Buscar

Disciplina auditoria 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:670345) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28457882
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O trabalho do auditor implica adotar, em determinado grau de risco, a função de emitir opinião, que é sua responsabilidade, isto é, um dos riscos de auditoria refere-se à possibilidade de as demonstrações contábeis apresentarem erros e o auditor validar o parecer, emitindo a opinião sem ressalvas. Esses riscos inerentes aumentam em relação a qual situação?
	 a)
	Risco Operacional ? Risco Financeiro ? Integridade da Administração.
	 b)
	Risco Inerente ? Risco de Controle ? Integridade da Administração.
	 c)
	Risco de Controle ? Ordem de Evidência ? Risco Financeiro.
	 d)
	Risco Operacional ? Risco Financeiro ? Risco de Controle.
	2.
	Nas organizações, o controle interno é formado por um conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, de produzir dados contábeis confiáveis e de ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa. Um dos objetivos principais do controle interno é garantir a confiabilidade do fluxo de informações e das várias fases do processo decisório. Sobre a natureza do controle interno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Completabilidade: assegurar que tudo o que deveria ter sido executado, registrado, decidido, providenciado e informado, de fato, foi.
(    ) Exatidão: assegurar que tudo foi executado, registrado, decidido, providenciado e informado no tempo previsto.
(    ) Pontualidade: o objetivo é assegurar que tudo foi executado, registrado, decidido, providenciado e informado corretamente.
(    ) Econômica: os controles internos não podem custar mais caro do que o retorno de informações proporcionado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	Para que ocorra um bom controle interno, existem alguns elementos que, sendo analisados em conjunto ou individualmente, são fundamentais nesse processo. Com base nessa afirmação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Políticas e procedimentos claramente definidos.
II- Organograma adequado.
III- Perfeito conhecimento da importância dos controles.
IV- Funcionários com grau de qualificação e habilidades compatíveis com o cargo que ocupam.
(    ) Identificar qual a importância dos controles por parte de quem executa, de acordo com a área de atuação.
(    ) Determinar e demarcar qual a autoridade e a responsabilidade de todos os departamentos, chefia, encarregados ou funcionários.
(    ) Ordenar todas as instruções por escrito em manuais em que constam todos os procedimentos e apresentar as funções de todos os setores da empresa.
(    ) Escolher com muito cuidado as pessoas que serão empregadas, e ao mesmo tempo manter uma política que envolve treinamento constante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	IV - I - III - II.
	4.
	Nas organizações, o controle interno constitui o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas objetivando a proteção dos ativos, da produção de informações e dos dados contábeis confiáveis, bem como auxiliar a administração na direção ordenada dos negócios da organização. O controle interno tem como um dos principais objetivos a garantia da confiabilidade das informações e das variadas fases do processo decisório. O controle interno auxilia também no processo de responder a algumas indagações em conformidade suas características. Sobre essas características, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Expectativa.
II- Política de delegações.
III- Pontualidade.
IV- Custódia.
(    ) Foram corretamente baixados os ativos pertencentes à organização que deixaram de ser pelos motivos de venda, consumo, utilização, etc.?
(    ) Os poderes e a autoridade foram corretamente delegados aos devidos níveis gerenciais?
(    ) As estimativas, os planos, orçamentos e cálculos para atender as políticas traçadas estão corretos?
(    ) As decisões e medidas são tomadas e encaminhadas sempre nos momentos adequados?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	II - I - III - IV.
	5.
	A administração organizacional necessita de relatórios e análises concisas para verificar a situação da empresa. Ademais, um bom sistema de controle interno protege a empresa contra erros e fraudes, pois as rotinas de verificação e revisão reduzem a possibilidade de que erros ou tentativas fraudulentas permaneçam encobertos por muito tempo, permitindo à administração possuir maior confiança na adequação dos dados. Existem alguns elementos básicos que, tanto no conjunto, como individualmente, são consideradas fundamentais para um bom sistema de controle interno. Sobre os elementos básicos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Organograma adequado.
II- Segregação de funções.
III- Políticas e procedimentos claramente definidos.
IV- Garantia de que as normas estabelecidas e procedimentos determinados estão sendo bem executados.
(    ) Certificar-se por meio de constante revisão e exames feitos por auditores internos e outros meios.
(    ) É recomendável o rodízio entre os responsáveis de cada trabalho e um período de férias obrigatórias.
(    ) Definir e delimitar a autoridade e responsabilidade dos diversos departamentos, chefes, encarregados e empregados.
(    ) Determinar as instruções por escrito através de manuais de procedimentos, os quais devem conter as funções de todos os setores da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	II - I - III - IV.
	6.
	O auditor pode se deparar com novos fatos durante o seu processo de desenvolvimento do trabalho de auditoria. Neste caso, seu trabalho necessita ser revisado e atualizado assim que surgirem essas necessidades. Desta forma, o desenvolvimento das atividades de auditoria é dividido em cinco grandes etapas. Sobre essas etapas, analise as seguintes sentenças:
I- Etapa 1 ? O auditor precisa entender o ramo do negócio da empresa do cliente e assim poder definir as expectativas dos resultados a serem alcançados pela empresa, assim como as expectativas com relação ao trabalho de auditoria.
II- Etapa 2 ? O auditor precisa constantemente avaliar os riscos de controle interno, assim como os riscos do negócio da empresa, conforme o mercado, e avaliar as prioridades (áreas) que devem ser auditadas.
III- Etapa 3 ? O auditor precisa desenvolver o plano de contas da empresa, definindo-o de acordo com o escopo das atividades das empresa e facilitar a classificação contábil de todos os atos e fatos contábeis da empresa.
IV- Etapa 4 ? Deve haver a realização do plano de auditoria e, consequentemente, a aplicação dos programas de auditoria, objetivando agregar valor e emitir o parecer com a melhor qualidade de informações possíveis.
V- Etapa 5 ? O auditor deve emitir a sua opinião (parecer do auditor) e discuti-lo com todos os níveis hierárquicos da empresa, pois todas as áreas da empresa corroboram com a geração da riqueza da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	7.
	O auditor independente tem entre seus procedimentos de auditoria avaliar a qualidade dos controles internos de uma empresa. Ainda que exista uma parametrização, cada empresa possui seu fluxo de controle interno. Desta forma, a melhor maneira de obter as informações necessárias é revisando todos os procedimentos internos e manuaisde contabilidade, além de acompanhar determinados processos e dialogar com os responsáveis específicos das áreas. O objetivo do auditor, como também do próprio controle interno, é compreender e ter conhecimento sobre o sistema contábil, o controle interno existente e seu funcionamento através de provas e testes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os procedimentos aplicáveis para avaliar a qualidade dos controles internos:
	 a)
	Aplicação de questionários dirigidos, montagem de planilhas de controle, diálogo com o proprietário da empresa.
	 b)
	Aplicação de questionários dirigidos, montagem de planilhas de controle, fluxograma dos procedimentos de atividades.
	 c)
	Diálogo com o proprietário da empresa, elaboração dos papéis de trabalho, fluxograma dos procedimentos de atividades.
	 d)
	Delegação de tarefas, parecer do auditor, fluxograma dos procedimentos de atividades.
	8.
	Sobre o desenvolvimento do plano de auditoria, é possível verificar que o auditor elabora um planejamento que deve seguir as Normas Profissionais de Auditor Independente, respeitando os prazos e cumprindo os compromissos que foram assumidos através de contrato com seu cliente. Sobre os fatores relevantes na execução de seus trabalhos, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos fatores relevantes na execução dos trabalhos do auditor é com relação à natureza das atividades do trabalho, oportunidade e extensão dos procedimentos que o auditor deve tomar. A ?Extensão? está relacionada com o volume de procedimentos (e amostras) e o tempo que o auditor irá utilizar para desenvolver o seu trabalho.
II- Outro fator relevante se chama ?Eventos Subsequentes?, que se relaciona aos conhecimentos e análise das práticas contábeis adotadas pela empresa auditada, o sistema contábil e os controles internos que são adotados por ela, assim como todas as alterações que serão realizadas, levando em consideração o exercício anterior.
III- A falta de entidades associadas ou filiais, pois não tem base suficiente para a elaboração e a emissão da opinião do auditor.
IV- Incluir no planejamento maior volume de horas, caso ocorra algum imprevisto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	Independentemente da organização, os controles internos precisam passar por uma revisão periódica, com o intuito de avaliar o cumprimento das exigências determinadas. Essa avaliação do sistema de controle interno como um procedimento compreende algumas atividades. Sobre essas atividades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificar os erros ou irregularidades que poderiam acontecer.
(    ) Conferir se o sistema atual de controles é capaz de detectar de forma imediata erros ou irregularidades.
(    ) Analisar as fraquezas ou falta de controle, que possibilitam a existência de erros ou irregularidades, a fim de determinar natureza, data e extensão dos procedimentos de auditoria.
(    ) Emissão de relatório-comentário com sugestões para o aprimoramento do sistema de controle interno da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O controle interno possui a qualidade de assegurar que todos os trabalhos sejam executados, registrados, decididos e principalmente providenciados e informados no tempo desejado. Em outras palavras, respeita rigorosamente as datas, as épocas e os cronogramas descritos em seu trabalho. Com base nessa afirmação, assinale a alterativa CORRETA que apresenta a natureza do controle interno:
	 a)
	Completabilidade.
	 b)
	Pontualidade.
	 c)
	Justeza.
	 d)
	Exatidão.
Parte inferior do formulário

Continue navegando