Buscar

3 PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcelo Ventura da Costa (3032798)
	Disciplina:
	Formação Integral em Saúde (PSI112)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655773) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	26736991
Parte superior do formulário
	1.
	Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) são subdivididos em: doutrinários (universalidade, integralidade e equidade) e organizacionais (regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização e participação dos cidadãos). De acordo com os princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os princípios doutrinários traçam o SUS, já os princípios organizacionais são as diretrizes, as bases de estruturação do SUS.
(    ) A universalidade compete ao acesso, ou seja, qualquer indivíduo tem o direito de acesso à saúde.
(    ) A resolubilidade é a capacidade da rede de prestação de serviço estar apta a atender, resolver qualquer problema individual ou coletivo.
(    ) A descentralização é diminuir a desigualdade, não através da igualdade, mas tratando desigualmente os desiguais.
(    ) A hierarquização é a participação efetiva da população, através de um representante, que participa e opina na formulação de políticas de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - F.
	
	b) V - V - V - F - F.
	
	c) V - V - F - F - F.
	
	d) F - F - V - V - V.
	 
	 
	2.
	O Sistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) contribui como um importante sistema, levando ao conhecimento da natureza e a magnitude dos problemas de nutrição, caracterizando grupos sociais de risco e assim gerar condições e subsídios para a formulação de políticas e estabelecimento de programas e intervenções. Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que compõem o SISVAN:
FONTE: VENANCIO, S. I. et al. Sistema de vigilância alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, Brasil: experiência da implementação e avaliação do estado nutricional de crianças. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., v. 7, n. 2, p. 213-220, 2007.
	
	a) Embasadas decisões políticas no sentido de auxiliar no planejamento de programas relacionados com a desnutrição, mas não atua no alimentação do idoso.
	
	b) A partir do SISVAN, são embasadas decisões políticas no sentido de auxiliar no planejamento, monitoramento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar nutricionais e da população.
	
	c) É um programa relacionado somente com o desmame precoce, auxiliando as mães com a incorporação de uma alimentação complementar adequada e assim melhorando os padrões de consumo alimentar nutricionais do bebê.
	
	d) Auxilia programas de exercícios físicos, para quem não consegue o emagrecimento por meio do controle alimentar.
	3.
	O apoio matricial pode ser considerado como um suporte técnico especializado que se oferece a uma equipe interdisciplinar de saúde, a fim de ampliar seu campo de atuação e qualificar suas ações. Sobre o apoio matricial ou matriciamento, que é uma das ferramentas utilizadas no desenvolvimento do NASF, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Apresenta dimensão assistencial (cuidado direto aos indivíduos) e dimensão técnico-pedagógica (suporte para as equipes, com vistas à ampliação das possibilidades de intervenção).
	
	b) Arranjo tecnoassistencial que visa à diminuição da clínica das equipes da ESF.
	
	c) Busca alterar a lógica de encaminhamentos, discriminando-os de acordo como estão inseridos em diferentes partes do território nacional.
	
	d) Busca menor resolubilidade em saúde, desestabilizando de forma dinâmica e interativa, retaguarda especializada às equipes.
	4.
	A medicina preventiva tinha uma realidade centrada na integralidade da atenção, englobando promoção, proteção, diagnóstico precoce, limitação do dano e reabilitação. Com a saúde pública no Brasil, a prevenção foi dividida em três níveis. De acordo com os três níveis da prevenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A prevenção primária é a recuperação da saúde identifica fatores de risco e busca evitar problemas futuros através de diagnósticos.
(    ) A prevenção secundária toma medidas de promoção, realizando ações de caráter educativo na comunidade para a prevenção da doença.
(    ) A prevenção terciária busca reabilitar ou minimizar os dados de uma doença já instalada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - V - V.
	
	c) F - F - F.
	
	d) V - V - F.
	5.
	Entre as estratégias de promoção à saúde estão inclusas várias ações de baixa complexidade, entre elas adentrar nas escolas e ensinar a importância do ato de escovar os dentes, conscientização do público tabagistas para o sua cessação e tratamento. Essas ações, que evoluíram em aspectos mais elaborados e de maior peso, resultaram na formulação da Política Nacional de Saúde Bucal e da Política Nacional de Controle do Tabagismo. Sobre as características dessas duas políticas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Política Nacional de Saúde Bucal.
II- Política Nacional de Controle do Tabagismo.
(    ) Ações contínuas, objetivando incorporar, progressivamente, ações de promoção e proteção em saúde, como fluoretação das águas de abastecimento, aplicações tópicas de flúor, entre outros.
(    ) Como um grande problema de saúde pública, devendo ser tratado como uma pandemia, com a incorporação de várias estratégias, sendo que uma dela é o aconselhamento telefônico.
(    ) Cerca de cinco milhões de mortes (quatro milhões em homens e um milhão em mulheres) por ano em todo o mundo envolvendo na política ambos os sexos e indivíduos pertencentes a todas as faixas etárias e/ ou grupos e situações especiais.
(    ) Parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, transporte, lazer, acesso aos serviços de saúde e à informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - II - I.
	
	b) II - I - I - II.
	
	c) I - I - II - I.
	
	d) II - II - I - I.
	6.
	A comunicação no âmbito da saúde está cada vez mais em discussão, na tentativa de obter um melhor entendido de como acontece na relação, entre o ponto de emissão (profissionais) e o receptor (indivíduo). Sobre a comunicação na relação interpessoal, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A comunicação existe em vários níveis, no individual e sua relação com os meios de comunicação.
	
	b) A comunicação existe somente em nível coletivo.
	
	c) A comunicação existe somente em nível individual.
	
	d) A comunicação existe em vários níveis, desde o individual até o coletivo.
	7.
	A partir da inquietação produzida pela reorganização setorial da saúde defendida por uma reforma com a população civil e seus líderes, sem influência de partidos, governo ou instituições internacionais, foi criado o Sistema Único de Saúde - SUS -, firmado na Constituição Federativa do Brasil em 1988, fundamentando o direito à saúde para todos, tendo o Estado o dever de promover tal direito (PAIM et al., 2011). Sobre a referida reforma, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAIM, J. et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Publicado On-line, 9 de maio de 2011.
	
	a) Reforma Sanitária.
	
	b) Reforma Financeira.
	
	c) Reforma Comunitária.
	
	d) Reforma da Ditadura.
	8.
	O Programa de Puericultura (PPUE) deve se estender a toda a população na faixa etária que vai do nascimento aos 20 anos incompletos, com seguimento longitudinal e distinto entre as diferentes idades e ser realizado por meio de atendimento ambulatorial individualizado, visitas domiciliares e participação em grupos de educação e socialização. A respeito dos objetivos desse programa, analise as sentenças a seguir e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:(    ) Vigiar o crescimento físico e o desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual.
(    ) Promover a educação alimentar e nutricional.
(    ) A puericultura é de caráter executivo somente do médico especialista.
(    ) Propiciar a socialização, estimulação cultural e adaptação da criança e do adolescente em seu meio social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	9.
	As Redes de Atenção Básica (RAS) servem para prestar uma atenção integral, de qualidade, de forma regionalizada, com integração entre os diversos pontos de atenção. Com relação às ações e aos serviços que a região de saúde deve conter, analise as opções a seguir:
I- Vigilância epidemiológica.
II- Atenção primária.
III- Urgência e emergência.
IV- Atenção pré-natal.
V- Atenção hospitalar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a opção I está correta.
	
	b) As opções I e IV estão as corretas.
	
	c) As opções II, III e IV estão corretas.
	
	d) As opções II, III e V estão corretas.
	10.
	Os princípios e as diretrizes normativas do Planejamento do SUS são: Princípio 1: o planejamento consiste em uma atividade obrigatória e contínua.  Princípio 2: o planejamento no SUS deve ser integrado à seguridade social e ao planejamento governamental geral. Princípio 3: o planejamento deve respeitar os resultados das pactuações entre os gestores nas comissões intergestores regionais, bipartite e tripartite. Princípio 4: o planejamento deve estar articulado constantemente com o monitoramento, a avaliação e a gestão do SUS. Princípio 5: o planejamento deve ser ascendente e integrado. Princípio 6: o planejamento deve contribuir para a transparência e a visibilidade da gestão da saúde (BRASIL, 2016). Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o princípio 7:
FONTE: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de planejamento no SUS / Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, v. 4, 2016.
	
	a) O planejamento deve partir das necessidades sociais da população.
	
	b) O planejamento deve partir das necessidades emocionais e psicológicas da população.
	
	c) O planejamento deve partir das necessidades de saúde da população.
	
	d) O planejamento deve partir das necessidades intelectuais da população.
	11.
	(ENADE, 2010) De acordo com a Lei n.º 8 080/1990, o art. 33, § 1º, dos recursos financeiros do SUS, na esfera federal, originários da Seguridade Social e de outros orçamentos da União, são administrados pelo:
	
	a) Sistema Único de Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
	
	b) Conselho Nacional de Secretários da Saúde, por meio do Congresso Nacional.
	
	c) Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
	
	d) Congresso Nacional, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
	12.
	(ENADE, 2010) Entre os desafios da saúde no Brasil, destaca-se a humanização da assistência. Assim, o Programa Humaniza SUS tem como principio norteador:
I- Desenvolver um conjunto de indicadores de resultado e sistema de incentivo ao tratamento humanizado.
II- Estimular com recursos financeiros o máximo de produção realizada pelos operadores da saúde.
III- Fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.
IV- Atuar em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.
São princípios norteadores do Programa Humaniza SUS, apenas os apresentados em:
	
	a) I e II.
	
	b) III e IV.
	
	c) II e III.
	
	d) I e III.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais