Buscar

modelo_artigoTCC (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(O trabalho concluído deve ter até 10 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver)
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver
Nome do(a) autor(a)[footnoteRef:1] [1: Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, Centro Universitário ENIAC. e-mail: e-mail_pessoal@gmail.com ] 
Nome do(a) autor(a)[footnoteRef:2] [2: Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, Centro Universitário ENIAC. e-mail: e-mail_pessoal@gmail.com ] 
Nome do(a) prof(a) orientador(a)[footnoteRef:3] [3: Professor Doutor (ou Mestre ou Especialista) dos cursos de Engenharia, Centro Universitário ENIAC. e-mail: email_do_professor@servidor.com 
] 
1. RESUMO
O resumo é uma síntese do trabalho e inclui somente as principais informações sobre o tema em questão. Apresenta-se no resumo o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada na investigação bem como os principais resultados, com uma breve conclusão mencionando as principais contribuições do trabalho científico. Tudo deve ser redigido na terceira pessoa do singular em voz ativa numa sequência de frases concisas e objetivas, elaborado em único parágrafo e deve conter no máximo 200 palavras. As orientações aqui apresentadas se baseiam na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 (ABNT, 2003a).
Palavras-chave: palavra1. palavra2. palavra3. palavra4. (palavras importantes relacionadas ao trabalho que facilitariam sua busca e a classificação da área de estudo do mesmo).
2. INTRODUÇÃO
O texto deste capítulo deverá conter a fundamentação teórica, com embasamento na revisão bibliográfica pertinente ao assunto abordado no artigo, porém sem aprofundar muito. O enfoque desta parte é apenas situar o leitor onde são encontradas as principais informações e teorias do que será abordado no trabalho. Cabe aqui também a problemática e/ou a justificativa do trabalho em questão, devendo ressaltar a necessidade do estudo.
Evite citações diretas, principalmente se essas forem maiores que 3 linhas. Em artigo científico não é recomendado o uso de citação direta, apenas indireta. Portanto, sempre que for citar algum autor, faça-o redigindo o texto com as suas palavras.
A citação pode ser realizada de duas formas. A primeira é aquela em que <dizemos diretamente o que nos interessa e na sequência fechamos com o sobrenome do autor seguido do ano da publicação> (FULANO, 2013). A outra forma é aquela em que chamamos o autor de imediato e na sequência dizemos o que foi postulado, formulado etc. por ele. Exemplo: Segundo Fulano (2013), <texto redigido com suas palavras>.
Na citação direta curta, devemos abrir aspas, pois trata-se de cópia idêntica ao que o autor falou, portanto, ficará da seguinte forma: Segundo Fulano (2013), “<texto do autor de até no máximo 3 linhas>” (observação, os símbolos de maior e menor, <>, foram utilizados apenas para compor um comentário e não devem constar no texto).
Além disso, existe a possibilidade também de fazer uso de referência num outro padrão, que terá as mesmas ideias, porém a forma de representação será outra, por meio de números sequenciais. Exemplos:
· Segundo Fulano [1], <texto redigido com suas palavras>;
· Segundo Fulano [1], “<texto do autor de até no máximo 3 linhas>”;
· “Texto do Autor de no máximo 3 linhas” [1];
· <Texto redigido com suas palavras> [1].
Cada nova citação irá incrementar o número. Se eventualmente precisar chamar uma citação já criada anteriormente, basta chamá-la por seu número correspondente. Exemplo, supondo que no texto já chegou-se na referência de número [20], porém, haja a necessidade de informar algo importante de um livro que tinha como referência o número 5, então basta chamá-lo normalmente, colocando o número [5], mesmo que seja depois da referência [20].
Figuras adicionadas ao artigo devem respeitar a seguinte formatação:
Figura 1 – Título da Figura
Fonte: Página do Portal da Administração – Ferramentas Gerenciais.
Figuras e tabelas devem ter seus títulos numerados em ordem sequencial e colocados acima da figura, centralizado, com fonte ARIAL, tamanho 10 (como no exemplo). Para inserir a legenda mantendo a numeração em ordem e a formatação sempre organizada, vamos utilizar a ferramenta do WORD. No menu ‘Referência’, no WORD, existe a opção de ‘Inserir Legenda’ na seção Legendas. 
Ao clicar nesse botão, será aberto uma janela. Nesta janela, escolha em Rótulo, o tipo de legenda, ou seja, figura ou tabela.
Nunca marque a caixa ‘Excluir legenda do rótulo’, pois irá sumir parte importante da legenda.
A ‘Fonte’ da figura deve vir logo abaixo da mesma dando informações sucintas de onde a figura foi retirada. Essa informação deve constar no final do trabalho dentro de FONTES CONSULTADAS (ou REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS). NUNCA colocar o link da figura quando se tratar de figura retirada de site. Faça como no exemplo acima, coloque Página de FULANO DE TAL, ANO e no final do trabalho, em FONTES CONSULTADAS (ou REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS), colocar os dados por completo, como base nos exemplos no final deste documento.
Para o caso das tabelas, são mantidas as mesmas regras.
Tabela 1 - Ferramentas da qualidade para estudo de processos produtivos.
	FERRAMENTAS
	FINALIDADES
	Diagrama da Afinidade (Método – KJ)
	Sintetizar, classificar, estruturar ideias pouco definidas
	Diagrama de Relações
	Descobrir e analisar inter-relações de causa e efeito
	Diagrama em Árvore
	Detalhar, desdobrar situações e ações desde o geral até o particular
	Diagrama em Matriz
	Correlacionar de forma lógica para estudar, avaliar e decidir
	Técnicas de Priorização / Redução
	Direcionar, estreitar e focalizar análises e tomadas de decisão
	Diagrama de Flechas
	Gerenciar prazos, prioridades e administrar recursos
Fonte: FULANO, 2012.
O alinhamento da FONTE, tanto da tabela quanto da figura, deve ser CENTRALIZADO, quando o texto é muito longo, OU alinhado ao início da figura/tabela, quando o texto é curto (compare a Figura 1 com a Tabela 1 e a Figura 2). A formatação da tabela deve ser respeitada e mantida no formato do exemplo, sem bordas entre colunas e entre linhas no conteúdo (apenas entre cabeçalho e informação e no final da tabela devem ter bordas). Se fizer uso das citações por número sequencial, coloque o número na frente do autor, como no exemplo abaixo.
Figura 2 – Segunda figura no texto.
Fonte: FULANO, 2012 [1].
3. OBJETIVOS
Insira aqui os objetivos gerais e específicos do trabalho. 
4. METODOLOGIA
Insira aqui a explicação dos métodos utilizados na pesquisa (como os dados foram levantados, como se deu o levantamento bibliográfico, quais ferramentas de engenharia foram utilizadas, se o trabalho é um estudo caso, experimental ou pesquisa de campo etc). Não há necessidade de fazer explicação teórica dos métodos de pesquisa (exemplo: O que é Estudo de Caso, O que é Levantamento Bibliográfico etc.), mas deve-se explicar como a pesquisa foi realizada usando esses métodos.
5. DESENVOLVIMENTO
Insira aqui a pesquisa e como se deu o desenvolvimento do trabalho. Detalhe todos os procedimentos, estudos, relações físicas, matemáticas ou químicas que devem ser explicadas para melhor entendimento do leitor. Não reproduza toda a teoria pertinente ao assunto, pois trata-se de um artigo e não monografia. Lembre-se, o artigo pode ter no máximo 12 páginas (o CONIC determina um máximo de 10 páginas).
6. RESULTADOS
Insira aqui os resultados das análises realizadas no trabalho, lembrando que todo resultado deve ser discutido no texto. Portanto, não basta colocar o resultado nesta seção, tem que comentar, explicar e deixar claro para que o leitor consiga entender os dados obtidos.
 
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Insira aqui as considerações e conclusões sobre o trabalho. De maneira geral, responda se os objetivos foram alcançados e se há necessidade de novos resultados para melhor compreensão dos fatos. Quais foram as contribuições para a área? O que ainda pode ser estudado? O que pode ser melhorado? etc.
8. FONTES CONSULTADAS
Insira aqui a bibliografia utilizada. Para toda citação realizada no texto deve constar as informações da fonte nesta
seção. Não devem existir fontes sem citações, ou seja, qualquer referência que não tiver sido citada no texto, deve ser removida.
Para todo o texto, o padrão da ABNT deve ser seguido, sem exceções. Quando houver dúvidas, favor consultar documento da USP, através do seguinte link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/111, ou procurar os professores da disciplina.
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando