Buscar

Av2 - Estética e História da Arte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av2 - Estética e História da Arte
1)A arte Neoclássica é uma reação às manifestações artísticas da corte absolutista, a intenção é romper com o estilo Rococó. Para tanto, retomar os valores clássicos da Antiguidade (Grécia e Roma) foi o caminho escolhido. Suas características principais consistem em ser austera, solene, ordenada, racional e calma; seus temas principais são os grandes marcos históricos gregos, romanos, a mitologia greco-romana e os heróis da Revolução Francesa, cuja intenção maior é inspirar, difundir e glorificar o moralismo cívico francês laico. As personagens e a composição seguem os ditames da geometria simples, cujas figuras possuem a solidez de estátuas de mármore da Antiguidade Clássica. A técnica de pintura era baseada na linha e as pinceladas são suaves e exaustivamente sobrepostas como se fossem polidas. Quem inaugura essa proposta na pintura é Jacques-Louis David (1748-182).         
De acordo com essas ideias, o que caracteriza o Neoclássico? (Assinale a alternativa correta):         
Selecione uma alternativa:
a)A Arte Neoclássica se caracteriza por ser uma arte que deu continuidade à estética Rococó, buscando ser agradável e decorativa.  
b)A caracterização se dá por se inspirar na arte egípcia e mesopotâmica, sobretudo por ser hierática. 
c)Desempenhar o papel de crítica à Revolução Francesa, fazendo elogios constantes ao Antigo Regime.
d)Constitui-se como o braço estético da Revolução e buscou nas referências gregas e romanas modelos a inspiração. correto
e)A Arte Neoclássica é a continuação do Romantismo, por isso é uma arte que apoia a Revolução Francesa. 
2)Pós-impressionismo é um termo cunhado pelo crítico e artista inglês Roger Fry (1866-1934) (DEMPSEY, 2010, p. 45), trata-se de um fenômeno ocorrido em Paris e foi consequência direta das aberturas artísticas promovidas pelos Impressionistas, constituído por artistas que desenvolveram suas atividades entre 1880 e 1905. Fizeram parte deste grupo diversos artistas, mas vamos destacar aqui: Georges Seurat (1859-1891), Paul Gauguin (1848-1903), Paul Cézanne (1839-1906) e Vincent VanGogh (1853-1890). Se os impressionistas entre si já divergiam na forma como pintavam, nos pós-impressionistas não é um estilo ou forma de pintar que é similar, mas a postura. Cada um concebe e segue uma linguagem própria, no entanto, podemos identificar duas grandes tendências entre eles: por um lado, os que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro e, por outro, os que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor. (Dempsey, Amy. Estilos, Escolas & Movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 45).
 
Associe as características estilísticas de cada artista:
	I. Artistas que se concentravam no desenho e na construção quase científica do quadro
II. Artistas que enfatizavam a expressão da emoção por meio das sensações advindas da luz e cor.
	1. Georges Seurat
2. Paul Gauguin
3. Paul Cézanne
4. Vincent VanGogh
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação:
Selecione uma alternativa:
a)I – 1 e 2; II – 3 e 4.
b)I – 1 e 3; II – 2 e 4. correto
c)I – 1 e 4; II – 2 e 3. 
d)I – 2 e 3; II – 1 e 4. 
e)I – 2 e 4; II – 1 e 3.    
3)Figura - Natureza morta
Matisse, Henri. Natureza Morta. c. 1905, óleo sobre cartão sobre madeira, 17 x 24.8 cm, coleção Ailsa Mellon Bruce, National Gallery of Art, Washington DC, EUA. Licenciado sob domínio público, via Wikimedia Commons. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2020.
 "O Fauvismo, baseado na exaltação da cor pura (...). Não constitui escola ou programa e teoria, mas resulta da conjunção momentânea de certo número de pintores, animados das mesmas intenções e levados pelo destino de encontros que dão origem a movimentos fecundos. Foi no famoso Salão de Outono de 1905 que uma dúzia de coloristas, grupados em volta de Matisse, e cônscios da semelhança de opiniões, manifestou-se publicamente em comum com toda a sua força explosiva, causando escândalo." (Maillard, Robert. Dicionário da Pintura Moderna. São Paulo: Hemus, 1981.  p.116).
        
Considerando a imagem e a citação pode-se afirmar que os fauvistas tinham como característica (assinale a alternativa correta):          
Selecione uma alternativa:
a)ser um movimento baseado em regras rígidas e normativas em elogio ao Neoclassicismo.  
b)ter a base em desenho e obedecê-lo de maneira primorosa com as cores do pincel. 
c)ter uma pincelada tão trabalhada que forma uma superfície lisa e envernizada. 
d)preencher todos os espaços da superfície a ser pintada, de maneira a construir uma impressão de acabamento primoroso.
e)explodir a tela em cores, com pinceladas abruptas e intensas, sem se preocupar com desenho ou acabamento.    correto   
     
   
4)Sob o nome generalista de Vanguardas Russas ficam abrigados diversos e fundamentais movimentos artísticos como o Raionismo, o Construtivismo, o Produtivismo, e o Suprematismo, apenas para destacar os mais conhecidos. Isto se dá, por volta de 1914, sob a influência e impacto do Cubismo e do Futurismo sobre os artistas russos. Estes adotam caminhos e de experimentação em uma arte geométrica, apaixonada pela tecnologia das máquinas. Suas pesquisas foram tão profundas que não raro abandonaram a figuração e partiram para a arte abstrata.         
 
Associe as características dos movimentos Raionista, Construtivista e Suprematista da coluna à esquerda, ao artista que mais representa esse movimento na coluna à direita. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação.
	I. Raionismo: movimento inspirado no futurismo, tem seu manifesto publicado em 1913, no qual coloca que o artista deve lançar mão de raios de cor para criar uma sensação de deslizamento para fora do tempo e do espaço, alcançando assim a abstração.
II. Construtivismo: neste movimento a arte é pensada como construção, isto é, não é uma representação. Trata-se de uma produção artística que preza pela composição utilizando elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo influenciou tanto a arte moderna quanto o design moderno.
III. Suprematismo: O suprematismo representa a realidade do mundo não objetivo, isto é, se refere uma ordem de relação entre os fenômenos plásticos, uma espécie de "energia espiritual abstrata", que é invisível, mas nem por isso menos real. O suprematismo explora as formas geométricas básicas: o quadrado, o retângulo, o círculo, a cruz e o triângulo, associadas a uma pequena gama de cores.
	1. Alexander Rodchenko
2. Kasimir Malevich
3. Michel Larionov.
Assinale a alternativa que faz a associação correta entre as colunas:
Selecione uma alternativa:
a)I-1 ; II-3 ; III-2.
b)I-2 ; II-1 ; III-3.
c)I-3 ; II-1; III-2. correto
d)I-3 ; II-2; III-1.
e)I-1 ; II-2 ; III-3.        
5)
Muitas correntes surgiram até meados do século XX, originando a chamada Arte Moderna, oras de cunho mais técnico, oras mais conceitual, figurativo ou abstrato, originando em pensamentos artísticos bastante inovadores até então, culminando em diretrizes para a Arte Contemporânea.
A partir da década de 1920, vemos o principal desdobramento do Dadaísmo surgindo: o _____________. A busca desse movimento é ir além do realismo, buscando o irracional, as verdades ocultas dentro da _______, adágios inalcançáveis em procedimentos lógicos e conscientes de pensamento e ações. Os _________ se manifestarão em tentativas de escapar ao controle__________, com exercícios como o da escrita automática ou a arte feita de __________, como a maneira praticada por Joan Miró (1893-1983) e Max Ernest (1891-1976). 
Complete as lacunas da sentença e assinale a alternativa que contém seu preenchimento correto:         
Selecione uma alternativa:
a)Vandalismo – lucidez – impressionistas – do governo – obrigação.
b)Surrealismo – mente – surrealistas – consciente – improviso. Correto correto
c)Impressionismo – olhar – expressionistas – inconsciente – impulso. 
d)Expressionismo – mão – expressionistas – racionalmente – controle.   
e)Construtivistas
– consciência – produtivistas – racionalmente – improviso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais