Buscar

SIMULADO AVI - HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADO AVI – HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL
		Disc.: HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL   
	Aluno(a
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	23/03/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a opção que melhor define a chamada Revolução do Porto:
		
	
	Ocorreu no porto do Rio de Janeiro, em 1821, devido às péssimas condições de trabalho dos escravos.
	
	Foi um movimento de apoio a D. Pedro I para recuperar o trono português.
	 
	Foi um movimento revolucionário que ocorreu na cidade do Porto, em Portugal, em 1820, baseado em idéias liberais, que exigia a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte para acabar com o regime absolutista em Portugal.
	
	Foi uma revolução ocorrida na cidade do Porto, em Portugal, envolvendo militares portugueses e ingleses.
	
	Foi um movimento que visava restaurar o absolutismo em Portugal depois da derrota de Napoleão.
	Respondido em 23/03/2021 11:14:52
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia com atenção trecho do texto de José Bonifácio de Andrada e Silva, Representações à Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil sobre a escravatura, de 1823. "Não vos iludais, senhores, a propriedade foi sancionada para bem de todos, e qual é o bem que tira o escravo de perder todos os seus direitos naturais, e se tornar de pessoa a coisa, na frase do jurisconsulto. Não é pois o direito de propriedade, que querem defender, é o direito da força, pois que o homem, não podendo ser coisa, não pode ser objeto de propriedade." (In: LOPES, Adriana e MOTA, Carlos Guilherme. (orgs.) História do Brasil. 3 edição.São Paulo: 2012. p. 388.) A respeito do texto de José Bonifácio assinale a afirmativa correta:
		
	
	José Bonifácio era a favor da manutenção de leis que considerassem o escravo propriedade, mas que desvinculasse o bem coisa.
	 
	Aborda a questão da escravidão no Brasil, destacando a necessidade de se repensar a questão, redefinindo no seu texto o conceito de propriedade.
	
	José Bonifácio era favorável a manutenção de leis que considerassem o escravo como coisa, mas percebia a necessidade de se definir o conceito de propriedade.
	
	José Bonifácio defendia o trabalho escravo como forma de manutenção da propriedade, mas era contra considerar o escravo como coisa.
	
	José Bonifácio não queria a abolição da escravidão, somente a redefinição do conceito de propriedade.
	Respondido em 23/03/2021 11:15:18
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao proclamar a sua emancipação, Dom Pedro I deu o pontapé inicial para a formação da nação brasileira. Mas, por que não podemos falar em nação antes do período da independência?
		
	
	Proclamar a república foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava só começando.
	
	Proclamar a independência foi um erro. A construção da nação estava só começando.
	
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação era impossível.
	
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava terminado.
	 
	Proclamar a independência foi apenas o primeiro passo. A construção da nação estava só começando.
	Respondido em 23/03/2021 11:15:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Ufrrj) Leia os textos a seguir, reflita e responda. Após a Independência política do Brasil, em 1822, era necessário organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administração por meio de uma Constituição. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assembléia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes à aristocracia rural.(...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posição autoritária, comprometendo-se a defender a futura Constituição desde que ela fosse digna do Brasil e dele próprio. VICENTINO, C; DORIGO, G. "História Geral do Brasil." São Paulo: Scipione, 2001. A Independência política do Brasil, em 1822, foi cercada de divergências, entre elas, o desagrado do Imperador com a possibilidade, prevista no projeto constitucional, de o seu poder vir a ser limitado, o que resultou no fechamento da Constituinte em novembro de 1823. Uma comissão, então, foi nomeada por D. Pedro I para elaborar um novo projeto constitucional, outorgado por este imperador, em 25 de março de 1824. Em relação à Constituição Imperial, de 1824, é correto afirmar que nela :
		
	
	foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos.
	
	foi introduzido o sufrágio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto secreto.
	
	foi consagrada a extinção do tráfico de escravos, devido à pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro.
	 
	o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes.
	
	o poder executivo seria exercido pelos ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o poder moderador.
	Respondido em 23/03/2021 11:16:40
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual Estado-nacional surgiu no Prata após a Guerra da Cisplatina?
		
	
	Argentina.
	 
	Uruguai.
	
	Entre-rios e Corrientes.
	
	Bolívia.
	
	Paraguai.
	Respondido em 23/03/2021 11:17:43
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um dos principais líderes políticos em atuação no período regencial foi o mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850), um dos principais idealizadores da desmobilização do Exército nacional, que foi o grande idealizador da desmobilização do Exército nacional. Podemos dizer que o interesse do governo regencial em proceder dessa forma foi:
		
	
	Possibilitar o fim da hegemonia portuguesa nos altos postos do comando militar.
	 
	Impedir que o Exército se tornasse um elemento a mais na já crítica instabilidade política do período.
	
	Desonerar os cofres públicos já que o período regencial foi caracterizado pela ordem e tranquilidade.
	
	Impedir que a militarização do Império trouxesse problemas para o pacifismo característico da política externa desenvolvida pelo governo imperial.
	
	Impedir que o Exército se tornasse um fator de ameaça ao processo de abolição do trabalho escravo.
	Respondido em 23/03/2021 11:18:15
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No período regencial, no plano interno, ocorreram revoltas em diversas partes do país. É certo que movimentos de contestação não eram uma novidade durante a colônia. Alguns se tornaram celebres, como a Inconfidência Mineira e ouros, que reivindicavam, sobretudo, a emancipação política do Brasil. No império, esta independência já havia se concretizado. Qual a razão deste período ser um dos mais conturbados de nossa história?
		
	
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse maravilhoso, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados presidentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro III renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo
regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro III renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados presidentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	 
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	Respondido em 23/03/2021 11:21:51
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa que indique o nome da lei que tinha como meta ordenar a propriedade rural no Brasil, e, que foi promulgada duas semanas após a extinção do tráfico de escravos.
		
	
	Lei Alves Branco.
	 
	Lei de Terras.
	
	Lei Visconde do Rio Branco.
	
	Lei do Ventre Livre.
	
	Lei Eusébio de Queirós.
	Respondido em 23/03/2021 11:23:10
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sabemos que a Lei de Terras está relacionada ao fim do tráfico negreiro. Entretanto, o principal motivo para a sua elaboração foi:
		
	
	Desapropriar as terras improdutivas dividindo-as em pequenos lotes para distribuição a pequenos agricultores pobres.
	
	Tornar as terras cultiváveis acessíveis para atrair a mão-de-obra livre estrangeira.
	 
	Regulamentar as terras para que os colonos estrangeiros que viessem para o Brasil não pudessem adquirir um lote de terra, sendo obrigados a trabalhar nas terras dos grandes proprietários.
	
	Acabar com os latifúndios.
	
	Tornar o preço da terra acessível para os lavradores, melhorando sua qualidade de vida.
	Respondido em 23/03/2021 11:26:12
	
	Explicação:
A Lei de terras (1850), foi aprovada duas semanas após a extinção do Tráfico. Visava a Lei regulamentar o que existia em matéria de propriedade rural. Foi criada com o intuito de evitar o acesso à terra dos futuros imigrantes.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(UNESP SP/1996) "A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população 'cerca de duzentas mil pessoas' noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior jamais sucedida num país americano." (Manlio Cancogn e Ivan Boris) O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:
		
	 
	do Paraguai
	
	dos Farrapos
	
	da Cisplatina
	
	de Canudos
	
	do Chaco
	Respondido em 23/03/2021 11:27:11
	
	Explicação:
Sabe-se que o Paraguai teve uma baixa considerável de sua população masculina pós Guerra da Tríplice Aliança ou do Paraguai (1865-1870).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando