Buscar

LAYOUT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LAYOUT 
(DIAGRAMAÇÃO)
Profa. ANALYDIA PEREIRA PINTO
LAYOUT = DIAGRAMAÇÃO 
 Permite visualizar, antes, como ficará o anúncio depois de pronto.
 Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos.
 Um bom layout ajuda a transmitir as informações que estão no texto e, ao mesmo tempo, possui um design atrativo e incita à leitura.
 
Finalidade do layout
Função Primordial do layout: Atrair a vista e dirigi-la de forma adequada; levá-lo, através do anúncio, na sequência desejada.
Outra de suas finalidades é tornar mais compreensivo, mais sugestivo, o teor da mensagem, criando um clima afetivo – estético no espírito do leitor, capaz de torná-lo mais receptivo à mensagem.
As finalidades básicas do layout
Atrair a atenção;
Dirigir a vista do leitor de modo fácil e adequado;
Manter e reforçar o interesse;
Criar atmosfera atrativa e adequada.
Princípios fundamentais para a elaboração de um bom layout, de acordo com Armando Sant’Anna
1º - O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
2º - O PRINCÍPIO DA DIREÇÃO VISUAL
3º - O PRINCÍPIO DAS PROPORÇÕES
4º - O PRINCÍPIO DA UNIDADE
5º - O PRINCÍPIO DO CONTRASTE
6º - O PRINCÍPIO DA HARMONIA
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
Disposição dos elementos de tal forma que se obtenha uma distribuição agradável de peso em todo o layout. 
 
 O equilíbrio pode ser formal (se baseia na simetria) e o informal (se baseia na assimetria).
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
A distribuição equilibrada implica na existência de um ponto de referência (“centro ótico” do anúncio) em relação ao qual os elementos podem estar equilibrados.
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
O centro ótico não coincide com o centro geométrico, encontrando-se ligeiramente acima deste.
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
Equilíbrio Formal – partindo-se em sentido vertical, se obtém duas partes simétricas, uma parecendo o espelho da outra.
Usado quando o anúncio deve refletir dignidade, estabilidade, espírito conservador, apego à tradição etc.
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
Equilíbrio Informal – o equilíbrio não se baseia nas leis elementares da simetria. Permite maior liberdade no layout, tornando-o muito mais atrativo sob o ponto de vista estético, mas de solução mais difícil de ser encontrada.
Usado nos casos em que a velocidade da vida atual obriga a maior dinamismo nos anúncios para captar a atenção dos leitores.
O PRINCÍPIO DE EQUILÍBRIO
EQUILÍBRIO FORMAL
EQUILÍBRIO INFORMAL
O PRINCÍPIO DA DIREÇÃO VISUAL
Relacionado com o problema da condução da vista do leitor de um elemento para outro do anúncio – a sequência da apresentação.
É sabido que quando um leitor examina um anúncio, começa fixando-se no ângulo superior esquerdo e vai descendo em diagonal da esquerda pra a direita e de cima para baixo.
Diagonal de Leitura
Caminho que une essas duas áreas de atenção.
Percurso mais curto e mais direto entre o começo e o fim de uma página.
Problema de Comunicação Visual
A diagonal de leitura tende a guiar o leitor para fora dos outros dois extremos da página, que são chamados de cantos sem atração.
SOLUÇÃO
Utilizar fotos, desenhos, quadros e títulos em letras grandes: “Ancorando” os cantos sem atração, isto é, colocando elementos fortemente atrativos, a página fica com maior legibilidade.
O PRINCÍPIO DAS PROPORÇÕES
Divisão do espaço do anúncio, fixando-se três seções horizontais de espaço destinadas respectivamente à ilustração e o texto.
A divisão com o mesmo peso provoca um sentido de monotonia no anúncio e quando a força de um dos elementos é mais vigorosa do que as outras o anúncio é muito mais atrativo sob o ponto de vista artístico.
O PRINCÍPIO DAS PROPORÇÕES
O PRINCÍPIO DA UNIDADE
A unidade existe quando se consegue que os elementos do anúncio apareçam ao observador como componentes singulares de um conjunto orgânico, constituindo-se um todo harmonioso sobre o qual a vista corre facilmente.
Os elementos de um anúncio não podem estar cada um por sua conta.
O PRINCÍPIO DO CONTRASTE
Fundamental para chamar a atenção do leitor. 
O layoutman aplica o contraste quando trata de evitar a monotonia recorrendo a formas geométricas insólitas (que não acontece habitualmente), a jogos de cores, uso e combinações originais destes e de outros elementos.
O PRINCÍPIO DA HARMONIA
É o resultado da observação dos princípios anteriores, mas está condicionada à escolha que o artista faça dos estilos de ilustração dos caracteres tipográficos e do equilíbrio formal, na zonas do anúncio reservado para o texto.
DIAGRAMAÇÃO
De acordo com Celso Figueiredo, em Redação publicitária – sedução pela palavra, o primeiro equívoco que muitos alunos de publicidade costumam cometer ao diagramar uma página é distribuir as informações “por igual”, sem deixar “brancos”. 
DIAGRAMAÇÃO
Os espaços em branco também são significativos. É comum, por ex., deixar uma “área de silêncio” em torno de uma informação que julgamos importante. O branco ao redor dessa informação, seja verbal ou visual, significará “respirar” antes e depois de lê-la. Esse “respirar” amplia o poder da informação que julgamos importante.
DIAGRAMAÇÃO
O título – Less flower, More Power, faz referência aos anos 70 e ao movimento hippie, que tinha entre suas palavras de ordem o Flower Power, ou o poder das flores em contraposição ao poder das armas, em referência à guerra do Vietnã. 
DIAGRAMAÇÃO
Na época, o Fusca representava a contracultura. Um carro pequeno, econômico e despretensioso. O lançamento do novo Fusca na década de 1990 buscou retomar a aura de rebeldia do velho Fusca e apresentá-lo como uma versão mais potente do seu antecessor.
DIAGRAMAÇÃO
Ao diagnosticar o anúncio com grande espaço de silêncio em torno do título e da imagem, o diretor de arte permitiu que o leitor tivesse tempo para compreender toda a correlação explicitada. 
Espaço em branco, em direção de arte, frequentemente significa tempo para leitura e raciocínio do consumidor. Espaço é tempo.
DIAGRAMAÇÃO
Outra consideração: evitar criar anúncios poluídos, cheios de imagens, ilustrações, boxes etc. Devemos dizer apenas o necessário. Menos é mais, ou seja, em comunicação, quanto menos você disser, mais poder terá o que disse.
A quantidade de informação sobreposta atrapalha a compreensão da mensagem.
Anúncios poluídos
Padrão de diagramação
O mais clássico dos formatos - separa claramente a parte visual da textual.
SAIA E BLUSA
Divisão clara: imagem e texto formam um conjunto
Padrão de diagramação
Sangrar uma imagem significa imprimir até a marca de corte do papel, ocupar todo o espaço do anúncio com a imagem.
IMAGEM SANGRADA
Padrão de diagramação
Em oposição à imagem sangrada, podemos criar boxes (caixas) nos quais as imagens ficam retidas. É uma diagramação mais contida, que tende a transmitir uma imagem mais conservadora da empresa.
Padrão de diagramação
ALL TYPE (tudo letra). Diagramação apenas com textos, sem imagens. 
No máximo se permite a escolha da tipografia e das cores.
Atividade por dupla de criação
1º Apresentar análise de anúncios (mínimo de 5) levando em consideração os princípios para a elaboração de um bom layout(de acordo com Sant’Anna) e os padrões de diagramação utilizados (de acordo com Celso Figueiredo).
2º Escolham um produto e façam o relançamento do mesmo;
3º Reelaboração de campanha poluída;
4º Mostrar apenas com imagens a funcionalidade do produto ----------;
5º Criar anúncios all type dos produtos -------.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando