Buscar

importancia dos processadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processador
O processador é responsável pela execução de instruções dentro de um sistema. Ou seja: ele executa os comandos gerados pelos e para os softwares.Ele é divido em várias partes, sendo as duas principais a Unidade Lógico-Arimética (ULA), utilizada para fazer cálculos e operações lógicas, e os registradores, que são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados das operações.Com as informações vindas do mouse e do teclado, o processador interpreta esses dados de entrada e executa os comandos nos softwares.Atualmente são produzidos processadores com vários núcleos, que seriam a junção de vários processadores dentro de um só, aumentando o poder de processamento dos computadores atuais. É como ter dois processadores em um chip (Dual-Core), ou quatro (Quad-Core), ou oito (Octa-Core), e assim em diante.
Instruções
Conjunto de instruções são as operações que um processador, microprocessador, microcontrolador, CPU ou outros periféricos programáveis suporta, ou seja,é a representação de código de máquina, com a 3nalidade de facilitar o acesso aos módulos que deverão ser a'vados e qual o caminho que aos dados deverão seguir dentro dele. 
Memoria Cache
A memória cache é tipo um de memória que trabalha em conjunto com o processador. O objetivo é potencializar o desempenho do chip de processamento, evitando que fique ocioso por longos períodos.Esse tipo de memória possui alta velocidade e tem por função armazenar dados e instruções que a CPU poderá precisar em breve. Ela possibilita que o processador trabalhe com toda a capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível. Quando a CPU precisar buscar a sua primeira instrução, ela terá de ir até a memória RAM, visto que a memória cache estará vazia.
Cache Virtual
Endereços virtuais dos blocos de memória são armazenados na cache.A leitura do bloco na cache pode ser feita em paralelo com a conversão do endereço virtual em físico pela gerência de memória.
Existe a possibilidade de ocorrência de “aliasing”: dois ou mais endereços virtuais idênticos gerados por processos diferentes, que se referem a endereços físicos distintos  precisa ser realizado um flush a cada troca de processo.
De uso difícil em ambientes com múltiplos processadores.
A memória virtual
Também conhecida como arquivos de paginação, a memória virtual consiste em um espaço que é reservado no momento em que o sistema operacional é instalado em um computador. Essa ação independe do fato do SO ser Linux ou Windows.A memória virtual é importante porque, assim que o SO percebe que a memória RAM está semespaço, ele passa a executar os programas nela. Ou seja, a memória virtual pode ser considerada uma reserva da memória RAM.Dessa forma, ela estende a quan'dade de memória disponível para dados temporários. Estes costumam ser usados pelos programas em execução. Com isso, o usuário não precisa realizar upgrades de hardware para usar vários aplica'vos simultaneamente.
Memórias de alto desempenho
Os programadores sempre ambicionaram ter quantidades ilimitadas de memória rápida.Contudo, as memórias rápidas são de alto custo e, normalmente, de pequena capacidade também.Uma solução é a organização do sistema de memória em uma hierarquia, com diversos níveis, onde memórias cada vez mais rápidas, menores e com um custo por byte maior, são colocadas nos níveis mais altos.
Uma solução é a organização do sistema de memória em uma hierarquia, com diversos níveis, onde memórias cada vez mais
rápidas, menores e com um custo por byte maior, são colocadas nos níveis mais altos.
Note que a cada nível que se sobe na hierarquia, endereços de uma memória maior são mapeados para uma memória menor.Junto com esse mapeamento está associadoa uma função de proteção, evitando que dados de um usuário sejam modificados por outro.A importância da hierarquia de memóriaaumentou nos últimos anos devido ao aumento no desempenho dos processadores.
Referências:
Techtudo, Entenda o funcionamento e a importância de cada peça do seu computador. Disponível em:
<https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/05/entenda-o-funcionamento-e-importancia-de-cada-peca-do-seu-computador.html>. Acesso em 22 de março. de 2021.
GAIGARDI, J. O que é a memória virtual?. Disponível em:
<https://www.infonova.com.br/artigo/o-que-e-a-memoria-virtual/>. Acesso em 22 de março. de 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Ciclo de instrução. s/d. Disponível em : <http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/introducao-a-arquitetura-de-computadores-livro/livro/livro.chunked/ch02s03.html>. Acesso em 22 de março. de 2021.

Continue navegando