Buscar

Estudo Dirigido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido
Nome: Jenifer Nicole Vieira Norberto -201712194
 1. O modelo do ensino dos jogos para a sua compreensão (Teaching Games for Understanding - TGfU), proposto por Bunker e Torpe (1982), teve um forte impacto na forma como se começou a encarar o ensino das modalidades esportivas. Com base nisso, explique como acontece a inserção das modalidades esportivas a partir do TGfU.
R: Representa jogos complexos de forma simplificada; modifica os princípios de jogo de forma a diminuir as suas exigências; exagera procedimentos para salientar alguns aspectos do jogo que são importantes para sua compreensão. Assim ele tem como objetivo trazer o foco do aluno para compreender á tática do jogo antes de se preocupar com gestos técnicos, com isso fazendo pensar antes de fazer por fazer.
 2. Qual a relevância desse estilo de ensino enquanto ferramenta pedagógica? 
R: Por ela ser uma proposta que traz uma aprendizagem ativa no desenvolvimento aluno, sua importância vêm em formato para desencadear no aprendiz a importância de pensar em estratégias meios eficaz para resolver um problema, refletir sobre a pratica daquele movimento e o seu porque, desse modo fazendo com que a pratica torne-se educacional.
3. Quais as possibilidades e os desafios dos processos de ensino e aprendizagem das modalidades esportivas de forma remota (à distância) em ambientes escolares, academias e projetos esportivos amparados pelo TGfU? 
R: Pelo fato de não ter um acompanhamento de perto e ter alguém para dar feedback quando necessário esse método se torna eficaz no sentido de fazer o aluno a pensar mais no que esta realizando ele cria uma auto analise para tentar fazer mais próximo possível do que seria o correto, nessa situação vai exigir do aluno sua inteligência e a criatividade para resolver os problemas que surgirem ao decorrer.
No entanto seus desafios e de que para ter um retorno um feedback sobre a ação realizada tem um demora pois os meios de comunicação não são os mesmo para cada um, assim pode gera uma objetivo não esperado que e ele continuar repetindo os erros ate ter um retorno sobre o que se foi feito anteriormente.
4. Quais as contribuições da pedagogia do esporte nos processos de ensino das modalidades esportivas?
R: Além de promover a aquisição de habilidades motoras básicas e especializadas aos alunos, pode proporcionar também na tomada de decisão e para que eles não se limitem apenas na reprodução, oferece a possibilidade de aprendizagem elementos sociais, culturais, físicos e emocionais que são muitos presentes no esporte.
5. Os autores Sabine Zink Bolonhini e Roberto Rodrigues Paes (2009) asseveram no texto que é no “processo de ação–reflexão-diálogo-ação que se dá a construção de conhecimentos, percepções e habilidades sobre o jogo” (p. 4). Os autores afirmam ainda, sobre a importância da progressão gradual na dificuldade dos jogos reduzidos com o intento de se aproximar cada vez mais à estrutura do jogo formal. Ou seja, “os jogos reduzidos podem ser planejados a partir de diferentes referenciais, podem se aproximar do jogo formal em relação à tática ou estratégia, ou em relação às técnicas e habilidades.” (p.6). Com base nisso, escolha um mini esporte (jogos reduzidos) e escreva um breve relato sobre como trabalharia a temática em uma aula sua, levando em consideração as limitações decorrentes de um cenário pandêmico como o atual, onde as aulas ocorrem de maneira remota (virtual).
R: Nesse exemplo temos um jogo reduzido de 9 contra 9, com dimensão de 70m x 68m da linha de fundo até a linha tracejada em preto, onde o objetivo é marcar o gol na baliza oficial (3 pontos) ou passando pelos cones (1 ponto), a equipe amarela pontua passando a bola pelos cones vermelhos e a equipe vermelha passando pelos cones amarelos, quem realizar a tarefa em 5 segundos soma mais um ponto. A partir disso, atingindo uma melhor movimentação durante a partida. Com esse trabalho temos uma grande variedade de construções de jogadas pelas alas, e aumento no número de tomadas de decisões na partida, atingindo também uma melhora nos aspectos táticos e técnicos, transferindo assim, o entendimento dos jogos reduzidos para uma partida oficial.
Assim a criança vivencia todas as ações motoras impostas pelo futebol, conseguindo superar as situações adversas encontradas na partida, atingindo assim a melhoria do aspecto cognitivo, sabendo agir em situações favoráveis e desfavoráveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais