilitando o exercício desta busca por meio de brincadeiras, respeitando e valorizando a diversidade de seus entes e os repertórios culturais que afloram, tanto em grupo como individualmente. 
Portanto o espaço organizado pelo professor ou facilitador de modo a estimular a brincadeira, suas seleção e atitudes de cooperação entre as crianças estingando a socialização do espaço lúdico e sempre respeitando a vontade de seu atores. 
É importante que a escola seja um espaço, amplo necessário rico e estimulante de aprendizagem, que nela haja uma presença lúdica, onde o professor seja um mediador entre o aluno e o conhecimento, auxiliando a criança a desenvolver de forma imaginário, autônoma dando eles a confiança em sua capacidade, a conviver com as diferenças existentes entre os colegas formando sua própria pessoalidade.
 
2
 
Palavras Chaves: Atividades lúdicas, infância, jogos, brincadeiras e socialização
O brincar favorece todos os aspectos da vida da criança, do ponto de vida sociológico, psicológico, criativo e pedagógico. No aspecto sociológico a brincadeira é uma forma que a criança encontra de se inserir no meio social. Brincando a criança assimila crenças, costumes, valores e regras. No aspecto psicológico, o brincar está presente nas diferentes formas de comportamento da criança e no pedagógico o brincar é o instrumento importantíssimo para a aprendizagem. Podemos perceber que o brincar está em todas as dimensões da existência do ser humano. A partir do momento em que a situação lúdica é internacionalmente triada pelo adulto de forma levar a criança a desenvolver certos tipos de aprendizagem é desenvolvida sua dimensão educativa. 
 
 
 METODOLOGIA
O Método é entendido como curso percorrido para a chegada e o fim, esse método cientifico tem um conjunto de procedimentos técnicos adotados para se atingir o conhecimento. Para o desenvolvimento desse trabalho utiliza-se estratégica que possibilitam a realização de pesquisas caracterizados como explorativa que visa proporcionar a maior familiaridade.
O procedimentos de coletas dos dados recolhidos foi pesquisas de campo com aplicação de atividades, brincadeiras lúdicas etc.. por meio deste indivíduos um acordo com relação as inovações e se familiarizarem com objetivos e matérias: que nas discrições de brincar infantil isso e classificado como um brincar “funcional”. Esta experiência “pratica” de uma situação real que com um propósito real para o suposto “brincar”. Normalmente é seguida pela imediata aprendizagem das facetas das novas maquinas, reforçadas subsequente por uma consulta manual e consolidada pela a pratica. 
Para Holtz (1998, p, 12) a aprendizagem para as crianças pequenas e inevitável. 
Pois, o brincar deve ser valorizado por aqueles envolvidos na 
educação e na criação das crianças pequenas, fazendo a 
escolha dos materiais lúdicos que são reservados no brincar, cujo 
objetivo deve ter seu efeito sobre o desenvolvimento da criança. 
Por que muitos crianças chegam a escola maternal incapazes de 
desenvolver-se no brincar, em virtude de uma educação passiva 
que via o brincar como uma atividade barulhenta, 
desorganizada e desnecessária.
 
Para Vygotsky (2001), há a necessidade de sua a ludicidade com mais intensidade, pois o brincar e universal é própria da saúde. O brincar facilitar o crescimento, conduz os relacionamento grupais que trás em si resultando satisfatório.
Contudo o planejamento das atividades lúdicas e importante que um educador tenha em mente que quando a criança brinca experimentar, e descobrir, inventa e aprender e confere habilidades, além de que desenvolve competências e autoconfiança. 
 
REFERENCIAS
-Formação de professores / organizadores Raquel Volpato Serbino_ [et.a.]- São Paulo: fundação Editora da UNESP, 1998- (seminários e debates)
-Child development, Tampa, Florida, abril de 2003.
-No ano de 2000 os professores Alessandra e Fernanda Capovilha lançaram o livro Alfabetização: Metado fônico, corando uma longa carreira de estudos científicos e apresentando conceitos e práticas atualizadas de Alfabetização. 
 -http://basenacionalcomum.mec.gov.br 
7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando