Buscar

Freud - Pulsão de Vida, Pulsão de Morte e Inconsciente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FREUD (01) – PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE MORTE E INCONSCIENTE
Nossos processos mentais, segundo Freud, ocorrem de forma encadeada, ou seja, nenhum pensamento, sentimento ou lembrança acontece isoladamente, por acaso, como se surgisse do nada. 
Existem elos ocultos que ligam esses processos mentais a outros ocorreram antes.
A vida mental se desenvolve de forma contínua, como uma estrada, mesmo que as pessoas não estejam conscientes dessa continuidade entre os seus pensamentos e sentimentos.
· Consciente
O Consciente é a parte da sua mente que lida com todas as informações das quais você está ciente em um dado momento. Como, por exemplo, ao assistir esse vídeo o seu Consciente está dedicando atenção ao vídeo, estabelecendo relações entre as informações novas e as informações que você já tinha sobre esse assunto, em verificar se o som do vídeo está confortável etc. O Consciente agrega as informações as quais você dirige a sua atenção de forma intencional em um dado momento.
Existem outras partes menos expostas da mente que Freud chamava de Pré-Consciente e Inconsciente.
· Inconsciente
Imagine um iceberg, na ponta escondida dentro da água está o Inconsciente, lá existem informações que nunca foram conscientes, informações excluídas do consciente e que não podem ser lembradas pois foram reprimidas ou censuradas, como exemplo, as lembranças traumáticas.
Apesar de não ter clareza das coisas que estão no Inconsciente, sempre que um pensamento ou sentimento vier a mente e parecer que ele não tem nenhuma relação com os pensamentos ou sentimentos anteriores, na verdade eles estão relacionados sim, mas esses elos se encontram no Inconsciente, já que não existe descontinuidade na vida mental.
· Pré-Consciente
O Pré-Consciente é uma porção do Inconsciente que facilmente se torna Consciente, então ele seria o equivalente aquela parte do iceberg que está imediatamente abaixo do nível da água e que é facilmente acessível. Todas as memórias que podem ser lembradas, como exemplo o que você comeu no café da manhã, o nome do cachorro da sua tia ou as coisas que você aprendeu nas aulas de Geografia do sexto ano, são memórias que se encontram no seu Pré-Consciente.
PULSÕES
Os termos pulsão, instinto e impulso as vezes são usados por sinônimos por alguns autores a traduzirem os textos de Freud.
Todos temos pulsões, que são pressões ou necessidades que nos dirigem a um determinado fim. Toda pulsão tem uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto.
Podemos fazer uma comparação entre a pulsão e a sede:
· A sede tem uma fonte, que é a necessidade de líquidos para hidratar o corpo;
· A sede tem uma finalidade, que é a de reduzir essa necessidade até que o organismo esteja satisfeito;
· Já a sua pressão, é a quantidade de energia que uma pessoa emprega para satisfazer a sede, isso vai depender da intensidade ou urgência da sede;
· O objeto, por sua vez, não é apenas o líquido, mas tudo que alguém faz para satisfazer a sede, por exemplo, levantar-se, ir a geladeira, escolher o líquido e bebê-lo. 
Apesar da comparação, a sede é uma necessidade fisiológica, já a pulsão, é uma necessidade psíquica e ao mesmo tempo orgânica.
Ela está ali na fronteira entre o mental e o físico.
Toda diversidade de pulsões foi organizada por Freud em dois tipos básicos:
1. Pulsão de Vida
É toda demanda interna que nos leva a buscar o prazer, a criar, a realizar projetos.
2. Pulsão de Morte
É aquela demanda que nos conduz a busca do isolamento, da estagnação e a atos de destruição e morte.
Essas pulsões mantenedoras da vida e incitadoras da morte residem na gente em conflito permanente e não resolvido. E a maior parte dos nossos pensamentos e ações é resultado de uma combinação das duas forças.
ENERGIA
Tanto a Pulsão de Vida quanto a Pulsão de Morte possuem fontes de energia distintas.
· Pulsão de Vida: Libido
· Pulsão de Morte: Freud não deu um nome especial para ela

Continue navegando